HISTÓRIA - Você sabia que, conforme a tradição popular, a imagem da Virgem de Caacupé, que ocupa os altares paraguaios, foi esculpida por um indígena guarani fugitivo, em meados de 1600?
Naquela época, o indígena se viu encurralado por outros aborígines que o perseguiam e queriam matá-lo, se escondeu atrás de uma grande árvore e entre súplicas, suspiros, medo e esperança, prometeu que se fosse salvo faria com aquele tronco que o protegia uma imagem de Nossa Senhora. Milagrosamente, os perseguidores passaram ao seu lado sem o terem percebido e depois, fora de perigo, o nativo guarani esculpiu duas imagens da Virgem, uma grande, que destinou à igreja da aldeia, e outra menor, que fez para sua devoção particular.
Mais tarde, outro fato marcou os povos indígenas, quando houve uma inundação no lago de Ypacaraí, arrastando tudo que estava a sua margem. Habitantes do lugar ficavam ali na praia na esperança de recuperar seus pertences ou o corpo de algum familiar. De repente um índio carpinteiro, chamado José, vê descendo pelas águas barrentas do lago uma pequena maleta de couro e, ao resgatá-la, descobre em seu interior uma pequena imagem da Virgem de Caacupê coberta por panos.
Todos na aldeia sabiam a origem daquela imagem, e em que circunstâncias ela fora esculpida, mas seu dono nunca mais apareceu. O que ninguém conseguia explicar era o porquê aquela imagenzinha, que havia percorrido diversas aldeias sem qualquer proteção, acabava sendo encontrada toda embalada, dentro da maleta de couro.
Depois de ficar por algum tempo na casa do indígena José e de ter testemunhado inúmeros prodígios e graças, a imagem foi levada à aldeia de Tobati, onde lhe construíram uma capela. Para ali acorreram muitos moradores e logo a aldeia cresceu, dando origem ao distrito de Caacupé.
CIDADE DE CAACUPÉ - A cidade é um distrito do Paraguai, sendo a capital do departamento de Cordillera. Sua população é de 42.127 habitantes e fica próxima ao Lago de Ypacaraí e Assunção. Caacupé é um distrito do Paraguai, capital do departamento de Cordillera. Caacupé se localiza a 54 km de Assunção, capital do Paraguai, em uma região mais alta em relação a capital. Sua população é de 56 864 habitantes. Na cidade está localizada a Basílica de Caacupé.
CURIOSIDADE - Em agradecimento à Nossa Senhora
do Caacupé, os povos indígenas da região começaram a se esforçar nos cuidados com a santa de devoção: faziam belas capas e vestidos para ela, enchiam-a de joias e colocavam cabelos em sua cabeça.Os longos cabelos são parte importante da imagem. Todo ano, os devotos arrumam uma nova cabeleira para Nossa Senhora de Caacupé, de modo que ela fique muito bonita para ser reverenciada. Essa é a forma que os paraguaios encontram para demonstrar seu amor pela padroeira do país.
DATA - O dia da padroeira do Paraguai é celebrado em 08 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário