29 de mai. de 2024

EVANGELHO DO DIA 29 de maio 2024

 EVANGELHO

Eis que estamos subindo para Jerusalém,
e o Filho do Homem vai ser entregue.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,32-45


Naquele tempo,
32
os discípulos estavam a caminho,
subindo para Jerusalém.
Jesus ia na frente.
Os discípulos estavam espantados,
e aqueles que iam atrás estavam com medo.
Jesus chamou de novo os Doze à parte
e começou a dizer-lhes 
o que estava para acontecer com ele:
33
"Eis que estamos subindo para Jerusalém,
e o Filho do Homem vai ser entregue
aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei.
Eles o condenarão à morte 
e o entregarão aos pagãos.
34
Vão zombar dele, cuspir nele, 
vão torturá-lo e matá-lo.
E depois de três dias ele ressuscitará".
35
Tiago e João, filhos de Zebedeu,
foram a Jesus e lhe disseram:
"Mestre, queremos que faças por nós 
o que vamos pedir".
36
Ele perguntou:
"O que quereis que eu vos faça?"
37
Eles responderam:
"Deixa-nos sentar um à tua direita 
e outro à tua esquerda,
quando estiveres na tua glória!"
38
Jesus então lhes disse:
"Vós não sabeis o que pedis.
Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?
Podeis ser batizados com o batismo
com que vou ser batizado?"
39
Eles responderam: 
"Podemos".
E ele lhes disse:
"Vós bebereis o cálice que eu devo beber,
e sereis batizados com o batismo
com que eu devo ser batizado.
40
Mas não depende de mim conceder
o lugar à minha direita ou à minha esquerda.
É para aqueles a quem foi reservado".
41
Quando os outros dez discípulos ouviram isso,
indignaram-se com Tiago e João.
42
Jesus os chamou e disse:
"Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem
e os grandes as tiranizam.
43
Mas, entre vós, não deve ser assim:
quem quiser ser grande, seja vosso servo;
44
e quem quiser ser o primeiro, 
seja o escravo de todos.
45
Porque o Filho do Homem não veio para ser servido,
mas para servir e dar a sua vida 
como resgate para muitos".
Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário