18 de jun. de 2009

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Quem pode participar?


O Brasil joga hoje às 11 horas contra os EUYA, pela segunda rodada da Copa das Confederações. Ontem, recebi e-mail de leitor querendo saber quais são os critérios para definir as seleções que participam da referida.
Pesquisei e então o BLOG responde.
O torneio conta com oito seleções - África do Sul (país-sede, do técnico brasileiro Joel Santana, na foto comemorando a vitória por 2 a 0 ontem sobre a Nova Zelândia), Brasil (campeão da Copa América-2007), Egito (campeão da Copa da África-2008), Espanha (campeã da Eurocopa-2008), Estados Unidos (campeões da Copa Ouro-2007), Iraque (campeão da Copa da Ásia-2007), Itália (campeã da Copa do Mundo-2006) e Nova Zelândia (campeã da Copa da Oceania-2008).
PRIMEIRA FASE - As oito seleções foram divididas em dois grupos: África do Sul, Espanha, Iraque e Nova Zelândia estão no Grupo A, enquanto que Brasil, Egito, Estados Unidos e Itália fazem parte do B.
Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as semifinais. Para efeito de classificação, os critérios são os seguintes: Maior número de pontosMaior saldo de gols;Maior número de gols pró;
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Os seguintes critérios de desempate serão adotados no caso de duas ou mais equipes ficarem em igualdade nos três critérios citados acima:Confronto direto;Maior saldo de gols (entre as seleções empatadas);Maior número de gols pró (entre as seleções empatadas);Sorteio.
SEMIFINAIS E FINAIS
Nas semifinais, o primeiro do Grupo A enfrenta o segundo colocado do B, enquanto o primeiro do Grupo B encara o segundo do A.
Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.
A partir das semifinais, em caso de empate no tempo normal, será disputada uma prorrogação de 30 minutos (dois tempos de 15 minutos). Se a igualdade persistir, a definição acontecerá na disputa por pênaltis.

9 comentários:

  1. Adorei, a explicação é bem clara.

    ResponderExcluir
  2. BOUA!!! Muito Obrigado queria mesmo saber

    ResponderExcluir
  3. Gratissimo. O assunto foi pouco comentado. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa explicação, pos creio que poucas pessoas sabiam destes critérios.

    ResponderExcluir
  5. só nao entendo uma coisa, como q na copa das Confederações de 2005, a Argentina também estava participando, sendo q o Brasil então atual campeão da Copa America tambén estava.

    ResponderExcluir
  6. voce apenas disse as que participam, mas não disse quais os critérios. Jose Amando.
    Ptc, 28/6/2009

    ResponderExcluir
  7. Muiiiito bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
  8. A Argentina participava porque o Brasil era o campeão da copa américa e campeão do mundo, portanto, sobrava uma vaga que ficou para o vice: Argentina. O critérios para participação é aqueles citados: País sede, campeões: Copa do Mundo, Copa America, Copa da Africa, Eurocopa, Copa Ouro, Copa da Ásia e Copa da Oceania. Luiz Resende.

    ResponderExcluir