20 de out. de 2024

NÚMEROS IMPRESIONANTES da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná, os Jojups, em Campo Mourão

Mais de 3.200 atletas na faixa de 14 a 17 anos, distribuídos em 289 equipes representando 92 municípios nas disputas de oito modalidades movimentaram o esporte paranaense em Campo Mourão esta semana.  

Para esta realização foram contratados 150 árbitros, a colaboração de 10 profissionais do Municípios e do Governo do Estado. O restaurante com a cozinha padrão serviu 25 mil refeições no parque de exposições Getúlio Ferrari esta semana.

 O grande feito aconteceu na primeira etapa da fase final, dos Jogos da Juventude do Paraná, os Jojups no seu ano 36.  Os números impressionantes foram divulgados ontem no programa Tocando de Primeira, edição 1.543, somente aos sábados, com apresentação do jornalista Ilivaldo Duarte na Rádio Colmeia FM. Os convidados foram os professores Jair Grasso, atual secretário municipal de Esportes e Rosemeire de Caires, coordenadora geral dos escritórios regionais da Paraná Esportes, Emerson Viturini, o "Milico", coordenador de Jogos de Rendimento do Paraná  e Agnaldo Luiz Baldo, supervisor Técnico dos Jojups.

Segundo Jair Grasso, Campo Mourão aceitou em março o pedido do Governo do Estado para sediar a maior competição poliesportiva da juventude paranaense após a desistência de Umuarama. "Corremos bastante, mas em face de uma grande união entre todas as nossas lideranças e da vocação de Campo Mourão para o esporte e da vontade do prefeito Tauillo Tezelli foi possível nos organizamos e fazermos uma grande edição do Jojups", explica o dirigente mourãoense.

Na fase regional disputada em 12 cidades entre os meses de maio e junho, a competição reuniu mais de  11,6 mil participantes que vestiram as camisas de 287 municípios, integrando 735 equipes.

"Mas para chegar a Campo Mourão na 36ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) foram promovidas além das 12 regionais, mais quatro macrorregionais em Cornélio Procópio, Prudentópolis, Goioerê e Marechal Cândido Rondon, com mais de 3,6 mil atletas e técnicos de 128 municípios paranaenses para definir os classificados para esta fase final nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia", informa Agnaldo Baldo, que tem mais de 33 anos de atuação no esporte paranaense.

A fase final do Jojups que foi disputada esta semana em Campo Mourão, no Centro-Oeste, classificou os primeiros de cada modalidade para a disputa da etapa 2 da fase final dos Jojups programada para daqui a duas semanas em Campo Mourão, na última semana de outubro. "Além das modalidades coletivas, serão adicionadas dez modalidades individuais -  atletismo, ginástica rítmica, badminton, ciclismo, handebol de praia, natação, tênis, tênis de mesa, rugby e xadrez - As finais são divididas em série ouro e prata: a série ouro é composta pelos campeões da fase macrorregional (4), os três melhores colocados do ano anterior (3) e a equipe de Campo Mourão, como município-sede (1). A série prata é composta pelos segundos (4) e terceiros (4) colocados da macrorregional", explica Emerson Viturini, o "Milico", coordenador de Jogos de Rendimento do Paraná, comunicando também que os Jojups fazem parte de 11 jogos oficiais promovidos pelo Governo do Estado e secretaria do Esporte (SEES). 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário