23 de ago. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Pedro Cordeiro


O bancário e desportista José Pedro de Souza Cordeiro, o conhecido PEDRO CORDEIRO está hoje na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Quem está no esporte conhece Pedro Cordeiro. É o Pedro, do Bradesco; o Pedro, do Camisa 10; o Pedro, do Canarinho; o Pedro, do DER; o Pedro, da Mourãoense; o Pedro, do time da Mecânica Marcos.
É o Pedro Cordeiro, campeão muitas e muitas vezes no futebol de campo, no futebol suíço e no futsal mourãoense.
É o Pedro Cordeiro que, sequer perde amistosos e muito menos jogos de futebol e futsal em nossa cidade e região.
Enfim, é o Pedro Cordeiro que entra hoje neste BLOG no rol das Celebridades. Ele nos brinda neste domingo contando um pouco da sua bela história, dos títulos e equipes por quem defendeu nesses mais de 40 anos de aor ao esporte.
Uma entrevista e homenagem para ficar na história.
QUEM É PEDRO CORDEIRO?
Sou José Pedro de Souza Cordeiro, nasci no distrito de Paula Pereira, no Município de Canoinhas, em Santa Catarina. Sou filho de Honorato de Paula Cordeiro e Getúlia Carmen de Souza, e sou casado com Maria Aparecida Verona Cordeiro - comigo na foto no casamento da nossa filha Angela; tivemos também os filhos Marcelo Alexandre Cordeiro e Samuel Augusto Cordeiro, que estão na foto abaixo ao lado da irmã Angela e do seu cunhado.
Passei a minha infância em Campo Mourão, pois cheguei aqui com menos de 1 ano de idade e morei aqui até os 10 anos, quando me mudei em 1960 para Araruna. Retornei para Campo Mourão em 1963 e nunca mais daqui sai.
Tive uma infância humilde, mas muito feliz ao lado de minha família que era numerosa e de muitos amigos, muitos dos quais convivo até hoje, como Antonio e Jorge Kivel, Adionir e Neonir Ramos, Angelo Versi Sequinel e irmãos, o Amilton Petroski, entre outros.
COMO O SENHOR SE DEFINE?
Sou uma pessoa calma, adoro o meu trabalho e a convivência com as pessoas, e com o esporte.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? O 1º e 2º ano primário estudei na escola adventista em CM, o 3º e 4º no grupo escolar Princesa Izabel em Araruna, fiz o curso de Admissão no Colégio Adventista de CM, o curso ginasial no Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes de CM, o curso Técnico em Contabilidade no Colégio Comercial Estadual de CM, concluído em 1973.
Fui vendedor de frutas nas ruas e feiras de CM dos 13 aos 19 anos, aos 20, tive meu primeiro emprego com carteira assinada na Auto Peças Mourão (Trombini), onde trabalhei de 1/02/1970 a
01/02/1978; e de 02/1978 até 12/1979 na Auto Escola e Despachante Cordeiro, na qual era sócio com meu irmão Adinor Cordeiro (Jibóia); e em 11/01/1980, comecei a trabalhar no Bradesco, onde estou há 29 anos e 7 meses.
E NO ESPORTE, CONTE-NOS POR QUAIS TIMES PASSOU COMO JOGADOR E TREINADOR. Sou fundador do Camisa 10 (1974) e seu presidente até 1980. Fui presidente da Liga Regional de Futebol (1981/1982); Diretor de Esportes do Sindicato dos Bancários (1986 a 2007). Fui Técnico de Campo Mourão nos Jogos Abertos por 4 vezes em Campo Mourão, sendo 2 vezes na Fase Regional e 2 vezes Fase Final. Fui técnico do Bariri por mais de 5 anos - foto abaixo, num timaço da época do glorioso Bariri.
Técnico de Campo Mourão na fase final dos Jogos Abertos nas cidades de Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama, Cascavel, Londrina, Maringá e Apucarana. Técnico de Campo Mourão na fase final dos Jogos da Juventude em Jardim Alegre.
Como atleta atuei: FUTSAL – Tupamaros, Metralhas, Trombini, Bradesco e Liga de Futebol.
FUTEBOL DE CAMPO: Canarinho, Juvenil Mourãoense, DER de Futebol e Regatas, Botafoguinho, Clube Atlético Mourãoense (foto abaixo)

São Paulo F.C. Campo Mourão, Camisa 10, Saltinho Esporte Clube
SUÍÇO: Gráfica Ivaí, Clube Mourãense, Camisa 10 – Mourão Diesel
Como treinador no FUTSAL: Mecânica Marcos, Mercado Colúmbia, Guardian Veteranos. FUTEBOL DE CAMPO: camisa 10, Bariri esporte Clube, seleção de CM, nas categorias principal e juventudade.
SUÍÇO: Camisa 10-Mourão Diesel, Real Corretora e Guardian Camisa 10, Clube dos 30. Categorias veterano.
QUAIS OS PRINCIPAIS TÍTULOS DA SUA CARREIRA?
Bicampeão Júnior Futebol de Campo, 1966 e 1967 , pela ERA Mourãoense (Atleta). Campeão Amador, 1972 – DER – Futebol e Regatas – (Atleta). Campeão Citadino de Futebol Suíço, 1978- Gráfica Ivaí - Atleta - na foto abaixo, o primeiro agachado da esquerda para à direita.
Tricampeão Municipal, Taça de Prata, 1974, 1975 e 1976 –Camisa 10 – (Atleta e Técnico). Campeão Fase Regional Jogos Abertos do Paraná, 1975 – Fut Campo - (Técnico). Campeão Fase Final Jogos Abertos do Paraná, 1976- Fut de campo - (Técnico). Campeão Fase Regional Jogos Abertos do Paraná, 1993 – Fut de campo - (Técnico). Campeão Mourãense de Futsal, 2° Divisão – Mercado Colúmbia - (Técnico). Campeão máster interclubes suíço , Clube Mourãoense , 1995 – (Atleta) .Campeão Regional Juniors, 1995 – Seleção de Campo Mourão – (Técnico) Campeão máster de futsal, 1999 – Camisa 10 – (atleta e técnico) Campeão Master de Futebol Suíço, 1999 - Camisa 10 – (Atleta e Técnico) Tricapeão Master Futebol Suíço – Camisa 10 – Mourão Diesel, 2001, 2002 e 2003 – (Técnico). Bicapeão pré-veterano suíço interclubes, 2003 e 2004 – Clube dos 30 - (Técnico). Tricampeão Master Futebol Suíço interclubes – 2005, 2007 e 2008 – Clube dos 30 (Técnico). Bicampeão Veterano, torneio dos agrônomos – 2004 e 2005 – camisa 10 Mourão Diesel - (Técnico). Bicampeão Veterano, torneio dos agrônomos – 2007 e 2008 – Real Corretora – Camisa 10 –(Técnico). Campeão Futsal Veteranos, 2008 – Guardian- Camisa 10 - (Técnico) - foto abaixo- Campeão do Torneio Jair Sambati, 2008 – Coopermibra – (Piquirivaí) - (Técnico). COMO SE SENTE SENDO UMA "LENDA VIVA" DO NOSSO ESPORTE?
Orgulhoso, por fazer parte de uma pequena fatia privilegiada pelo reconhecimento de nosso trabalho. QUAL A SUA ANÁLISE DOS POLÍTICOS ATUAIS? Como em todos os segmentos, existem os bons (poucos) e os ruins (muitos).
OS CIDADÃOS ELEGEM OS POLÍTICOS. ATÉ QUE PONTO OS ELEITORES ESTÃO PREOCUPADOS COM ESTA “BAGUNÇA E VERGONHA” PROPICIADA PELOS NOSSOS “POLÍTICOS”? A preocupação é mínima, pois a maioria diz que odeia a política, se caracterizando no verdadeiro analfabeto político de Bertold Brecht, nem se quer analisam a vida e nem os atos do seu candidato nem a sua atuação como representante do povo. QUANTOS JOGOS JÁ JOGOU NA SUA CARREIRA E QUANTOS GOLS FEZ? Impossível dizer quantos jogos, foram muitos jogos e muitos gols, mas minha secretária não os catalogou.....
SER DIRIGENTE DE FUTEBOL EM CM é difícil como em qualquer lugar do mundo.
O FUTEBOL BRASILEIRO é o melhor do mundo, embora seja um dos mais desorganizados.
ÉTICA EM UMA FRASE É a postura que adotamos perante fatos na vida, ter ética é pensar antes de agir e agir sabendo que terá que assumir os resultados.
A POLÍTICA É a arte de conviver diariamente com pessoas de diferentes credos, opiniões, etc... um mal necessário (política partidária).
CASO FOSSE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Melhorar a infra-estrutura voltada ao esporte, começando por um ginásio de grande porte, digno do futsal mourãoense, além da reforma do estádio municipal.
Priorizaria também competições de categorias menores, campeonatos colegiais, etc
No adulto, melhorar o nível com campeonatos mais longos, valorizar a qualidade e não a quantidade.
CITE ALGUNS FATOS PITORESCOS VIVIDOS EM SUA TRAJETÓRIA? Vários, como sofrer um gol quando a metade do time ainda não estava em campo nos Jogos Abertos de Cascavel – Estádio Ninho da Cobra. Mas, também lembro de outros como:
* Invadir o campo e fechar a boca do Getulinho para o mesmo não xingar o árbitro e não ser expulso, mas não adiantou – Jogos Abertos Veteranos de Pato Branco.
* Em um jogo do Bariri contra Iretama, em Iretama, no Campeonato Amador, um atleta de Iretama foi expulso, se trocou e voltou armado para dentro do campo. Ele era policial, mas não estava em serviço e começou ameaçar a todos. O fato fez com que o jogo fosse encerrado pela metade. Haviam 2 rádios transmitindo e o Presidente da Liga estava lá para testemunhar.
* Conseguir parar uma partida em andamento no estádio municipal Roberto Brezezinski, semifinal do Campeonato Amador, com direito a transmissão de duas emissoras de rádio e estádio praticamente lotado, devido a desobediência de uma ordem judicial, da qual eu fui autor. Aos 5 Minutos do segundo tempo a polícia invadiu o gramado ordenando o final do jogo ou a prisão do trio de arbitragem e dos mesários.
* Receber a visita de um conhecido diretor esportivo de CM em nosso vestiário minutos antes de um jogo pelo Campeonato Amador, o mesmo veio solicitar dinheiro para entregar o jogo.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO, SEU TIME E O ÍDOLO DESSE TIME? O esporte é o futebol, o time do coração é o Santos e o meu ídolo é todo o time da década de 60 e eternamente Pelé.
COMO ESTÁ HOJE EM DIA O ESPORTE AMADOR EM CM? Regular, destaque no atletismo, tênis de mesa, bolão, bocha e basquete, mas em decadência no futebol e futsal devido a falta de patrocínio e as restrições a atletas mais qualificados participarem de todas as competições.
CM PODERÁ TER UM TIME FORTE NO FUTEBOL PROFISSIONAL? É difícil, devido ao auto custo com viagens, salário, arbitragem, material esportivo e a pouca receita com a venda de ingressos. O ideal seria a parceria, não só com o empresário, mas com as grande equipes, as quais poderiam ceder seus atletas descartáveis, para que os mesmos apareçam na vitrine, com isso poderiam valorizá-los e comercializá-los repassando uma percentagem a equipe.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR NO FUTEBOL OU FUTSAL. O futsal evoluiu muito, com isso cada época teve seus ídolos, portanto, destaco 2 seleções vitoriosas de Campo Mourão. Lori, Rancho, Beline, James, Carlão, Itamar, Ione e Luizinho Kloster. Time Campeão dos JAP´s Paranavaí, 1975.

A outra equipe é: Xaxo, Silvio, Davi, Tião Mauro, Beline, Getúlio, Luisinho, Tuim, Carlinho Batata, Ticão, Renan e Djalmir. Campeão dos JAP´s em Guarapuava, 1988.
Mas tenho que destacar 2 equipes que treinei, pela beleza de seu futsal, Mecânica Marcos: Ivar, Robson, Tostão, Humberto, Helmut, Robertinho, Jair Dicenha, Dirlei, Zé Vicente, Zuco, Fusca. Mercado Colúmbia: Xaxo, Papaeti, Tia, Luisinho Curta, Batata, Bene, entre outros.
No futebol de campo foram 3 seleções, começando pela campeã dos JAP´s de Campo Mourão, 1976 - foto abaixo-:Odair, Flavião, João Miguel, João Carlos Dissenha, Beto, Milico, Juarez, Vininho, Zé Carlos, Calhambeque, Flavinho, Jadir, Nilson, Orlando Laranja, Gildo, Mario Lima. Ainda destaco a seleções do JAP´s de Ponta Grossa, 1981 ( a melhor seleção que eu montei, mas os jogos foram cancelados) e a seleção dos JAP´s de Londrina, 1984.
QUAL FOI O MELHOR TIME EM QUE JÁ JOGOU?Os principais destaques foram o D.E.R. de 1972, Campeão Amador, e o Camisa 10 - foto abaixo- tricampeão municipal (1974/75/76). Pela União, categoria, e por ser um serem times vencedores. CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CM. E QUEM É DESTAQUE HOJE.
Paulo Gilmar Fuzeto (foto), Itamar Tagliari e Getúlio Ferrari Júnior.
Edson Hirata, o China, Sérgio Ueda e o Professor Paulo César, o Paulinho do atletismo. Destaco ainda Mario José Paulista, pelo seu trabalho incessante nas escolinhas de futebol. Ainda 3 personalidades que fizeram história no município José Carlos Galbier, Milton Hauagge e Haroldo Gonçalves Neto, todos in memorian.
CITE TRÊS PERSONALIDADES MOURÃOENSES?
José Aroldo Gallassini, destaque pelo trabalho realizado na Cooperativa Coamo, que leva o nome de Campo Mourão para o Brasil e o Mundo. O casal Henning Baer e Maria da Conceição Montans Baer, pelos investimentos e destaques na área Agricola, mas principalmente na área Educacional.
O Dilmar Daleffe, pela sua incansável luta na construção da Santa Casa e; Não esquecendo do José Turozzi, pelo trabalho nas APAEs de Campo Mourão e do Paraná.
CITE TRÊS POLÍTICOS DE DESTAQUE. Nelson José Tureck, Tauillo Tezelli e Rubens Bueno. O destaque atual é o "cara", o nosso atual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É o meu porto seguro, pois adoro viver aqui.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ uma cidade com um futuro brilhante. O investimentos em educação trazem um destaque a uma cidade com apenas 80.000 habitantes e 3 instituições de Ensino Superior.
A SECRETÁRIA KARLA TURECK É uma proposta de renovação na administração esportiva de Campo Mourão.
O GOVERNO NELSON TURECK É Popular, dinâmico, arrojado e sonhador, com seu pólo de alimentos, que já está se tornando realidade.
O GOVERNO LULA É o espinho na carne da classe dominante, que não se conforma em ter que aplaudir um país melhor em todos os sentidos. Orgulho da classe operária, a prova de que não só os intelectuais conseguem governar o País. Colocou o Brasil em destaque no mundo inteiro, não é toa que Barack Obama diz que ele é o “Cara”. O mundo destaca o Brasil pelas conquistas, diminuição das diferenças sociais, valorização do salário mínimo, pagamento da dívida externa, avanço nas pesquisas de exploração do petróleo, aumento da participação no comércio mundial, liderança absoluta na América do Sul, principal destaque do G20 e do BRIC´s.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Sentimento de alegria pelo reconhecimento do trabalho dedicado na área esportiva durante uma vida.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
“A viagem é sempre mais importante que o destino.” Para se conquistar um sonho, seja ele qual for, o mais marcante é sempre o momento que passamos lutando pela conquista, plantando e colhendo amizade, realizações, frustrações, mas acima de tudo aprendemos lições com nossos erros e podemos dizer que depende de você, da sua vontade, dedicação, esforço, garra. A conquista é apenas uma conseqüência.
Ilivaldo, quem vai à frente planta a semente, quem vai na frente abre caminho, embora pise no espinho. Ilivaldo Duarte, você que abre caminho para que todos possam mostrar um pouco de suas vidas, suas conquistas, suas esperanças. Desejo que todos seus sonhos se realizem, que você tenha cada vez mais sucesso, saúde e essa vontade de continuar inovando e mostrando um pouco dos mourãoenses que fizeram história em vários segmentos de nossa cidade

22 de ago. de 2009

PLANTÃO DO BLOG 3: A camisa do verdão e a origem da Cruz de Savóia



O Palmeiras jogou neste sábado com o seu terceiro uniforme,
de cor azul, ostentanto a Cruz de Savóia,
no lugar do símbolo tradicional do verdão.
Mas, o que é a Cruz de Savóia?
O primeiro uniforme tinha uma Cruz de Savóia como escudo - veja a foto abaixo que mostra o time da primeira partida oficial do Palestra Itália, em 1916.




Mas afinal, o que é a Cruz de Savóia?
A Cruz de Savóia tem a simbologia "cruz branca e fundo vermelho" muito comum em vários brasões, significando que para chegar à paz (branco) é necessário sangrar (vermelho).
A Cruz de Savóia é o brasão da Casa de Savóia, família nobre descendente de Umberto I "Biancamano" que dominava a região localizada entre o Piemonte, na Itália, e a França até 1720, quando pelo Tratado de Londres, o rei Vittorio Amedeo II tornou-se Rei da Sardenha.
Inclusive, seu descendente Vittorio Emanuele II foi o artíficie da Itália unificada e tornou-se no Primeiro rei italiano em 1861.
Os Savóia dominaram o Reino da Itália até a proclamação da República Italiana em 1946. Por isso, alguns italianos os consideram traidores da pátria, já que o poder foi entregue ao fascismo mussolinista.
Tirando de lado o simbolismo da Cruz na Itália, alguns torcedores mais antigos elogiam e desejam que o Palmeiras resgate a história e coloque a Cruz de Savóia no uniforme palmeirense, para lembrar que o Palestra Itália, não morreu.
O BLOG PUBLICA A EVOLUÇÃO DOS SÍMBOLOS DO PALMEIRAS,
QUE NASCEU EM 26 DE AGOSTO DE 1914 COMO PALESTRA ITÁLIA.
Fonte: Site do Palmeiras

PLANTÃO DO BLOG 2: Com 3ª camisa, Verdão vence Inter e continua líder


Com Diego Souza em noite iluminada, Palmeiras luta muito e venceu o time colorado por 2 a 1 no Palestra Itália e abre vantagem na competição.
Quase 300 anos depois, o Palmeiras trouxe neste sábado ao Palestra Itália um pouco da inspiração nas raízes daqueles que fundaram o clube.
Estreando seu novo uniforme na cor azul, como o exército que protegia a família real italiana dos invasores no século XIX, o Verdão precisou ser guerreiro e mostrar suas armas para derrotar o Internacional, por 2 a 1, e garantir a soberania no Campeonato Brasileiro. Sem Cleiton Xavier, machucado logo no início da batalha, o "general" Diego Souza assumiu a tropa e comandou o triunfo.
Com o resultado, o Palmeiras quebra a série de quatro jogos sem vencer (três empates e uma derrota) e sobe para 40 pontos, na primeira colocação. Melhor: o time não poderá mais ser alcançado pelo Internacional. Com dois jogos a menos (contra Atlético-MG e Santos), os gaúchos aparecem em quarto, com 33, e só poderão chegar a 39.
Na próxima rodada, o Palmeiras tem mais uma batalha contra um de seus maiores inimigos, o São Paulo, domingo, às 16h, no Morumbi. Já o Internacional encara o Santos, quarta-feira, às 21h, na Vila Belmiro, em partida adiada da 16ª rodada. Fonte: Site Globo Esporte

PLANTÃO DO BLOG: Londrina perde para o São José, mas se classifica na Série D

O Londrina Esporte Clube que havia vencido no domingo passado em casa, o São José, de Porto Alegre por 3 a 1, perdeu hoje no jogo de volta por 1 a 0, mas está classificado para a próxima fase da Série D.
Os outros jogos decisivos da Série D neste domingo serão entre Macaé x Paulista, em Macaé (RJ); Chapecoense x Corinthians-PR, em Chapecó (SC); Ferroviário x Sergipe, em Tubarão (SC); Central x Alecrim, em Caruaru (PE); Nacional x Cristal, em Manaus (AM); Araguaia x Uberlândia, em Araguaia (TO) e São Raimundo x Genus, em Santarém (PA).

CAMPANHA para escolha do Símbolo de Campo Mourão


Será lançada hoje a campanha que irá eleger o símbolo de Campo Mourão.
A iniciativa é do Rotaract que deverá disponibilizar urnas em vários locais da cidade para receber votos dos mourãoenses. Os coordenadores esperam receber a participação de 3,5 mil votos.
Podem ser votados como Símbolo de Campo Mourão:Praça Getúlio Vargas, Catedral São José (foto) , Estação da Luz, Ginásio Belin Carolo, Parque do Lago, Parque do Lago Azul, Prédio da Fecilcam, Salto Santa Amália, Teatro Municipal e Ruínas da antiga usina.
Este BLOG irá apoiar a campanha e aguarda dos organizadores a relação dos locais e mais orientações para os mourãoenses.

DOMINGO, as histórias e os títulos de PEDRO CORDEIRO aqui no BLOG

Pedro Cordeiro, conhecido dirigente do esporte mourãoense, estará neste dia 23 de agosto na ENTREVISTA DE DOMINGO, aqui no nosso BLOG. Entre os seus numerosos títulos deste catarinense de Canoinhas, estão por exemplo os de campeão júnior de Futebol de Campo em 1966 e 1967 pela Mourãoense; campeão pelos clubes DER Futebol e Regatas, Gráfica Ivaí, Camisa 10, Clube Mourãoense, Mourão Diesel, além de vários títulos nos Jogos Abertos do Paraná.
Quem gosta e aprecia uma boa entrevista, não pode perder amanhã aqui neste BLOG, o excelente papo com PEDRO CORDEIRO.

COLUNA DO NERY THOMÉ: Os pais e seu papel ao coibir o alcoolismo

Na telinha da TV, mais uma propaganda de cerveja. Num bar animado, com muita alegria, amigos e mulher bonita, o culto ao consumo sem limites do álcool. Perdão...estou sendo muito rígido...lá no final do VT, há um aviso muito bem intencionado, do tipo “se beber, não dirija”, ou coisa parecida, para provar que a indústria de bebidas não é assim tão insensível aos efeitos do excesso de álcool no organismo de uma pessoa.
Não estou querendo ser falso moralista ou criticar o milionário mercado publicitário de bebidas alcoólicas, sejam elas destiladas ou não. Estou apenas avaliando como uma criança, que não tem os filtros que nós adquirimos com anos e anos de estudo e de muitas “topadas” na vida, percebe ao assistir a tais comerciais. É simples: quem bebe esta ou aquela marca de cerveja é um cara legal, cercado de pessoas bonitas e tem uma vida feliz.
Mas, infelizmente, para algumas crianças, as cores da realidade resultante do consumo excessivo do álcool são bem diferentes. Não raro, elas presenciam cenas tristes, degradantes, onde pessoas que amam as envergonham ao chegar em casa carregadas, bêbadas demais para andar com as próprias pernas, mudando completamente de personalidade, normalmente partindo para violência a qualquer sinal de contrariedade, entre outras cenas que não saem nunca mais da mente e da memória daqueles que um dia conviveram com a doença chamada alcoolismo.
Pais responsáveis, donos de seus destinos, verdadeiro orgulho para os filhos, após vários copos desta ou daquela bebida se transformam em pessoas dignas de pena e de vergonha para quem um dia os admirou. E não é apenas o alcoólatra o maior prejudicado pelos efeitos do álcool, mas também a família, porque o alcoolismo é uma doença que não atinge apenas o doente, mas, principalmente, todos os que estão ao seu redor.
Mas eu pergunto a você leitor, o que você faz para que tal doença esteja longe de sua casa, e, principalmente de seus filhos. Não vamos ser hipócritas e exigir de nossos filhos que não se embriaguem ao saírem para baladas se a cerveja ou outras bebidas alcoólicas tem livre acesso dentro de sua casa desde que eles eram apenas bebês. E há centenas ou milhares de pais que não se importam de servir bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Na semana em que o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho foi indiciado por duplo homicídio com dolo eventual (caracterizado quando o indivíduo, em seu agir, assume o risco de produzir determinado resultado, anuindo com sua realização) – por ter matado dois jovens após acidente de trânsito e sendo comprovado sua embriaguez - antes de apontarmos o dedo para os motivos que levaram um jovem bem sucedido a tal atitude vergonhosa, olhemos para dentro de nossas próprias casas para ver se não estamos motivando, mesmo que intencionalmente, que nossos filhos consideram beber algo corriqueiro e até divertido.
O alcoolismo é um problema da família, da escola, de toda a sociedade, para que paremos de avaliar a doença como algo digno de pena, quando atinge alguém longe de nós, e digno de vergonha quando a vítima é alguém próximo. É preciso avaliar o assunto com mais seriedade e responsabilidade.
Nery José Thomé é engenheiro agrônomo e jornalista, e escreve aos sábados no jornal Tribuna e neste BLOG

PAPO DE RÁDIO: Hoje é dia do Tocando de Primeira, edição 837 na Rural AM


O seu sábado vai ficar muito melhor a partir das 11 horas quando começar o programa Tocando de Primeira - um golaço no rádio brasileiro - pelos 730 KHZ da Rádio Rural AM.
Na edição de hoje, 22 de agosto de 2009, com a edição de número 837, IIivaldo Duarte entrevistará no primeiro tempo, das 11 às 12 horas, o dirigente do tênis de mesa Edilson Suetomi - na foto à direita, junto com o medalhista olímpico mHugo Hoyama e de Sérgio Ueda, presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná-, secretário da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, acompanhado dos atletas Fabiana Mara Massaretto, Gustavo Henrique Padilha Garcia, Henrique Yoshiyassu Sakurada e Guilherme Massao Suetomi, sobre as próximas competições da modalidade (Campeonato Estadual Intercolonial, Jogos da Juventude e 5ª Etapa do Campeonato Paranaense).
No segundo tempo, a partir das 12 horas, o Campeonato Citadino de Futsal Categoria Menores será o destaque com participações do diretor da Fecam, professor Maurício Fabri, dos técnicos Ronaldo Gonçalves Silva e Rinaldo Santos, o "Gordo", com vários atletas.
E tem mais, basquete, futebol suíço e futsal adulto, entre as atrações do programa.
Tocando de Primeira – um golaço no rádio brasileiro.
"Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho."

COLUNA DA MARIA JOANA: A estrela estilhaçada

“O PT tem de buscar outra bandeira, porque a ética foi jogada no lixo”. senador Flávio Arns
"Não mudo a verdade no grito. Nem preciso de agenda para dizer a verdade".
Lina Vieira
Nas últimas semanas pudemos sentir uma incômoda sensação de ”já vi este filme”. E nos perguntamos: Ética, Verdade… Onde está? Nas palavras de Pedro Simon, o 19 de agosto será lembrado como o “dia em que o PT abraçou Sarney e Fernando Collor, e Marina Silva saiu”. Constrangida pela determinação passada horas antes pelo presidente Lula, a bancada petista livrou o presidente do Senado, José Sarney, de todas as ações apresentadas no Conselho de Ética. A decisão esfacelou a unidade partidária (Delcídio Amaral e Ideli Salvatti não disfarçavam a insatisfação, votaram fora do microfone, mas seus eleitores ouviram...), desmoralizou Aloizio Mercadante como líder do PT e causou profundas decepções e saídas do partido. No mesmo Senado, uma petista histórica, Marina da Silva, anunciou o fim de uma parceria de 30 anos e oficializou a saída do partido. Parece mesmo que o PT naufraga no Senado, só o presidente não vê a crise...
Não escuta também as sucessivas mentiras de sua candidata. Para debelar a crise, basta ao Planalto desmontar os detalhes dados pela ex secretária Lina Vieira e sua assessora, pelo motorista. Basta revelar as filmagens registradas no palácio. Basta chamá-la para novas inquirições na CPI da Petrobrás, aí sim aparecerão os reais motivos de sua demissão do cargo. Negar o encontro com Lina, para Dilma, não basta, não vai diminuir os 33 anos de serviços ao país. Os políticos passam mas os servidores concursados ficam... Ficam também os apadrinhados dos atos secretos do senado… Ontem mesmo, dia 20, o dia seguinte de sua “absolvição”, Sarney validou nomeações de parentes e amigos, bem como gartificação de funcionários, “esquecendo” que tinha anulado todos os atos secretos...
Infelizmente alguns políticos demoram para sair e até mesmo voltam iguais como vimos nas últimas semanas. Era o senador e ex-presidente Fernando Collor, arfante e com olhos projetados, berrando frases destemperadas a um adversário político. Era o presidente do Senado, José Sarney, acusado de cometer atos secretamente ilícitos, defendendo-se em plenário e invocando até a sua generosidade como avô. Eram os senadores Tasso Jereissati e Renan Calheiros, ao melhor estilo "faroeste caboclo", acusando-se mutuamente de coronel, cangaceiro, dedo sujo etc... Era a volta da famigerada tropa de choque, essa instituição nacional sempre convocada para salvar congressistas em graves apuros.
Há quanto tempo o País assiste a coisas assim? E por quanto tempo terá de conviver com o patético de espetáculos dessa natureza? Afinal, por que a política nacional não consegue se livrar do eterno retorno de seus próprios coronéis? O Brasil se modernizou na economia, nas relações humanas, na tecnologia e nas comunicações não modernizou seus personagens políticos. Estes, por sua vez, não têm interesse de modernizar a política da qual se beneficiam.
Ao defender aliados envolvidos em escândalos e investigados por crimes, o presidente Lula legitima um padrão ético e moral discutível no país. Isto é muito preocupante, num “país que vive uma crise de valores”, que Lula minimize a prática de atos ilícitos, movido por seus interesses politicos. Como explicar a permanência do presidente do Senado no cargo, após todas as denúncias contra ele e sua família, sem se sentir envergonhado e sem que a sociedade demonstre indignação? Na Inglaterra, um escândalo semelhante causou a queda de ministros e pedidos de desculpas.
Nossos políticos podem aprender ética até mesmo na novela indiana: uma dalit renúncia a candidatura por causa do neto acusado de roubo de estatueta. O candidato da situação, ao saber da verdade pela confissão de sua neta, chama a concorrente de volta à disputa afirmando que A VERDADE É A VERDADE E NÃO SE PODE ESCONDÊ-LA...
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

21 de ago. de 2009

CONGRESSO confirma hoje 9 equipes no Sul-Brasileiro de basquete


Nove equipes, sendo três de cada estado da Região Sul, confirmaram presença na disputa do 7º Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete Masculino adulto. São elas, por Santa Catarina: Joinville, quarta melhor equipe do país, Brusque e Videira; pelo Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Lajeado e Caxias do Sul, e representando o nosso estado, as equipes do norte-paranaense Londrina, Maringá e Campo Mourão. Os presidentes das federações de basquete do Sul do país e os dirigentes dessas nove equipes estarão reunidos hoje em Curitiba, na sede Federação Paranaense de Basketbal para definir a tabela dos jogos e debater assuntos da modalidade.
O presidente da Associação Mourãoense de Basquete (Amobasquete), Edson “China” Hirata - na foto juntamente com o professor Daniel Wattfy, técnico do selecionado mourãoense-, estará em Curitiba representando a equipe do Integrado/Fecam/Campo Mourão, que neste ano disputará o Sul-Brasileiro pela segunda vez.
Segundo China, o basquete mourãoense conta com o patrocínio da Faculdade Integrado e Fecam, através da Lei de Incentivo ao Esporte e apóio da Amobasquete, Fisioterapia Betel, Gelo Sapeka, Restaurante Minuano, Conti Frutas, Rádio Rural, TV Plug, Centro de Diagnósticos Marcos Corpa, Academia Trainer, Agroindustrial Contabilidade e Fibrafio.

PEDRO CORDEIRO estará dia 23 na ENTREVISTA DE DOMINGO


O bancário e desportista José Pedro de Souza Cordeiro,
o conhecido PEDRO CORDEIRO aceitou o convite e
estará no dia 23 de agosto
aqui neste BLOG
na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Quem está no esporte conhece o Pedro Cordeiro;
o Pedro do Camisa 10, do Canarinho, do Estrela;
o treinador da Mecânica Marcos,
campeão várias vezes no salonismo mourãoense;
o Pedro Cordeiro que não perde amistosos e jogos de futebol e futsal.
Enfim, o Pedro Cordeiro contará sua história domingo neste BLOG.
Não perca, será muito interessante.
Aguarde a ENTREVISTA DE DOMINGO.

CM será destaque em Seminário Nacional de Cultura


No Seminário do Sistema Nacional de Cultura, fruto de parceria entre o Ministério da
Cultura e a Secretaria da Cultura do Paraná, que acontecerá em Curitiba nos dias 3 de 4 de setembro, o Município de Campo Mourão estará apresentando painel com as principais linhas de atuação e ações desenvolvidas na área de Cultura.A secretária Municipal de Cultura, Sonia Singer, coordenadora da Regional 11 de Cultura, será a porta voz da Capital do Centro-Oeste, aceitando convite especial de Vera Mussi, secretária de Estado da Cultura, que disse ser um reconhecimento às ações culturais desenvolvidas em Campo Mourão.

20 de ago. de 2009

A ETAPA DO Paranaense em PG e o Ranking de Tênis de Mesa na Arcam

Os mesatenistas mourãoense são destaques novamente. Neste sábado (22) às 15 horas acontece o 7º Ranking de Tênis de Mesa na Arcam, em Campo Mourão, que reunirá mais de dez atletas associados.
Na foto, os melhores de uma das etapas já realizadas - Edilson, Aderson, Dilmar e Guilherme.
Na tarde de ontem, a diretoria da Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP) através do site http://www.ftmp.com.br/ que tem os mourãoenses Sérgio Ueda como presidente e Edilson Suetomi, secretário, anunciou a transferência da 5ª Etapa do Campeonato Paranaense programada para a cidade de Ponta Grossa com expectativa de reunir mais de 200 atletas de várias regiões do estado. A Etapa passa do dia 30 de agosto para o dia 20 de setembro. "Diante dos riscos da Gripe A (h1n1) e de recomendações recebidas, resolvemos transferir a 5ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, que desta maneira será realizada no próximo dia 20 de setembro em Ponta Grossa", explica o secretário da FTMP, Edilson Suetomi.

ITAMAR deixa a Fecam e assume a Previscam


O professor Itamar Augustinho Tagliari (foto) atendendo convite do prefeito Nelson Tureck deixou desde o último dia 11 de agosto a direção geral da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e assumiu um novo desafio: a Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Campo Mourão - Previscam-. A alteração foi publicada no órgão oficial no dia 11 de agosto com a Portaria 594/2009, do gabinte do prefeito.
Pelo menos por enquanto, a função de direção geral na Fecam não terá substituto devendo ser acumulada pela secretária de Esportes Karla Tureck. Já, o professor Itamar Tagliari que tem seu nome citado com grande frequência aqui no BLOG na resposta a pergunta "Cite 3 personalidades do esporte mourãoense" pelas Celebridades nas entrevistas de cada domingo vai continuar sendo o homem forte do Município no apoio ao nosso futsal que disputa o Campeonato Paranaense da Chave Ouro.

GESTÃO: Em Brasília, Coamo recebe Prêmio OCB 2009


Mais um a vitória e orgulho para os cooperativistas associados da Coamo. Na foto, o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa, ao lado do diretor de redação da revista Globo Rural, José Bezerra e do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio de Freitas, recebendo pela Coamo, o prêmio OCB 2009 de melhor projeto de Gestão Profissional das cooperativistas agropecuárias do Brasil.
O Programa Coamo de Aperfeiçoamento em Gerenciamento Rural, mais conhecido como "Na Ponta do Lápis" é o vencedor na categoria Gestão Profissional é uma ferramenta eficaz de ´contabilidade gerencial` que possibilita aos cooperados conhecer e analisar a sua realidade estabelecendo um maior controle e acompanhamento dos seus investimentos nas lavouras e também das suas despesas na propriedade/empresa e no âmbito familiar, consideradas "invisíveis", cujos pagamentos em muitos casos são efetuados com a produção da lavoura - única fonte de renda dos produtores rurais.

PAPO DE MOTIVAÇÃO: O Sucesso consiste em não fazer inimigos


O sucesso consiste em não fazer inimigos, de autoria do consultor Max Gehringer (foto), foi a mensagem que recebi de Zenilda Fernandes, que sendo muito interessante e oportuna, posto hoje no nosso BLOG. Boa leitura. Faça com a Zenilda, envie a sua colaboração para o e-mail ilivaldo.duarte@gmail.com

Nas relações humanas, no trabalho, existem apenas 3 regras básicas
Regra número 01:
colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe. Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.
Regra número 02: a importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.
Regra número 03: um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga ou envia um e-mail para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Um ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que, no momento, não pode atender.
Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas, não é. A "Lei da Perversidade Profissional" diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais lhe poderá ajudar será exatamente um daqueles poucos inimigos.
Portanto, profissionalmente falando, e pensando em longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória.

ESCOLA Ilha Bela recebe ampliação de 217 m2 com R$ 184 mil


A Escola Municipal Ilha Bela, localizada na Avenida Ney Braga e dirigida pela professora Ilioneti Aparecida Campos Alves está sendo ampliada em Campo Mourão. As reformas da escola na região da Asa Leste totalizam investimentos do Fundeb de R$ 184.080,00 propiciando a ampliação em 217 metros quadrados com duas novas salas de aula e refeitório, com cobertura de acesso. O prefeito Nelson Tureck diz que a obra da escola faz parte dos investimentos que ultrapassam R$ 1,5 milhões no Município benificiando conforto e praticidade para centenas de professores e alunos de Campo Mourão.

19 de ago. de 2009

CITADINO DE FUTSAL: vai começar a festa da garotada!


Na história do esporte da Capital do Centro-Oeste do Paraná, nas últimas décadas, poucos foram os campeonatos citadinos de futsal promovidos com as categoria Menores. Tanto é que após mais de 20 anos, as categorias menores disputaram no ano passado a Taça Paraná de Futsal -Menores, com apoio da Fecam e parceria entre as escolinhas do Ronaldo e do Rinaldo Santos, o Gordo (Foto).
O Citadino de Menores sempre foi uma das minhas lutas no programa Tocando de Primeira, na Rural AM. E agora, depois da parceria em 2005 entre Fecam e Plug, que resultou na Copa Plug, Campo Mourão terá a partir desta segunda-feira (24) o seu 2º Campeonato de Futsal categoria Menores, promovido pela Fecam, com 84 times e o futsal dos garotos de 7 anos (mamadeira) até 16 anos - infantil/Infanto.
O diretor de Eventos da Fecam, professor Maurício Fabri, informa que na primeira fase os jogos serão realizados a noite às segundas, terças, quartas e quintas-feiras nos ginásios JK , Valternei de Oliveira, no Lar Paraná e no Haroldo Gonçalves Neto, na Vila Urupês.
EQUIPES - Na categoria Mamadeira (7 anos) - Bento Mossurunga/Merc. Tomatão, Manoel Bandeira Futsal, EFAC “A”, “B” e “C”. Fraldinha (8 anos): Urupês/Casali, Manoel Bandeira Futsal, EFAC A e B. Fraldinhas 2000 (9anos): EFAC A,B E C, Manoel bandeira Futsal e Monteiro/Brambila. Pré-mirim (10 anos) será disputada em dois grupos A com CAIC, EFAC C, Damferi/Fecam e Manoel Bandeira Futsal, e na B com EFAC A e B, Monteiro/Brambila e Urupês/Casali. Pré-mirim (11 anos) tem três grupos: A – EFAC C, Monteiro/Brambila, EFAC D e Manoel Bandeira Futsal; B: EFAC A, Meninos do Esporte, Damferi/FEcam e AMIEQ e C: EFAC B, Urupês/Casali e Villa Nova Futsal.
Mirim (12 anos) tem três grupos: A: Monteiro/Merc. Real, EFAC D, AMIEC e EFAC A; B: Manoel Bandeira Futsal, EFAC B e Meninos do Esporte; C: EFAC C, Damferi/Fecam e Vila Nova Futsal. Os meninos de 13 anos da categoria Mirim competem com o Grupo A: EFAC C. EFAC D, Darcy Costa e Manoel Bandeira Futsal; B: EFAC A, AMIEQ, Villa Nova e Meninos do Esporte; C: Monteiro/Brambila, Damferi/Fecam e EFAC B.
Infantil terá os grupos: A: Villa Nova, AMIEQ, Monteiro/Brambila e EFAC A; B: Projeto Formando Cidadão, EFAC B e Meninos do Esporte; C: EFAC C e D, Darcy Costa.
Infantil para 15/16 anos com dois grupos está com grupo A: TV Eldorado/Campo Limpo, AMIEQ e Tv Eldorado e Villa Nova; B: Darcy Costa, Bar do Preto, Urupês Futsal/São Gabriel e EFAC; C: Projeto Formando Cidadão A, Shopping Mourão, FFC e Campo Limpo; grupo D: Damferi/Fecam, Projeto Formando Cidadão B, Meninos do Esporte e Parigot.
PROGRAMAÇÃO DO JOGOS
Segunda-Feira -24/08- Ginásio Valternei de Oliveira (Lar Paraná)
19H00 - 2002- Bento Mossurunga/Merc. Tomatão x EFAC “A”
19H30- 1999- CAIC x EFAC “C”
20H05- 1998- EFAC “C”x Monteiro/Brambila
20H40- 1997- Monteiro/Merc. Real x EFAC “D”
21H15- 1995- Villa Nova Futsal x AMIEQ

Terça-Feira –25/08- Ginásio de Esportes J.K.
19H0- 2002- EFAC “C” x EFAC “B”
19H30 -1999- EFAC “A” x EFAC “B”
20H05- 1998- EFAC “A” x Meninos do Esporte
20H40- 1996- EFAC “C” x EFAC “D”
21H15- 1995- Proj. Formando Cidadão x EFAC “B”

Quarta-Feira – 26/08- Ginásio Haroldo Gonçalves Neto (Vila Urupês)
20H00- 1994/93- Proj. Formando Cidadão x Shopping Mourão
20H45- 1994/93- TV Eldorado/Campo Limpo x AMIEQ
21H30- 1994/93- Darcy Costa x Bar do Preto

LUZIA SANTIAGO:Um coração que confia em Deus nunca fica sem respostas


Tenhamos confiança nos projetos do Senhor a nosso respeito e voltemos o nosso coração para Ele, porque “Ele nos dará tudo o que é bom”
(Salmo 84).
Tiremos do nosso interior todo sentimento de desconfiança, para que provemos da bondade e da misericórdia de Deus Pai concretamente na nossa vida cotidiana.
“Provai e vede como o Senhor é bom” (Salmo 33,9). Depois que provarmos dessa bênção poderemos falar sobre ela; mas não falemos dela antes; primeiro façamos a experiência. Com certeza, não ficaremos decepcionados porque Deus é bom e fiel.
Senhor, ensina-nos a confiar na Sua bondade.
Descansemos em Jesus e deixemo-nos cuidar por Ele. Façamos um ato de entrega de todas as nossas preocupações e inquietações, porque o Senhor sabe como fazer e resolver todas as coisas.
Com confiança, aproximemo-nos do Senhor e oremos incessantemente ao longo deste dia:
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: Luzia Santiago, BLOG DA CANÇÃO NOVA

CM tem o Canal da Cidadania. PARTICIPE!


Recebi e-mail do professor José Pochapski, vereador na legislatura 2009/2012, informando sobre o Canal da Cidadania em Campo Mourão
O site da Câmara Municipal http://www.camaracm.com.br/v4/index.php/component/jforms/1/87 anuncia: "Aqui você fica sabendo como funciona vereadores e a própria história do Poder Legislativo de Campo Mourão. Tem acesso às principais leis do Município e a outros serviços. Exerça a cidadania. Fiscalize!!!
O professor José explica que o Canal da Cidadania é um meio eficaz para os cidadãos apresentarem suas sugestões que serão atendidas, mediante o preenchimento de formulário próprio, que a comunidade poderá deixar nas caixas coletoras dos Correios, sobre assuntos do seu interesse. Os pleitos da comunidade serão deliberados pelo Plenário da Câmara, após requerimento dos vereadores.
"Este Canal da Cidadania é resultado de projeto de Resolução que apresentei no primeiro semestre deste ano que foi aprovado pela Câmara Municipal e inserido no portal do nosso Legislativo", considera Pochapski.
Valeu, professor, agora é com a comunidade que, por sua vez, não pode alegar desculpas ou ignorãncia e sem ficar inerte as situações. E pode até elogiar se for o caso.
Cada cidadão tem o direito de exigir melhorias para a sua comunidade e sua cidade, sempre pautado no interesse do bem comum, de todos, e não apenas de alguns.
O Canal da Cidadania deve ser um espaço democrático para apresentações de sugestões visando o crescimento de todas as áreas da nossa bela Capital do Centro-Oeste do Paraná.
SERVIÇO: o e-mail do vereador Pochapski é

CM sedia hoje evento Regional de Cultura


Coordenada pela secretária Especial de Cultura de Campo Mourão, Sônia Singer (foto), agentes culturais e diretores de 25 municípios da Comcam, participam hoje de reunião da Regional 11 de Cultura, na sede da Assercam, em Campo Mourão.
Eles se organizarão visando o Seminário do Sistema Nacional de Cultura nos dias 3 e 4 de setembro, na capital paranaense e debaterão propostas da Pré-Conferência do Plano Nacional de Cultura, que programa a realização de cinco eventos no Paraná, dos quais um Campo Mourão em outubro- e da Conferência Nacional que será em novembro em Brasília.
Sonia Singer destaca que haverá intercâmbio das atividades culturais dos municípios da Comcam, sendo tratados temas - escolha Rainha da Comcamfest e definição de atrações artístico-culturais das cidades que estarão no evento em outubro, no Parque de Exposições Getúlio Ferrari Júnior, congregando os pratos típicos da região polarizada pela Capital do centro-Oeste do Paraná.

18 de ago. de 2009

NO BASQUETE a chegada de Éric e a contusão de Davilson


Enquanto o Campeonato Paranaense de Basquete não começa, o time mourãoense treina com afinco e se reforça para fazer bonito na temporada 2009. Chegou a Campo Mourão na quarta-feira (12) em Campo Mourão o ala e pivô Eric Soares (foto), 22, com 2m05, que fotografei na última sexta-feira durante o treino no ginasinho JK. Eric vem precedido de bom cartaz, já que iniciou muito cedo sua jornada no mundo do basquete, jogando por equipes da Liga Nacional como Ulbra, Cetaf e Araraquara, além de times do exterior, na Espanha e Uruguai.
O técnico Daniel Wattfy que já treinou e conhece bem o ala e pivô Eric, tem a sua disposição para a temporada deste ano um grupo de jogadores com média de idade entre 18 e 26 anos, contando também com Davilson, 32, como mais experiente da equipe, que tem na iniciativa e ousadia dos Amigos da Amobasquete, uma grande força apoiadora fora das quadras.
Assim, se de um lado Rafael, Guilherme e Eduardo já estão treinando normalmente com o grupo, agora é o mais experiente do time, Davilson (foto) que fica fora dos movimentos com bola devido a fratura na mão direita.
Nesta sexta-feira em Curitiba acontece o Congresso Técnico do 7º Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete Adulto na sede da Federação Paranaense de Basketball com presença dos dirigentes das equipes participantes. Campo Mourão estará presente ao lado de equipes tradicionais no basquete brasileiro como Joinville, Lajeado e Londrina.

GOTAS DE Misericórdia

Que o teu coração se encha de alegria. Eu, o Senhor, estou contigo.
Nada temas, estás em Meu coração.
Diário de Santa Faustina, 1133. Do BLOG DE ELIANA SÁ (Canção Nova)

GRIPE H1N1 provoca cancelamento de Sete de Setembro em CM

A precaução contra gripe H1N1 provou o cancelamento do desfile de 7 de setembro que reuniria cerca de 3 mil pessoas na área central de Campo Mourão. Foram canceladas as festividades dos 49 anos do distrito de Piquirivai, programada para amanhã (19) e a passeata do Programa Viva Mais, que aconteceria dia 21 de agosto, transferida para uma outra data. Campo Mourão havia cancelado anteriormente também o Festival de Circo.

17 de ago. de 2009

OS CONVIDADOS no Tocando de Primeira 835 em 15 de agosto


O dirigente da Associação de Handebol de Campo Mourão (Ahandecam) Marcelo Lima, o atleta da equipe mourãoense adulta de handebol, Enzo Ferrari, ao lado do médico e vereador mais votado na histrória do legislativo mourãoense, Saul Saquetti, foram entrevistados no programa Tocando de Primeira do último sábado, pela rádio Rural AM. Em destaque a preparação do handebol mourãoense e o trabalho de base da Ahandecam em sete escolas reunindo cerca de 300 atletas, dos quais cinco já estão integrados a equipe do Juventude e Adulto.
Também, os cuidados com a prevenção da gripe A que vem causando muito medo na população, tendo em vista as consequências da doença e o número de óbitos na região Sul.
No primeiro tempo, foi a vez da participação do ex-vereador, advogado e
presidente do Lions Clube Izael Skowroski - falando sobre as prioridades do clube de serviço; do empresário Rodrigo Machado da Luz, do Paraná Supermercados, que neste dia 30 de agosto sorteará dois veículos 0 km e 17 vales-compras de R$ 1.000,00 cada; e dos dirigentes do grupo de Escoteiros de Campo Mourão que está completando 15 anos de existência, Zoir Correia Lemos Júnior - chefe de seção- e Luiz Becher - presidente.

INTELIGÊNCIA ou agilidade emocional?