26 de abr. de 2012

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: A deglutição e as suas alterações


Deglutição é o ato de deslocar o alimento da boca até o estômago. A deglutição começa quando o alimento é colocado na boca, onde é mastigado e sofre a ação da saliva, formando o que chamamos de bolo alimentar (alimento pronto para ser deglutido). A língua pressiona esse bolo contra o palato duro (céu da boca, empurrando-o para trás, provocando a deglutição.
A fase seguinte ocorre independente da nossa vontade e muito rapidamente, fazendo com que diversas ações aconteçam, como por exemplo, o fechamento entre a boca e o nariz. Nesta fase a laringe (órgão que contém as nossas cordas vocais) se eleva e vai para frente. Assim, o bolo alimentar pode ser levado com segurança até o esôfago pelos músculos da faringe (garganta) e depois para o estômago para ser digerido.
Como podemos perceber o mecanismo da deglutição não é nada simples e sim repleto de ações que devem ocorre em conjunto, com perfeita sincronia. Então uma deglutição eficiente é aquela que conduz o bolo alimentar sem dificuldade até o estômago.
A disfagia orofaríngea é um distúrbio de deglutição, que ocorre quando algo de errado acontece enquanto nós engolimos, fazendo com que o bolo alimentar tenha dificuldades de chegar de maneira segura até o estomago. Quando isso acontece, o alimento pode cair nos pulmões, o individuo pode ter pneumonia e comprometer a sua saúde. A disfagia não é propriamente uma doença, mas sim um sintoma.
Vários fatores podem causar a disfagia orofaríngea. Pode-se ter uma alteração nas estruturas envolvidas na deglutição, como nos casos pós-cirurgias de cabeça e pescoço ou, então, alteração no controle neuromotor desses órgãos, como por exemplo, se tem um Acidente Vascular Cerebral, um Traumatismo Crânio- Encefálico, entre outras causas neurológicas.
Aguardo vocês na semana que vem, para continuarmos a falar sobre a disfagia, seus sintomas, tratamento e orientações.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para
camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão - PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário