27 de abr. de 2016

HÁ 40 ANOS, A MOURÃOENSE empatava em 0x0 com o forte Coritiba no RB

Dia 28 de abril de 1976, portanto há 40 anos. 
Lugar? Estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão. Evento? Campeonato Paranaense da Primeira Divisão. Jogo? Associação Esportiva Recreativa Mourãoense (AERM) x Coritiba Football Clube.
Placar? 0x0, inacreditável, em partida válida pela Loteria Esportiva, a "Loteca".
Conhecidos? Entre outros, o massagista Zé Rosa, os irmãos Tiguéra e Flavinho Marques, o atacante Maurinho.
Cores da Mourãoense? Verde e branco.
É meus amigos, há 40 anos ocorreu esta façanha do futebol profissional. Eu tinha 11 anos e meu pai Daniel me levou para ver o Coritiba, o grande "papão" campeão do futebol paranaense.
A Mourãoense (AERM) era a pior equipe da temporada, o que seria hoje o Ibís de Pernambuco e a que tomava mais goleada no campeonato. 
Do lado do Coritiba, um timaço com o goleiro Jairo, o lateral Hermes, o zagueiro Oberdã, os atacantes Eli e Aladim.

Lembro que o prefeito Renato Fernandes Silva decretou ponto facultativo e o RB ficou lotado, e em campo, o favoritivismo coxa-branca não prevaleceu, mas sim a Mourãoense com uma garra e vontade contagiante, forte marcação e defesa com garra e determinação.
O jogo ficou 0x0, derrubou muita gente da Loteca e o jornal Tribuna do Paraná em Curitiba deu em manchete: "Desastrão do Coritiba em Campo Mourão".
A campanha da Mourãoense em 1976 contabiliza 3 empates e 22 derrotas nos 25 jogos realizados em 1976.

Os dois últimos jogos da temporada foram em Londrina com derrota por 9x0 e no RB contra o Umuarama, quando perdeu por 2x0. O ataque marcou 10 gols, a defesa sofreu 95 gols e o time alviverde terminou na 14ª colocação no Campeonato Paranaense.
Com informações do livro "Campos do Mourão", do historiador Raoni de Assis.

6 comentários:

  1. assisti este jogo, foi zebra da loteca da mépoca

    ResponderExcluir
  2. TIVE A HONRA DE SER O GOLEIRO QUE ESTREAVA NA MOURÃOENSE VINDO DO SÃO BENTO DE SOROCABA, ESTRÉIA TAMBÉM DO TÉCNICO zinder Lins de curitiba,paramos realmente o time do coritiba, após esse jogo fui contratado pelo Atlético paranaense, posteriormente continuei minha carreira no 9 de julho de CORNÉLIO PROCÓPIO E APÓS O CAMPEONATO PARANAENSE FUI TRANSFERIDO PARA O FUTEBOL MINEIRO,MAS FICOU A RECORDAÇÃO DESTE BELO JOGO,ONDE CAMPO MOURÃO TEVE ORGULHO DA RAÇA DE SEUS JOGADORES. MEU NOME LUIS CARLOS PIURCOSKY,HISTÓRIAS NO GOOGLE E FACEBOOK.OBS. ESSE GOLEIRO QUE ESTA NA FOTO NÃO SOU EU, MAS ALGUNS ESTAVAM NO JOGO CONTRA O CORITIBA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por onde você anda Luiz Carlos tudo bem cara eu sou o Jordão hoje estou no estado do Para?

      Excluir
    2. Esse time da foto só participo do jogo Escarpeline e matozinho

      Excluir
    3. Oi Jordão,que bom que você esta aí no Pará, um abraço,amigo,tenho página no facebook,entra em contato.

      Excluir
    4. O gralha e o ivo também participaram do jogo.

      Excluir