23 de ago. de 2012

COLUNA ESTER PIACENTINI: Dinheiro? Quem precisa de dinheiro?


Sempre ouvimos falar: dólar estável, inflação baixa, crescimento econômico, mas ao mesmo tempo ouvimos falar de recordes de arrecadação, lucros exorbitantes das instituições financeiras, estatais e empresas privatizadas, fraudes, corrupção, emprego e desemprego.
A impressão que se tem é a de que o mundo gira em torno do dinheiro. Será que é só hoje, esta corrida desenfreada atrás do dinheiro, ou é só impressão?
Resolvi procurar algo que me fizesse acreditar, que hoje, como ouvimos, o homem está perdido atrás de bens materiais, e, percebi que desde que o mundo é mundo o dinheiro, em seus mais significativos símbolos sempre fez parte da humanidade, e ainda que, se mexeu com o dinheiro mexeu com o ser humano.
Um terço das parábolas de Jesus são sobre o homem e seus bens; isto significa que há cinco vezes mais parábolas sobre este assunto do que qualquer outro. O mais curioso é que no Evangelho de S.Mateus há 100 referências sobre o tema, em S.Marcos 50, em S.Lucas e S.João juntos 100.
Na Bíblia ao todo são 500 referências sobre oração, 500 sobre fé e mais de 1000 sobre o homem e seus bens. A explicação que encontrei é a de que, o dinheiro e os bens, sou eu e você.
A carteira é parte integral da nossa personalidade. O economista Delfim Neto, disse certa vez, que: A carteira é a parte mais sensível do corpo humano. Logo entendo que: Eu sou dinheiro, seu dinheiro sou eu.É parte virtual, integral, sagrada da sua vida.
É um sinal exterior da sua vida interior. Representa seu trabalho, talento, esforço e vida enfim, honesto e digno ou não. Tanto é que, quando o ladrão assalta diz: “o dinheiro ou a vida”.
E quantos dão a vida, os noticiários estão cheios de manchetes. Quantos enfartes, AVC, até mesmo suicídios, por causa da falta do dinheiro. E o que fazer?!. “No Livro de I Timóteo – capítulo 6 temos uma direção.” O amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males”, não há nada de mal em ter o dinheiro, em ser rico.
A História Sagrada, narra muitos históricos de homens ricos, que foram fieis a Deus. Este é o diferencial. Em Hebreus 13: 5 e 6 “sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes... e com confiança ousemos dizer,” O Senhor é meu ajudador” ... Amém”. Pense nisso! 
Ester de Abreu Piacentini-Corretora de Seguros, Contadora, Mentora e Coordenadora do Projeto Hadassa – Servir e Semear, Membro da Academia Mourãoense de Letras- cadeira 29..

Nenhum comentário:

Postar um comentário