29 de jun. de 2024

OSVALDO BROZA: Tocando de Primeira nas lembranças

 


No programa Tocando de Primeira, do dia 15 de janeiro de 2011, Ilivaldo Duarte reuniu estas três gerações do esporte mourãoense: o saudoso João da Silva Alves, o João Emílio, eterno (enquanto viveu) presidente do E.C. Estrela (clube no qual tive a honra de jogar por alguns anos), o também eterno e folclórico massagista Antonio Ferreira, o "Santo Antonio" (a Malu sempre se confunde e o chama de São Benedito), eu Osvaldo Broza e o professor Ronaldo Gonçalves da Silva, o "Ronaldinho", da Escolinha Copel de Futsal.  

“Papo agradável”, como escreveu na época o Ilivaldo, “com lembranças dos bons momentos do nosso esporte”, principalmente as contadas pelo João Emílio, de quem o esporte amador de Campo Mourão deve muita gratidão.

Saudosas lembranças do Estrela, do João Emílio e desse encontro memorável. 

- Esta lembrança apareceu no Facebook neste 29 de junho.

EMPATE em 4 a 4 no jogo Campo Mourão e Atlântico de Erechim no Majestoso


Em jogo de oito gols em grande partida, Campo Mourão e Atlântico de  Erechim empataram na noite deste sábado no Majestoso Belin Carolo, na rodada 13 da Liga Nacional.

O time de Campo Mourão saiu na frente e fez 2 a 0, mas sofreu a virada por 4 a 2, e no final o time da casa conseguiu o gol de empate na última bola do jogo, decretando 4 a 4 o placar final.


 

NA PRAÇA, o segundo tempo do Tocando de Primeira 1.529 na Colmeia


O segundo tempo do programa Tocando de Primeira 1.529 foi transmitido ao vivo e em cores da unidade móvel da Rádio Colmeia na praça São José em Campo Mourão. 
Na pauta em destaque o jogo do Campo Mourão na Liga Nacional de Futsal hoje contra o Atlântico. Os convidados de Ilivaldo Duarte foram com os  professores Jonatas Bursaca, Fernando Campos, Beto Souza e o mais novo preparador físico do time - Rafael Fontanella. 

 

O PRIMEIRO tempo do Tocando de Primeira 1.529 na praça São José

Neste sábado, 29, o Tocando de Primeira foi apresentado por Ilivaldo Duarte direto da praça São José pela unidade móvel da Radio Colmeia FM . 
No primeiro tempo entrevistas com Adir Santos, Rosimeire de Caires, Leandro Leite e Raquel Cruz, a “Pipoca”.  

Na pauta a conversa sobre as atividades dó bolão feminino, a fase final dos Jogos Escolares, o “CirNique” deste domingo no Parque do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira e os projetos do Sport de Campo Mourão para a terceira divisão paranaense,


 

SÁBADO HISTÓRICO para Rádio Colmeia FM


 Dia histórico para a Rádio Colmeia FM: primeiro evento com a unidade móvel da emissora mais tradicional no Centro-Oeste do Paraná há seis décadas aconteceu neste sábado na praça São José. Neste sábado ao vivo com os programas “Bom dia Campo Mourão” com Sidney Jardim e  “Tocando de Primeira”. 
Um golaço do diretor Deoclécio Silva, que comemora o investimento da emissora. “Há seis anos migramos da AM para a FM e continuamos investindo para ampliar a audiência da marca Colmeia e foi isso que conseguimos, graças a uma programação de qualidade, seja com os programas jornalístico e musical, que está na preferência dos nossos ouvintes em toda a nossa vasta região.”
Foi muito boa a experiência na história da comunicação Mourãoense e histórica, e a alegria em apresentar o Tocando de Primeira 1.529, há mais de 30 anos no microfone líder de audiência.

FLÁVIA MARIA vence 800 metros e comemora vaga para Olimpíadas de Paris


 Carimbada a participação da atleta Flávia Maria Lima na Olimpíadas de Paris após a vitória nos 800 metros rasos no troféu Brasil em São Paulo. Segundo o técnico Paulo César da Costa, o “Paulinho”, esta foi a quinta vitória dela nesta prova que é a mais importante na categoria - 2013, 2015, 2021, 2023 e 2024.
Após a Olimpíadas do Rio de Janeiro, com muita emoção ela comemora está excelente fase disputando competições por Campo Mourão. 

Nascida em Campo do Tenente, na região metropolitana de Curitiba, Flávia foi uma descoberta do “garimpeiro” professor Paulo César da Costa, o “Paulinho”. 

FERNANDO CAMPOS faz último jogo por Campo Mourão e vai para futsal da Polônia


O sul-mato-grossense Fernando de Souza Campos, faz hoje às 18 horas no Majestoso Belin Carolo, no jogo Campo Mourão x Atlântico de Erechim (RS). 

O preparador físico e mestre em Educação Física encerra seu ciclo após 18 meses no futsal de Campo Mourão e irá para o futsal europeu.

- “Obrigado por tudo e a todos do Campo Mourão Futsal, vou para um novo desafio pessoal e profissional. Vou como preparador físico da equipe Eurobus, time da Polônia para disputar a liga e copa polonesa.”

Fernando Campos nasceu em Mundo Novo (MS), tem mestrado em educação física e já defendeu por exemplo o Marechal Futsal nas temporadas 2020 e 2021, o Marreco, de Francisco Beltrão em 2022 e desde janeiro de 2023 no time de Campo Mourão. 

- “Defender as cores do Campo Mourão foi uma honra para mim, fazer  parte dessa linda história aqui me motivou para trabalhar junto com comissão técnica, diretoria e atletas. Sigo em frente e estou feliz e motivado para esse desafio pessoal e profissional, e juntos agora na Polônia.”

Fernando, os torcedores e apaixonados pelo futsal de Campo Mourão agradecem sua passagem e presença com a nossa gente e com o nosso esporte. Seja feliz na sua nova jornada com a graça de Deus. 

MOURÃOENSE, os escudos do primeiro time profissional no futebol de Campo Mourão


 A Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM), a Mourãoense, foi fundada no sábado, 10 de Outubro de 1964, por meio da fusão do União Operário com o Iguaçu. Depois o novo clube se organizou e conseguiu a filiação na Federação Paranaense de Futebol (FPF), na quinta-feira, do dia 17 de fevereiro de 1966. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Roberto Brzezinski (Capacidade: 2.500 pessoas), em Campo Mourão.

Na esfera profissional, disputou edições do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão e da Primeira. Na sua estreia, pelo Campeonato Paranaense da 1ª Divisão do Norte (na prática, a Segundona), em 19 de junho de 1966, empatou em 1 a 1, com o Andiraense, na cidade de Andirá. Mas no seu 1º jogo diante do seu torcedor, no domingo,  26 de junho de 1966, a Mourãoense acabou derrotado pelo Mandaguari, pelo placar de 2 a 0, em Campo Mourão.

EVANGELHO DO DIA 29 de junho 2024

 EVANGELHO

Muitos virão do Oriente e do Ocidente,
e se sentarão à mesa junto com Abraão, Isaac e Jacó.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 8,5-17


Naquele tempo,
5
quando Jesus entrou em Cafarnaum,
um oficial romano aproximou-se dele, suplicando:
6
"Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa,

sofrendo terrivelmente com uma paralisia".
7
Jesus respondeu: 
"Vou curá-lo".
8
O oficial disse: 
"Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa.
Dize uma só palavra 
e o meu empregado ficará curado.
9
Pois eu também sou subordinado
e tenho soldados debaixo de minhas ordens.
E digo a um : 'Vai!', e ele vai;
e a outro: 'Vem!', e ele vem;
e digo ao meu escravo: 
'Faze isto!', e ele faz".
10
Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado,
e disse aos que o seguiam:
"Em verdade, vos digo:
nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.
11
Eu vos digo:
muitos virão do Oriente e do Ocidente,
e se sentarão à mesa no Reino dos Céus,
junto com Abraão, Isaac e Jacó,
12
enquanto os herdeiros do Reino
serão jogados para fora, nas trevas,
onde haverá choro e ranger de dentes".
13
Então, Jesus disse ao oficial:
"Vai! E seja feito como tu creste".
E naquela mesma hora o empregado ficou curado.
14
Entrando Jesus na casa de Pedro,
viu a sogra dele deitada e com febre.
15
Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou.
Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo.
16
Quando caiu a tarde, levaram a Jesus
muitas pessoas possuídas pelo demônio.
Ele expulsou os espíritos, com sua palavra,
e curou todos os doentes,
17
para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
"Ele tomou as nossas dores
e carregou as nossas enfermidades".
Palavra da Salvação.

28 de jun. de 2024

MORRE AOS 84 anos Dudu, o companheiro de Ademir Da Guia, na Academia palmeirense


 “A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta informar que faleceu nesta sexta-feira (28), aos 84 anos, Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, um dos maiores ídolos de nossa gloriosa história. 

Quarto jogador que mais vezes atuou pelo Verdão, clube que defendeu em 615 jogos e por 13 temporadas seguidas, Dudu estava internado havia cerca de um mês, após sofrer fissura na bacia, e morreu por consequência de infecção abdominal.

Ícone das duas Primeiras Academias, grande parceiro do Divino Ademir da Guia e campeão pelo clube como atleta e treinador, Dudu nos deixa um legado sem igual de amor ao Palmeiras. “ - nota da Sociedade Esportiva Palmeiras.

TOCANDO de Primeira neste sábado será na Praça da Catedral na unidade móvel da Rádio Colmeia


 Será inédito o Tocando de Primeira 1.529 neste sábado, 29, com apresentação do jornalista Ilivaldo Duarte. O programa campeão será transmitido ao vivo da unidade móvel da Rádio Colmeia na praça da Catedral São José em Campo Mourão.

No programa deste sábado os convidados do primeiro tempo serão os dirigentes do bolão Adir dos Santos e do Sport Leandro Leite. E no segundo,  o preparador de goleiros Jonatas Bursaca (foto) e o supervisor Beto Souza, do Campo Mourão Futsal.

É neste sábado ao vivo e em cores no microfone líder de audiência da Rádio Colmeia FM. 

BOLÃO tem etapa regional domingo


Neste domingo, 30, 
Campo Mourão sediará a terceira etapa da regional Norte  do Campeonato Paranaense de bolão feminino, visando a classificação para a final. Os jogos serão na cancha de bolão na Associação Copel a partir das 10h30 com atletas de Campo Mourão, Maringá, Roncador e Arapongas,  


DESCANSE EM paz Dornélia Panceri

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, aos 89 anos, Dornélia Lurdes Hubner Panceri. Dona Donélia era conhecida em Campo Mourão e teve uma atuação ao longo de décadas na educação e voluntariado em Campo Mourão, juntamente com seu esposo Sérgio Luiz Panceri, falecido há nove anos.
Abaixo algumas das homenagens recebidas por ela durante sua vida profissional comunitária.
Descanse em paz dona Dornélia Panceri.








 

EVANGELHO DO DIA 28 de junho 2024

 EVANGELHO

Se queres, tu tens o poder de me purificar.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 8,1-4

1
Tendo Jesus descido do monte,
numerosas multidões o seguiam.
2
Eis que um leproso se aproximou
e se ajoelhou diante dele, dizendo:
"Senhor, se queres, 
tu tens o poder de me purificar".
3
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
"Eu quero, fica limpo".
No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.
4
Então Jesus lhe disse:
"Olha, não digas nada a ninguém,
mas vai mostrar-te ao sacerdote,
e faze a oferta que Moisés ordenou,
para servir de testemunho para eles".
Palavra da Salvação.

EVANGELHO DO DIA 27 de junho 2024

 EVANGELHO

A casa construída sobre a rocha e
a casa construída sobre a areia.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 7,21-29


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
21
"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor',
entrará no Reino dos Céus, 
mas o que põe em prática
a vontade de meu Pai que está nos céus.
22
Naquele dia, muitos vão me dizer:
'Senhor, Senhor, 
não foi em teu nome que profetizamos?
Não foi em teu nome que expulsamos demônios?
E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?'
23
Então eu lhes direi publicamente:
Jamais vos conheci.
Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24
Portanto, quem ouve estas minhas palavras
e as põe em prática,
é como um homem prudente,
que construiu sua casa sobre a rocha.
25
Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos deram contra a casa,
mas a casa não caiu,
porque estava construída sobre a rocha.
26
Por outro lado,
quem ouve estas minhas palavras 
e não as põe em prática,
é como um homem sem juízo,
que construiu sua casa sobre a areia.
27
Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos sopraram e deram contra a casa,
e a casa caiu, e sua ruína foi completa!"
28
Quando Jesus acabou de dizer estas palavras,
as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento.
29
De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade
e não como os mestres da lei.
Palavra da Salvação.

EVANGELHO DO DIA 26 de junho 2024

 EVANGELHO

Pelos seus frutos vós os conhecereis.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 7,15-20



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15
"Cuidado com os falsos profetas:
Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha,
mas por dentro são lobos ferozes.
16
Vós os conhecereis pelos seus frutos.
Por acaso se colhem uvas de espinheiros
ou figos de urtigas?
17
Assim, toda árvore boa produz frutos bons,
e toda árvore má, produz frutos maus.
18
Uma árvore boa não pode dar frutos maus,
nem uma árvore má pode produzir frutos bons.
19
Toda árvore que não dá bons frutos
é cortada e jogada no fogo.
20
Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis".
Palavra da Salvação.

EVANGELHO DO DIA 25 de junho 2024

 EVANGELHO

Tudo quanto quereis que os outros vos façam,
fazei também a eles.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 7,6.12-14



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
6
"Não deis aos cães as coisas santas,
nem atireis vossas pérolas aos porcos;
para que eles não as pisem com os pés
e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12
Tudo quanto quereis que os outros vos façam,
fazei também a eles.
Nisto consiste a Lei e os Profetas.
13
Entrai pela porta estreita,
porque larga é a porta
e espaçoso é o caminho que leva à perdição,
e muitos são os que entram por ele!
14
Como é estreita a porta
e apertado o caminho que leva à vida!
E são poucos os que o encontram"!
Palavra da Salvação.

EVANGELHO DO DIA 24 de junho 2024

 EVANGELHO

Nascimento de João Batista.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,57-66.80


57
Completou-se o tempo da gravidez de Isabel,
e ela deu à luz um filho.
58
Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor
tinha sido misericordioso para com Isabel, 
e alegraram-se com ela.
59
No oitavo dia, foram circuncidar o menino,
e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
60
A mãe porém disse:
"Não! Ele vai chamar-se João".
61
Os outros disseram:
"Não existe nenhum parente teu com esse nome!"
62
Então fizeram sinais ao pai,
perguntando como ele queria
que o menino se chamasse.
63
Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu:
"João é o seu nome".
E todos ficara admirados.
64
No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu,
sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.
65
Todos os vizinhos ficaram com medo,
e a notícia espalhou-se
por toda a região montanhosa da Judeia.
66
E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando:
"O que virá a ser este menino?"
De fato, a mão do Senhor estava com ele.
80
E o menino crescia e se fortalecia em espírito.
Ele vivia nos lugares desertos,
até ao dia em que se apresentou publicamente a Israel.
Palavra da Salvação.

23 de jun. de 2024

DEFINIDOS semifinalistas da Divisão de Acesso 2024: rodada vai definir cruzamentos


 Já estão conhecidos os semifinalistas da Divisão de Acesso do futebol paranaense 2024 e a última rodada no domingo que vem irá definir os cruzamentos para os jogos decisivos.

Paraná Clube, Rio Branco, Paranavaí e Patriotas estão garantidos. Na próxima rodada o Paraná (17) vai jogar em Paranavaí (16), o Rio Branco (17) recebe em casa o Apucarana que briga para não cair; o Patriotas (16) vai enfrentar o Nacional, que já está livre do rebaixamento e fora das semifinais.

ACABOU O SONHO! NACIONAL está fora das semifinais e em agosto, o Sport vai jogar a “Terceirona” no RB


Bom mesmo é ganhar! Esta é uma das minhas frases preferidas. E fazer a lição de casa sendo eficiente diante da sua torcida é fundamental para quem quiser ir mais longe no campeonato. E foi isso exatamente o que faltou ao Nacional Atlético Clube na sua estreia este ano como time de Campo Mourão na Divisão de Acesso. Em quatro jogos no Roberto Brzezinski - imagem acima que registrei na manhã de sábado, dia do jogo com o Rio Branco-,  o Nacional empatou três e perdeu um jogo. Ganhou 3 dos 12 pontos, ou seja, apenas 25% dos pontos jogando em casa. 

E como o "se" não joga e não entra em campo, o empate de ontem sem gols com o Rio Branco no RB, aliado a goleada do Patriotas por 3 a 0 em cima do Paranavaí na manhã deste domingo, deixa o Nacional  fora das semifinais e irá jogar domingo que vem para cumprir tabela em Campo Largo.

Assim, o Nacional estará na segunda de divisão de 2025, mas fica sem calendário após o jogo do próximo domingo em Campo Largo.

E o futebol profissional em Campo Mourão volta suas atenções para a partir de agosto com a volta do Sport, o "Leão do Vale", na terceira divisão, sob nova direção, comandado pelo dirigente Leandro Leite.

PARA CONSOLIDAR A NOSSA FÉ precisamos ser firmes e perseverantes no nosso dia a dia


"Nem sempre percebemos a presença de Jesus, mas Ele está sempre ao nosso lado. O importante é reconhecer que Aquele que tem poder sobre a natureza também pode chegar aos Reunidos para celebrar o Dia do Senhor, hoje somos interpelados a consolidar a fé que de Deus recebemos.

E diante das adversidades precisamos nos manter firmes e perseverantes porque momentos como esses, são ocasiões para reconhecermos a fidelidade do Senhor que está no meio de nós. Repletos de alegria pela certeza de sua presença, vamos comemorar sempre." - Folheto litúrgico da Arquidiocese do Rio de Janeiro deste domingo, 23 de junho 2024

EVANGELHO DO DIA 23 de junho 2024

 EVANGELHO

Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,35-41

35
Naquele dia, ao cair da tarde,
Jesus disse a seus discípulos:
"Vamos para a outra margem!"
36
Eles despediram a multidão
e levaram Jesus consigo,
assim como estava, na barca.
Havia ainda outras barcas com ele.
37
Começou a soprar uma ventania muito forte
e as ondas se lançavam dentro da barca,
de modo que a barca já começava a se encher.
38
Jesus estava na parte de trás,
dormindo sobre um travesseiro.
Os discípulos o acordaram e disseram:
"Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?"
39
Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar:
"Silêncio! Cala-te!"
O ventou cessou e houve uma grande calmaria.
40
Então Jesus perguntou aos discípulos:
"Por que sois tão medrosos?
Ainda não tendes fé?"
41
Eles sentiram um grande medo
e diziam uns aos outros:
"Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?"
Palavra da Salvação.