15 de jun. de 2009

PAPO DE BRASILEIRO nos EUA


O amigo Nilson Sartori que durante muitos anos trabalhou em Campo Mourão e reside atualmente nos Estados Unidos, conta-nos hoje um pouco sobre o dia-a-dia dos brasileiros no país do Barack Obama.
Vale a pena ler.
"Moro em Framingham, Massachusetts, uma cidade de 75 mil habitantes, dos quais, quase 20 mil brasileiros. O custo de vida aqui é barato, só é caro o aluguel, mas a comida é muito barata e tem comida brasileira para todos os lados. Uma cerveja em lata custa um dólar e se comprar uma caixa de 30 unidades ela vai custar 85 centes de dólar, um maço de cigarros é caro, custa oito dólares. Aqui, trabalho com pintura de casas, recebo 12 dólares a hora trabalhada e uma rotina de oito a dez horas por dia. Aprendi bastante o inglês e não é o suficiente ainda para dizer que sei falar, mas me viro e não me atrapalho em lugar nenhum. Apreendi muito o espanhol, aqui tem muitos hispanos, meu espanhol é inclusive comentado, dizem que tenho até sotaque, isso me orgulha.
Lazer aqui é assim, amigos nos finais de semana com churrasco e cerveja, pescaria com o meu filho, pois tem muitos lagos propícios para um final de semana legal.
Assistimos a Rede Globo e os campeonatos Brasileiro e Estaduais, ou seja, ficamos por dentro do que acontece em nosso pais, do qual tenho muitas saudades.
Um abraço a todos. Nilton Sartori, dos EUA, especial para o BLOG do ILIVALDO DUARTE.
--

Um comentário: