21 de nov. de 2024

ATITUDE: LIDAR COM GENTE É COMPLICADO, mas a simpatia facilita a vida e o CARISMA atrai pessoas

".... Pessoas são emocionais, e se você não as ganhar emocionalmente primeiro, sua mensagem dificilmente entrará no coração delas. Seres humanos desejam, até mesmo de maneira inconsciente, estar ao lado de gente alegre, pessoas que estão sempre animadas, sorrindo e motivadas. Ninguém suporta caminhar com desiludidos. Ninguém quer estar ao lado de quem não vende esperança.

Com base em fatos, inclusive, posso afirmar que toda a sua preparação profissional pode ser condenada por uma única coisa: falta de carisma.

A revista Forbes, uma das maiores publicações sobre negócios e economia do mundo, entendeu que o carisma é essencial para a liderança, a tal ponto que publicou uma reportagem apontando quinze formas de desenvolver essa habilidade.

Você pode ser excelente no que faz, uma pessoa de grande caráter, mas isso não tem nada a ver com seu sucesso. 

Se fosse assim, o famoso "171",  aquele malandro que aplica golpes por aí e ganhou por apelido o número do artigo do Código Penal no qual deveria ser enquadrado, jamais teria êxito em suas tentativas. Esse tipo de espertinho se dá bem levando vantagem em cima das pessoas, não porque concluiu a faculdade ou porque é sincero, mas porque sabe lidar com elas, entende? Ele sorri, transmite confiança, toca nas pessoas, é atencioso, ele domina o assunto que atrairá cada tipo de "vítima".

Lidar com gente é bem complicado. Acho que você já entendeu isso!

Se você for um pouquinho egoísta, já perde a chance de se dar bem com outro ser humano. Se você colocar dinheiro acima da amizade, seus amigos se sentirão usados. Se você faltar a um compromisso familiar por causa do trabalho, vão julgá-lo como um workaholic. E por aí vai...

Agora, antes de continuarmos esta jornada, deixo aqui algumas perguntas importantes: até onde você está disposto a ir para melhorar como pessoa? Quanto você está disponível para investir em sua felicidade e, assim, poder fazer os outros felizes? Quanto você realmente quer ser um especialista em pessoas?

"A SIMPATIA FACILITA A VIDA, O CARISMA ATRAI PESSOAS." -  texto de Tiago Brunet no livro "Especialista em pessoas - Soluções bíblicas e inteligentes para lidar com todo tipo de gente", capítulo 7,  O poder da simpatia (Editora Academia).

MAIS DE 1.900 REFEIÇÕES servidas em outubro na Casa de Apoio à Pessoas em tratamento de câncer em Campo Mourão

"Quem dá com generosidade, recebe muitas bençãos!", escreveu o filósofo, mas quem apoia e contribue para ajudar o próximo por meio de entidades fica mais feliz quando há o respaldo, a confiança e a prestação de contas dos voluntários. Haja vista que quem doa é um voluntário e quem presta o serviço ou trabalha por uma causa, também é um voluntário com ações espontâneas. 

O povo mourãoense é solidário,  participante e apoiador das causas nobres promovidas pelas entidades, e ajuda com coração  sem saber quem serão os beneficiados, necessitados. Mas tem a certeza de que quem precisa, necessita para ontem e os voluntários gestores das entidades utilizam os recursos da melhor maneira, prestam contas e merecem o reconhecimento e gratidão da comunidade.

Exemplo que partilho e compartilho é o atendimento da Casa de Apoio às Pessoas em Tratamento de Câncer e Outros, de Campo Mourão. Como participo do grupo da entidade fico sabendo da movimentação e prestação de contas. E este BLOG e meus canais estão a disposição para receber prestação de contas das outras entidades. 

Somente no mês de outubro deste ano foram servidas na Casa de Apoio às Pessoas em Tratamento de Câncer um total de 1.902 refeições, para as quais foram utilizados 180 Kg de arroz, 91 kg de feijão, 30 kg de macarrão, 70 kg de legumes, 8 Kg de temperos, 60 litros de óleo de soja, 5 botijões de gás 13 kg.

DOAÇÃO - Caso você queira participar e  fazer doação para Casa de Apoio às Pessoas em Tratamento de Câncer: entre em contato com o whatsApp  44-9 9988 4797 ou pelo PIX chave 06.042.624/0001-58 

EVANGELHO DO dia 21 de novembro 2024


Evangelho (Mt 12,46-50) 

— Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

— Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo". 48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe". — Palavra da Salvação. — Glória a vós Senhor.

IGREJAS de Campo Mourão, São Bento do Sul e Antônio Carlos: projetos do mesmo arquiteto



O arquiteto das três igrejas idênticas nos Municípios de Campo Mourão no Paraná, e São Bento do Sul e Antônio Carlos em Santa Catarina é o alemão Simão Gramlich, que vendeu o projeto para as três cidades. Ele nasceu em Baden, na Alemanha, no ano de 1887 e morreu em Santa Catarina no ano de 1968. 
Simão chegou ao Brasil por volta de 1922, e inicialmente foi trabalhar no Rio Grande do Sul. Lá construiu a Igreja de Santa Cruz do Sul. Em meados dos anos 30 veio para o Vale do Itajaí, fixando residência e montando escritório em Blumenau.

20 de nov. de 2024

GENTE: celebração e conquistas no encontro anual da Dirlop e Diraf em Campo Mourão


“Quem sabe o que planta, sabe o que colhe! Você jogou a semente no solo da sua vida, portanto não reclame dos frutos da sua colheita, porque você colhe o que planta e não o que deseja.

É este o dia de hoje.  Você, como campeão, foi escolhido para estar aqui no meio de vencedores no pódio da maior cooperativa agrícola da América Latina.

Você está vivendo o dia 324 deste ano da graça de Deus.

Prepare o seu coração! Para viver hoje bons, inesquecíveis e intensos momentos… de alegria, cultura, história, realizações, entretenimento, crescimento, reconhecimento, integração, amizade e emoções.

Neste encontro das diretorias da Coamo -  Logística e Operações, e Administrativa/Financeira celebramos as alegrias, vitórias e conquistas de gente….

Gente que cuida do que existe, e gente que cuida e projeta, desenha o que ainda não existe;

gente  que planeja, projeta, recebe e armazena grandes volumes e bota produção nisso!

Gente que faz escoa, transporta grãos e alimentos, inter-unidades, para indústrias e o corredor de exportação, que vai além, para vários continentes; 

Gente  que cuida de gente; que cuida de tecnologia, logística e inovação; 

Gente que organiza, que cuida da ética, segurança, da saúde, da  qualidade, do meio ambiente, que informa, divulga e comunica, gente que estuda os princípios do direito; 

Genteb que administra, contabiliza, fornece, cobra  e recebe  vultosos recursos financeiros; 

Gente que trabalha com amor e fé; gente que brilha e é luz faça chuva ou faça sol; gente que se doa, soa, transpira, inspira; gente que é exemplo, que se dedica, sonha ‘, acredita, faz e acontece, agradece, enobrece, engrandece; 

Gente que tem orgulho, coração, emoção, é família e é feliz. Somos Coamo, simples assim.” - texto de autoria de Ilivaldo Duarte apresentado na abertura do cerimonial do encontro anual em 2024 em Campo Mourão, das diretorias, gerências, assessorias e coordenadores das diretorias de Logística e Operações, e Administrativa/Financeira.

18 de nov. de 2024

QUEM ENCARA os desafios conquista oportunidades

EVANGELHO DO DIA 18 de novembro 2024

 EVANGELHO

O que queres que eu faça por ti?'
Senhor, eu quero enxergar de novo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 18,35-43


35
Quando Jesus se aproximava de Jericó,
um cego estava sentado à beira do caminho, 
pedindo esmolas.
36
Ouvindo a multidão passar,
ele perguntou o que estava acontecendo.
37
Disseram-lhe que Jesus Nazareno
estava passando por ali.
38
Então o cego gritou:
"Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"
39
As pessoas que iam na frente
mandavam que ele ficasse calado.
Mas ele gritava mais ainda:
"Filho de Davi, tem piedade de mim!"
40
Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele.
Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou:
41
"O que queres que eu faça por ti?"
O cego respondeu:
"Senhor, eu quero enxergar de novo".
42
Jesus disse: 
"Enxerga, pois, de novo.
A tua fé te salvou."
43
No mesmo instante, o cego começou a ver de novo
e seguia Jesus, glorificando a Deus.
Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.
Palavra da Salvação.

17 de nov. de 2024

EVANGELHO DO DIA 17 de novembro 2024

 EVANGELHO

Ele reunirá os eleitos de Deus,
de uma extremidade à outra da terra.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 13,24-32


Naquele tempo,
Jesus disse a seus discípulos:
24
"Naqueles dias, depois da grande tribulação,
o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais,
25
as estrelas começarão a cair do céu
e as forças do céu serão abaladas.
26
Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens
com grande poder e glória.
27
Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra
e reunirá os eleitos de Deus,
de uma extremidade à outra da terra.
28
Aprendei, pois, da figueira esta parábola:
quando seus ramos ficam verdes
e as folhas começam a brotar,
sabeis que o verão está perto.
29
Assim também, quando virdes acontecer essas coisas,
ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo,
às portas.
30
Em verdade vos digo,
esta geração não passará até que tudo isto aconteça.
31
O céu e a terra passarão,
mas as minhas palavras não passarão.
32
Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe,
nem os anjos do céu, nem o Filho, 
mas somente o Pai".
Palavra da Salvação.

16 de nov. de 2024

HOMENAGEM a diretores escolares pelo seu dia no programa Tocando de Primeira 1.545 na Colmeia FM

O dia do diretor escolar foi comemorado dia 12 e muitos deles foram homenageados em seus estabelecimentos. No segundo tempo deste sábado, 16, foi a vez do jornalista Ilivaldo Duarte lembrar e comemorar a data no 1.545 Tocando de Primeira na Rádio Colmeia FM com o professor Geraldo Teixeira, diretor do Colégio Estadual Antônio Teodoro de Oliveira (ATO) presente no estúdio e por telefone Rafael Zeferino, do Colégio Municipal Cidade Nova. O ouvinte Jean Peçanha também participou do primeiro tempo do programa campeão.

Geraldo Teixeira é professor há 30 anos e diretor há 13 anos sendo sucessor no ATO do professor Odenir Montezino, que dirigiu o colégio por 17 anos. “Sou um apaixonado pela educação e pelo nosso ATO, um colégio com grande integração e participação entre funcionários, professores, alunos e pais”, considera Teixeira, um dos filhos do casal de professores Joani e Dircélia Teixeira.

Por telefone, o professor Rafael Zeferino do Cidade Nova, disse estar satisfeito com os resultados no seu colégio e vivendo uma boa experiência nesses dois anos como diretor e mais de nove anos como professor em Campo Mourão.



 

É DOMINGO o Cristo É Nosso Show 2024


 O Seminário Diocesano São José em Campo Mourão será palco neste domingo, 16, a partir das 7h30 da edição 19 do evento Cristo É Nosso Show, tradicional no calendário católico do Centro-Oeste do Paraná. Entre as atrações o conhecido pregador e comunicador Dunga e o  Mourãoense de nascimento Fernando Vinhote. O padre Rômulo irá comandar na abertura o terço das rosas e o padre Valdir irá celebrar a missa de encerramento às 17 horas. 

O evento foi destaque neste sábado no segundo tempo do 1.545 programa Tocando de Primeira com apresentação do jornalista Ilivaldo Duarte na Rádio Colmeia FM. Foram entrevistados a advogada e membro da diretoria da Associação Cristo É Nosso Show,  Elisangela Cruz Faria e os jovens Hugo Nascimento e Ana Luísa Lachinski, que estarão no evento junto com a juventude da diocese de Campo Mourão.

Desde o ano passado o Cristo É Nosso Show deixou de ser realizado no parque de exposição Getúlio Ferrari e passou a acontecer no Seminário São José.

UM MARCO para o futebol mourãoense



 No encerramento do seu segundo mandato consecutivo como prefeito no próximo 31 de dezembro, Tauillo Tezelli que já foi responsável pelo poder executivo em quatro mandatos, além de um como vice, está radiante e satisfeito pelas ruas da cidade. 

Um dos motivos é a entrega de muitas obras que colocam a nossa cidade em outro patamar, como a tão esperada entrada da Capital do Centro-Oeste do Paraná e a esperada moderna pista do estádio municipal Roberto Brzezinski, que foi sonho de décadas.

Mas a última e em andamento é a revitalização do antigo estádio dos Amadores, na região do Jardim Aeroporto, batizado de estádio José Carlos Galbier em homenagem ao “Tio BEC”, que foi um líder no futebol amador com o seu tradicional Bariri Esporte Clube na década de 1980.

A arena “José Carlos Galbier” terá capacidade inicial para 4 mil torcedores, terá iluminação e uma boa estrutura com cabines de imprensa, e receberá no ano que vem os jogos do Nacional Atlético Clube na segunda divisão e também do  Sport na terceira divisão.

A obra está  acelerada e no fim de mandato é a “menina dos olhos” do primeiro prefeito    mourãoense

EVANGELHO DO DIA 16 de novembro 2024

 EVANGELHO

Deus fará justiça aos seus
escolhidos, dia e noite gritam por ele.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 18,1-8



Naquele tempo,
1
Jesus contou aos discípulos uma parábola,
para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre,
e nunca desistir, dizendo:
2
"Numa cidade havia um juiz 
que não temia a Deus,
e não respeitava homem algum.
3
Na mesma cidade havia uma viúva,
que vinha à procura do juiz, pedindo:
'Faze-me justiça contra o meu adversário!'
4
Durante muito tempo, o juiz se recusou.
Por fim, ele pensou:
'Eu não temo a Deus, 
e não respeito homem algum.
5
Mas esta viúva já me está aborrecendo.
Vou fazer-lhe justiça,
para que ela não venha a agredir-me!' ''
6
E o Senhor acrescentou:
"Escutai o que diz este juiz injusto.
7
E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos,
que dia e noite gritam por ele?
Será que vai fazê-los esperar?
8
Eu vos digo 
que Deus lhes fará justiça bem depressa.
Mas o Filho do homem, quando vier,
será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?"
Palavra da Salvação.

15 de nov. de 2024

O ORGULHO da filha Sara com o pai Ferdinando Ferneda Netto: “ O legado de um boia fria”



A jornalista e comunicadora Sara Ferneda Netto, de Assis Chateubriand, no Oeste do Paraná, me presenteou dia 7 de novembro em Campo Mourão com a obra “Ferdinando Ferneda Netto - o legado de um boia-fria”. De autoria de Inalva Corsi e Ari Bruno Lorandi e foto de capa de Renan Tadeu, que está  junto comigo e a filha do seu Ferdinando na “Escada da fama do cooperativismo brasileiro” em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.

Na obra que apreciei em conhecer a história de seu pai, Sara declara o orgulho e o que representa seu pai em sua vida: "Valores, princípios, legado são eternos quando não existe esforço para perceber que habitam em nós. É assim que vejo os ensinamentos dos meus pais. Por um lado, minha mãe, acolhedora, sem maldade no coração. Do outro, meu pai, um homem forte, de opinião implacável, que teve uma educação rígida, uma infância limitada, nunca frequentou bancos universitários, mas de uma sabedoria invejável. Quando paro para me ver, enxergo grande parte dessa essência em mim. Ele não teve estudo, mas entendia que essa seria a melhor herança que poderia nos deixar. Esse legado vivo, experimentado e compartilhado vai atravessar gerações.”

COMUNIDADE- os autores Inalva e Ari destacam que o reconhecimento da comunidade, através de seus representantes, é também um estímulo a outros para que sigam o exemplo de quem está sendo distinguido.

“A instituição de um meio de reconhecimento, que neste caso é o de Cidadão Honorário, é a maior honraria do município de Assis Chateaubriand, é a melhor forma encontrada para premiar pessoas que dedicaram grande parte da sua vida trabalhando para melhorar a vida das pessoas de uma maneira espontânea, apenas como benemérito”, sobre a honraria recebida por Ferdinando Ferneda Netto ao longo de mais de oito décadas de vida, toda dedicada à família e à comunidade.

“Foram suas mãos calejadas , por anos de trabalho e preocupação, anos cheios de amor, que fizeram também sua família se sentir segura. Mãos que muitas vezes estavam machucadas e sangravam só para ter certeza de que sua família estava alimentada. Altruístamente ele trabalhou todos os dias de sua vida para garantir que estava cuidando bem. Foram as mãos que definiram esse homem espetacular que recebe o justo reconhecimento da comunidade.”

Para ver o depoimento da filha Sara sobre seu pai no meu canal copie no https://youtu.be/nniqmQ4aFSg



EDUCAÇÃO E cultura: convidados no Tocando de Primeira 1545 deste sábado na Rádio Colmeia FM


Os diretores de escola Geraldo Teixeira, do Colégio Estadual Antônio Teodoro de Oliveira (ATO) e Roseli Cristiane de Souza Kloster, do Colégio Jaélcio Biácio, do distrito de Piquirivaí são convidados deste sábado 16, às 11 horas, no programa Tocando de Primeira na Rádio Colmeia FM. Ao
 jornalista Ilivaldo Duarte os professores irão contar suas histórias e atividades a frente dos seus estabelecimentos. Geraldo Teixeira data a sua primeira entrevista no programa Tocando de Primeira como vereador eleito para a nova legislatura em Campo Mourão.

Mas no segundo  tempo, presenças de Elisangela Faria e Hugo Gonçalves do Nascimento, coordenador do setor de Juventude da Diocese de Campo Mourão. Na pauta o grande evento Cristo É Nosso Show programado para este  17 de novembro. Cristo é Nosso Show e a 16ª Jornada Diocesana da Juventude. 

É neste sábado no programa campeão, um programa de conversas inteligentes com muita informação e irreverência, onde só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho: já foram apresentados 1544 programados aos sábados no ar.

Tocando de Primeira, orgulho paranaense marcando um golaço no rádio brasileiro.

EVANGELHO DO DIA 15 de novembro 2024

 EVANGELHO

O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,26-37



Naquele tempo, 
disse Jesus aos seus discípulos:
26
"Como aconteceu nos dias de Noé,
assim também acontecerá 
nos dias do Filho do Homem.
27
Eles comiam, bebiam,
casavam-se e se davam em casamento,
até ao dia em que Noé entrou na arca.
Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles.
28
Acontecerá como nos dias de Ló:
comiam e bebiam, compravam e vendiam,
plantavam e construíam.
29
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma,
Deus fez chover fogo e enxofre do céu
e fez morrer todos.
30
O mesmo acontecerá
no dia em que o Filho do Homem for revelado.
31
Nesse dia, quem estiver no terraço,
não desça para apanhar os bens 
que estão em sua casa.
E quem estiver nos campos não volte para trás.
32
Lembrai-vos da mulher de Ló.
33
Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la;
e quem a perde, vai conservá-la.
34
Eu vos digo:
nessa noite, dois estarão numa cama;
um será tomado e o outro será deixado.
35
Duas mulheres estarão moendo juntas;
uma será tomada e a outra será deixada.
36
Dois homens estarão no campo;
um será levado e o outro será deixado".
37
Os discípulos perguntaram:
"Senhor, onde acontecerá isso?"
Jesus respondeu:
"Onde estiver o cadáver, 
aí se reunirão os abutres".
Palavra da Salvação.

14 de nov. de 2024

EVANGELHO DO DIA 14 de novembro 2024

 EVANGELHO

O Reino de Deus está entre vós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,20-25



Naquele tempo,
20
os fariseus perguntaram a Jesus
sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus.
Jesus respondeu:
"O Reino de Deus não vem ostensivamente.
21
Nem se poderá dizer:
'Está aqui' ou 'Está ali',
porque o Reino de Deus está entre vós".
22
E Jesus disse aos discípulos:
"Dias virão em que desejareis ver
um só dia do Filho do Homem e não podereis ver.
23
As pessoas vos dirão:
'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'.
Não deveis ir, nem correr atrás.
24
Pois, como o relâmpago brilha 
de um lado até ao outro do céu,
assim também será o Filho do Homem, no seu dia.
25
Antes, porém, ele deverá sofrer muito
e ser rejeitado por esta geração".
Palavra da Salvação.

13 de nov. de 2024

EVANGELHO DO DIA 13 de novembro 2024

 EVANGELHO

Não houve quem voltasse para dar glória
a Deus, a não ser este estrangeiro.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,11-19

11
Aconteceu que, caminhando para Jerusalém,
Jesus passava entre a Samaria e a Galileia.
12
Quando estava para entrar num povoado,
dez leprosos vieram ao seu encontro.
Pararam à distância,
13
e gritaram: 
"Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!"
14
Ao vê-los, Jesus disse:
"Ide apresentar-vos aos sacerdotes".
Enquanto caminhavam, 
aconteceu que ficaram curados.
15
Um deles, ao perceber que estava curado,
voltou glorificando a Deus em alta voz;
16
atirou-se aos pés de Jesus, 
com o rosto por terra,
e lhe agradeceu.
E este era um samaritano.
17
Então Jesus lhe perguntou:
"Não foram dez os curados?
E os outro nove, onde estão?
18
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus,
a não ser este estrangeiro?"
19
E disse-lhe: 
"Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".
Palavra da Salvação.

CONFIA NO SENHOR e faze o bem

 

Salmo responsorial Sl 36(37),3-4.18-23.27 e 29 (R. 39a)


R. A salvação de quem é justo, vem de Deus!

3
Confia no Senhor e faze o bem, *
e sobre a terra habitarás em segurança.
4
Coloca no Senhor tua alegria, *
e ele dará o que pedir teu coração. R.

18
O Senhor cuida da vida dos honestos, *
e sua herança permanece eternamente.
23
É o Senhor quem firma os passos dos mortais *
e dirige o caminhar dos que lhe agradam. R.

27
Afasta-te do mal e faze o bem, *
e terás tua morada para sempre.
29
mas os justos herdarão a nova terra *
e nela habitarão eternamente. 

EVANGELHO DO DIA 12 de novembro 2024

 EVANGELHO

Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,7-10



Naquele tempo, disse Jesus:
7
"Se algum de vós tem um empregado
que trabalha a terra ou cuida dos animais,
por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo:
'Vem depressa para a mesa?'
8
Pelo contrário, não vai dizer ao empregado:
'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me,
enquanto eu como e bebo;
depois disso tu poderás comer e beber?'
9
Será que vai agradecer ao empregado,
porque fez o que lhe havia mandado?
10
Assim também vós:
quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram,
dizei: 'Somos servos inúteis;
fizemos o que devíamos fazer' ".
Palavra da Salvação.

11 de nov. de 2024

EVANGELHO DO DIA 11 de novembro 2024

 EVANGELHO

Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes
vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,1-6



Naquele tempo,
1
Jesus disse a seus discípulos:
"É inevitável que aconteçam escândalos.
Mas ai daquele que produz escândalos!
2
Seria melhor para ele
que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço
e o jogassem no mar,
do que escandalizar um desses pequeninos.
3
Prestai atenção:
se o teu irmão pecar, repreende-o.
Se ele se converter, perdoa-lhe.
4
Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia,
e sete vezes vier a ti, dizendo: 
'Estou arrependido',
tu deves perdoá-lo".
5
Os apóstolos disseram ao Senhor:
"Aumenta a nossa fé!"
6
O Senhor respondeu:
"Se vós tivésseis fé, 
mesmo pequena como um grão de mostarda,
poderíeis dizer a esta amoreira:
'Arranca-te daqui e planta-te no mar',
e ela vos obedeceria".
Palavra da Salvação.

10 de nov. de 2024

FEDERAÇÃO DOS AGRÔNOMOS do Paraná vai homenagear Ricardo Calderari na Categoria "Difusão de Tecnologia"

O engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, lapeano de nascimento e mourãoense de coração vai receber em dezembro na Capital dos paranaenses honraria da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, na Categoria " Difusão de Tecnologia". 

O prêmio é  reconhecimento aos profissionais destaque na classe agronômica paranaense que fomentam a valorizam a agronomia. 

CATEGORIAS - As categorias a serem homenageadas em 2024 aos profissionais da Agronomia serão as de Ensino, Pesquisa, Difusão de Tecnologias e de Relevantes Serviços, e a  categoria Extraordinária, que não tem necessidade do profissional ser engenheiro agrônomo. Os escolhidos pela comissão da Federação Paranaense prestaram relevantes serviços à agronomia ou ao agronegócio do Paraná.

ORGULHO - -"O sentimento é de muita satisfação. No final da minha vida profissional receber um prêmio deste significa muito. Os concorrentes são muito bons e para mim é uma  grande surpresa. Recebo e partilho esta honraria com todos àqueles que estiveram comigo nesses anos todos e colaboraram para enaltecer e difundir as mais diversas tecnologias, entre estas, a que reputo de maior expressão a do plantio direto, que revolucionou a nossa agricultura", comemora Calderari.

ORIGEM - Ricardo Accioly Calderari nasceu na Lapa, é filho de Frederico Senna Calderari e Ivone Accioly Calderari, e  casado com Maria Joana Titton Calderari, sendo pai de Mirele, Graziela e Ivone Maria.  É engenheiro agrônomo, agricultor, cooperativista, rotariano e voluntário, e reconhecido como um dos pioneiros da implementação do sistema de plantio direto no Brasil, em Campo Mourão, segundo Município a colocar a tecnologia em funcionamento, responsável pela viabilização da produção de alimentos, tornando o sistema produtivo mais eficiente, rentável e sustentável.

BAIRRISMO - "Dr. Ricardo é um cidadão, agricultor, cooperativista, rotariano e voluntário. Uma pessoa simples e cativante, de uma memória ímpar, com a facilidade de se comunicar e se relacionar com as pessoas nos mais diferentes segmentos, transmitindo ideias, alegria, confiança e otimismo.  Ele sempre defendeu que o mourãoense deve manifestar o seu amor por sua "aldeia", escreveu o jornalista Ilivaldo Duarte na homenagem em seu blog na tradicional "Entrevista de Domingo" publicada em agosto de 2020 ( https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2020/08/entrevista-de-domingo-ricardo-accioly.html ) 

CIDADÃO HONORÁRIO - Quando  ele recebeu em 2014 o 
título de Cidadão Honorário de Campo Mourão, manifestou o seu bairrismo. "É uma grande honra ser reconhecido como cidadão, fazer parte de uma cidade que me acolheu na minha mocidade, onde finquei as raízes de minha vida familiar e profissional. Não escolhemos a cidade onde nascemos, escolhemos sim a cidade onde queremos viver. Que possamos continuar fazendo tudo para que a nossa Campo Mourão seja realmente ‘Modelo do Paraná’, lindo torrão mais lindo de quantos há.  Aposto em um futuro grandioso para Campo Mourão: uma terra abençoada, farta de água, sol, povo trabalhador e honesto, com pesquisa e tecnologia, tenho certeza da contribuição desta cidade para o Brasil ser o grande celeiro do mundo.”