De 31 de julho a 3 de agosto, o município de Quinta do Sol, localizado no Centro-Oeste do Paraná vai sediar o Festival de Folclore (Fefosol) que na sua 17ª edição vai receber grupos de danças folclóricas de várias regiões do Brasil e também de outros países.
"O evento é referência no cenário cultural popular e único do gênero no Estado, acontece todos os anos e reúne um grande número de pessoas de vários lugares do Paraná e de várias regiões do país. O Fefosol é também importante, porque além de valorizar a cultura também divulga e muito o nome de Quinta do Sol para todo o país", explica o professor Lucinei Carneiro, um dos fundadores do grupo Fefosol.
HISTÓRIA - Segundo o fundador do evento, incialmente o festival reunia grupos das escolas da região em um único dia no ginásio de esportes Ivan Carlos Lopes. "Mas a partir de 2008, passou a receber grupos de outros Estados e em 2010 se transferiu para a quadra esportiva da praça Gentil José Soares e com mais dias de apresentações. Em 2014 o Fefosol, retornou para o ginásio de Esportes e desde 2018 vem sendo realizado no Centro de Eventos Osvaldo Silva", lembra Lucinei Carneiro.
CAPITAL - A tradicão do Festival de Folclore, somada ao trabalho desenvolvido pelo Grupo Pôr do Sol, que participa de eventos por todo o Brasil e em vários países, transformou Quinta do Sol na "Capital Paranaense do Folclore", através da Lei Estadual nº 19.662 de 20 de setembro de 2018.
O Fefosol é uma realização da Associação de Pesquisa e projeção Folclórica Pôr do Sol com o apoio da Prefeitura Municipal de Quinta do Sol e patrocinadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário