14 de abr. de 2011

CAMILA ZAZULA: 16 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DA VOZ. Você já imaginou sem voz?


9o. Dia Mundial da Voz -

13a. Campanha Nacional da Voz

Você já se imaginou sem voz?

“Mas não são as pessoas (atores e cantores) que teriam dificuldades caso perdessem a voz…

No mundo de hoje, muitas pessoas (cerca de 70% dos trabalhadores) utilizam a voz durante o trabalho.

Para cerca de 30%, a voz é o principal instrumento de trabalho. Dentre estas pessoas, encontram-se: vendedores, recepcionista. Assim, problemas com a voz podem atrapalhar a vida de muita gente. Já imaginaram um radialista, ou mesmo um feirante, sem voz? Provavelmente, eles não iriam ter muito sucesso no trabalho…”

Para a voz ser produzida é necessário a participação de vários órgãos e de diversas etapas. O ar que vem dos pulmões “faz vibrar” as cordas vocais, que se encontram na altura da garganta. A vibração das cordas vocais produz um som que é, então, “moldado” pela garganta, boca, língua e lábios. A voz é o que sai da boca da pessoa depois de todas estas etapa. A “fonte produtora” da voz são as cordas vocais.

Os inimigos da voz são: Cigarro, Álcool, Irritantes químicos, Infecções vírus (gripe), Ressecamento. Abuso vocal: gritar, tossir, pigarrear. Quando as cordas vocais estão doentes, elas não funcionam bem e a pessoa pode começar a sentir: rouquidão, cansaço ao falar, falhas ou perda de voz, dor ou ardência na garganta, pigarro, dificuldade para engolir.

A grande maioria das doenças da voz tem tratamento: Medicamentos, Fonoterapia, Cirurgia. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maiores as chances de se preservar uma boa voz, principalmente em casos de cancer. Cuidados com a voz., o que é bom: Ingerir água em temperatura ambiente ( de 1,5 litro a 2 litros por dia), cuidar da saúde geral: sono, alimentação, atividades anti-stress, articular bem as palavras, falar pausadamente, “tomando” ar entre as falas, descansar a voz (fazer momentos de repouso vocal).

Cuide da sua voz como se estivesse cuidando de seu melhor amigo. Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia ...

Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44) 3017-5577 na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR

2 comentários:

  1. Camila,

    Ótima matéria sobre a voz. Agora, esse negócio de ter que beber 2 litros de água por dia, é complicado. Porém, para quem precisa e quer manter a voz saudável, é um remédio.


    Te amo,

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Camila,
    informações excelentes, mas são os professores os que mais usam a voz.... imagina dar aulas por 4 horas seguidas para esses adolescentes insolentes?
    Não ignorando os demais profissionais, mas sim, os professores em primeiro lugar.

    ResponderExcluir