12 de ago. de 2023

ENTREVISTA DE DOMINGO: professor Márcio Rinaldo

"O futsal é apaixonante, um jogo dinâmico e ao mesmo
tempo imprevisível e também emocionante. Um jogo de xadrez em várias situações e ao mesmo tempo de muita superação", afirma o professor e técnico de futsal Márcio Aparecido Rinaldo. Segundo ele, "Ser treinador é um dom divino e com muito esforço e dedicação pode ser desenvolvido." 
Márcio é o homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no BLOG DO ILIVALDO DUARTE e acredita que com sua profissão pode contribuir para o desenvolvimento educacional dos atletas e ao mesmo tempo a busca pelo crescimento mental e físico em todos os âmbitos.

QUEM É MÁRCIO APARECIDO RINALDO? Sou filho da terra, nascido e criado aqui, filho da dona Vani Rinaldo com muito orgulho. Sou casado com Fabiane, nasci  em Campo Mourão no ano de 1978, sou pai de João Vitor, 21, e Maria Eduarda, 14. Moro no bairro Lar Paraná. em Campo Mourão.

COMO SE DEFINE? Um vencedor na vida, homem realizado e uma pessoa de personalidade forte que não se deixa abalar pelas dificuldades da vida. Para aqueles que me conhecem creio que me notam como um
amigo verdadeiro e uma pessoa de confiança, humilde e batalhadora.

ONDE E ONDE FOI SUA INFÂNCIA? Cresci na Vila Urupês até os meus quatro anos e depois fui morar na avenida Manoel Mendes de Camargo onde é a casa da minha mãe até hoje.

ONDE ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei na escola da Vila Urupês até a antiga 4ª série e depois na  Unidade Pólo onde fiz toda a educação fundamental e o ensino médio. Formei em Educação Física pela Unifag de Cascavel. Sou especialista em futsal pela Unopar de Londrina, Especialista em treino do jovem atleta pela Unifag e também especialista em Personal Trainer pela Fateb de Telêmaco Borba. Mestre em Exercício Físico na promoção da Saúde pela Unopar de Londrina e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina na linha de pesquisa sobre Fisiologia do Exercício. Atualmente, sou pós-doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. 

DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA VIDA? PELO ESPORTE? PELO FUTSAL? QUEM FOI O “CULPADO”? Devo toda a minha formação ao esporte, em especial ao futsal e futebol. Já na década de 1980, dei meus primeiros passos em campinhos de terra e depois escolinhas da prefeitura em Campo Mourão, treinando com o Mário Paulista, e depois nos Jogos Escolares jogando pela Unidade Pólo com o saudoso professor Jair Lençone e também com o professor Idevalci Ferreira Maia, o "Idê".  

Depois fui atleta da cidade onde participei dos Jogos da Juventude no futsal com o professor Itamar Tagliari e dos Jogos Abertos com o professor Gilmar Fuzeto, e também no futebol com o técnico Pedro Cordeiro.

Ainda juvenil treinava e participava da equipe de futsal da Coamo e jogava a Chave Ouro nos anos de 1995 e 1996. Tive a oportunidade de treinar e jogar no sub-15 do Atlético Paranaense em 1993, sendo campeão metropolitano em Curitiba.

QUAL A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Iniciei muito jovem como treinador, ainda na década de 1990. Em 1994 na Escolinha da Copel, e de 1995 até 1998 na Escolinha da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão. De 1998 até 1999 trabalhei na Escolinha da Associação Tagliari disputando competições estaduais pela Federação Paranaense.

Fui treinador da Escola de Futsal da Eucatur, em Cascavel nos anos de 1999 até 2003, e treinador da Associação Atlética comercial durante sete anos em Cascavel, trabalhando com as categorias de base. 

Como treinador de equipes adultas, meu primeiro ano foi em 2005 no Campo Mourão Futsal pela Chave Ouro. Depois treinador na Chave Prata pela Associação Cascavelense de futsal (ACF) de 2007 até 2010. Fui treinador da seleção do município de Cascavel nos anos de 2010 e 2011. 

E OS TÍTULOS CONQUISTADOS? Títulos? Ah, sim, guardo com muita alegria o de treinador campeão do sub-13 da taça Paraná e sub-11 pela Associação Atlética Comercial de Cascavel. Os de campeão dos Jogos da Juventude em 2010 pela seleção de Cascavel, da Chave Prata pela ACF de Cascavel em 2010. 

Como treinador do Campo Mourão Futsal de 2012 até 2017 pela chave ouro e em 2016, da Chave Prata como vice-campeão. Como treinador do Apucarana em 2021 e 2022 pela Chave Prata disputamos duas semifinais da competição. Atualmente, sou professor Universitário pela Universidade Paranaense (Unipar), no curso de Educação Física.

O QUE MAIS GOSTA DE FAZER? Gosto de ser professor Universitário, treinador de futsal e empreendedor.

QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? Ir tentar ser jogador de futebol em Curitiba aos 14 anos. Mesmo não conseguindo foi uma grande lição de vida e também um amadurecimento em todos os aspectos.

QUAIS VITÓRIAS E CONQUISTAS DESTACA NA SUA HISTÓRIA DA SUA VIDA? Creio que a maior Vitoria da minha vida é ser pai dos meus filhos João Vitor e Maria Eduarda.

O QUE LEVA A GOSTAR DO FUTSAL E DE SER TREINADOR? O futsal é apaixonante, um jogo dinâmico e ao mesmo tempo imprevisível e também emocionante. Um jogo de xadrez em várias situações e ao mesmo tempo de muita superação. Ser treinador é um dom divino e com muito esforço e dedicação pode ser desenvolvido, confesso que o que me leva ser treinador é a possibilidade de através dessa profissão poder contribuir para o desenvolvimento educacional dos atletas e ao mesmo tempo a busca pelo crescimento mental e físico em todos os âmbitos.

COMO É A EXPERIÊNCIA DE SER TREINADOR DO FUTSAL? A experiência é desafiadora, instigante e muito intensa, porque nos últimos anos o futsal ficou muito nivelado e teve grande crescimento em todas as áreas sendo elas físicas, técnicas e táticas associadas ao profissionalismo das competições e número de equipes que participam de todas as competições a nível estadual e nacional. Os investimentos são maiores e com o avanço da tecnologia todos os jogos são transmitidos para todo o mundo.

COMO FOI A TEMPORADA DE 2022? Em 2022 fizemos um grande trabalho em Apucarana colocando a equipe pela segunda vez consecutiva como uma das melhoras na chave prata e também em terceiro lugar nos jogos abertos do Paraná fase final.

QUAL O NÍVEL DO NOSSO FUTSAL PARANAENSE?  O futsal paranaense é sem dúvida um dos melhores do pais, tendo três divisões muito competitivas e também as categorias de base que vem crescendo muito nos últimos anos. Possuímos sete equipes que jogam a Liga Nacional, e isso eleva ainda mais o nível do nosso estado dentro da modalidade.

COMO AVALIA O ESTÁGIO ATUAL DO ESPORTE MOURÃOENSE? Avalio de forma positiva, tendo em vista que temos muitos talentos despontando em todas as modalidades sendo elas individuais e coletivas. Temos excelentes técnicos desportivos. O que precisamos é ter um incentivo maior para capacitação e preparação constante dos nossos profissionais.

SONHA EM VOLTAR A DIRIGIR O FUTSAL DE CAMPO MOURÃO? Creio que em breve serei treinador ou ocuparei um cargo em um novo projeto que tenho vontade de desenvolver em nossa cidade. Estamos trabalhando para isso acontecer o mais rápido possível, oportunizando atletas da cidade e região associado a trabalhos sociais também.

COMO AVALIA O TRABALHO DO CAMPO MOURÃO FUTSAL? Sempre acompanho, estão de parabéns pelo trabalho. Campo Mourão virou referência nacional.

O QUE MAIS TE MOTIVA NO ESPORTE? A capacidade de transformação do ser humano, o esporte é uma grande ferramenta de desenvolvimento educacional, social e para saúde. Onde todos envolvidos são importantes, independente da função ou cargo que ocupem.

O QUE MUDOU NO ESPORTE COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA? O futebol e futsal mudaram muito com a tecnologia, hoje tudo é monitorado e as pesquisas realizadas proporcionaram o desenvolvimento em

todas as áreas, os atletas percorrem distâncias maiores,  com mais velocidades e intensidades do que antes. Isso deixou o esporte mais competitivo, a internet facilitou muita coisa. Hoje em dia tudo virou ciência, não existe mais espaço para amadorismo em nenhuma área do esporte. Diante disso tudo precisa ser planejado e bem orientado pelos profissionais devido a visibilidade proposta pela internet. As informações estão para todos, basta saber utilizar essas informações de forma correta.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA O PRESENTE E FUTURO DO ESPORTE? O grande desafio será sempre buscar a evolução das modalidades em busca do

profissionalismo. Algo que me incomoda no futsal é o fato de pessoas que não são profissionais da área tomar decisões sem ter conhecimento de causa. Infelizmente quem comanda o futsal na sua grande maioria não são profissionais da área do esporte. E ainda muitas pessoas buscam se aproveitar do esporte para promoção pessoal prejudicando as modalidades que precisam ter profissionais que estudaram e estudam o esporte em geral. Outro desafio é aproximar a comunidade em geral com os projetos propostos, e nem todos os administradores esportivos que na são do esporte sabem fazer isso.

UMAS E OUTRAS

QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO? Esporte preferido sempre será o futsal e futebol.

TIME DO CORAÇÃO? ÍDOLO? Flamengo e no futebol destaco o Zico, Falcão do Futsal, Ronaldo o "fenômeno", Messi e Cristiano Ronaldo.


QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ DIRIGIU E JÁ VIU JOGAR? Profissionalmente a melhor equipe foi em  2013 pela Chave Ouro por Campo Mourão, que ficou  em sexto lugar na competição.

CASO FOSSE MINISTRO DOS ESPORTES QUAIS SERIAM SEUS PROJETOS? Se fosse ministro dos Esportes um dos projetos seria tentar introduzir a obrigatoriedade da participação das crianças nas escolas em duas modalidades, sendo uma individual e outra coletiva. Com o objetivo educacional e também voltada para saúde física e mental dos nossos jovens em formação.

CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO E POR QUÊ? Vou citar três do nosso esporte, os quais conheço e tive a oportunidade de conviver. Os professores Itamar Tagliari e Mário Paulista, e o saudoso Marcolino de Oliveira. Essas pessoas são fantásticas e tenho certeza que todos possuem admiração por elas devido a tudo que fizeram pelo esporte em Campo Mourão ajudando muita gente.

QUAL FOI A MELHOR TURMA ONDE TRABALHOU OU CONVIVEU? Creio que todas as equipes me trouxeram um grande aprendizado, porque todas foram importantes para cada situação vivida. Mas quero destacar a equipe de 2015 do Campo Mourão Futsal na qual fui treinador e fomos rebaixados. Foi um ano muito difícil para todos nós com apenas jogadores da cidade, pouco investimento e dificuldades de treinamentos em virtude dos atletas terem jornada dupla e alguns até jornada tripla (trabalho, estudos e treinos). Foi um ano desafiador, fomos rebaixados mas, honramos a camisa do Campo Mourão Futsal até o final. Saímos de cabeça erguida e não abandonamos o barco em momento nenhum. Foram muitas derrotas dentro e fora de casa, mas demos o nosso melhor e mesmo sendo rebaixados saímos de cabeça erguida pelo sacrifício e honra que tivemos.

QUEM É TREINADOR EXEMPLO E POR QUÊ? Conheci vários treinadores, muitos deles são gigantes, mas, vou destacar um colega de profissão que é o Cassiano Klein

- atual treinador do Joinville futsal. Ele é um treinador que confia no processo do trabalho duro e acredita nas suas convicções, faz o atleta se desenvolver não só no aspecto técnico e tático, mas também no mental. 

VAPT-VUPT 

ÉTICA: Ética tem a ver com moral, onde acredito que para ser vencedor não precisamos desmerecer ou prejudicar ninguém. Cada um deve cuidar da sua vida e do seu trabalho, sem se preocupar se outros fazem melhor ou pior. No final das contas é você com você mesmo.

MÚSICA: Tocando em Frente. (Almir Sater e Renato Teixeira).

LIVRO: Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie).

CAMPO MOURÃO: Um dos melhores lugares para crescer e criar os filhos.

FAMÍLIA: Base de tudo na vida.

RELIGIÃO: Católica.



ESPERANÇA: Acabar a desigualdade social o preconceito no mundo.

SONHO: Chegar ao final da vida e ter orgulho de tudo fiz e quantas pessoas pude ajudar.

SAUDADES: Saudades da Minha avó querida que me deixou há 20 anos, e dos tempos de infância e adolescência.

QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR? Desenvolver um novo projeto em Campo Mourão de futsal. Já fiz isso e vou fazer novamente.

QUAL VIAGEM GOSTARIA DE FAZER E PAÍS A CONHECER? Primeiro conhecer o nosso pais, que é maravilhoso e depois ter a oportunidade de conhecer o mundo.

SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, O QUÊ JAMAIS TERIA FEITO? Creio que fiz tudo que tive que fazer, e não me arrependo pois, tudo me agregou para ser quem sou hoje.

COMO É A SUA ROTINA? Sou professor no período Noturno em Umuarama e em Cianorte, e durante o dia empreendedor na área de colchoes ergonômicos e de  terapias. Quando estou treinador de futsal me divido com todas atividades.

QUE LEGADOS GOSTARIA DE DEIXAR PARA OS OUTROS? Gostaria de deixar uma imagem de homem leal aos meus princípios e valores que estão acima de qualquer bem material.

UM "GOLAÇO" QUE MARCOU NA SUA VIDA E COMEMOROU MUITO: Creio que minha formação: Graduação, mestrado e doutorado.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É: A melhor fase da vida, a vida está extraordinária em todos os sentidos. Sou grato a tudo.

SER CONVIDADO PARA ESTA ENTREVISTA DE DOMINGO: Está sendo uma grande Honra. Fazer parte desses homenageados é motivo de muito orgulho para mim. Poucos são os que tem essa oportunidade em receber essa homenagem de um profissional tão grande como você Ilivaldo Duarte.

RECADO AOS LEITORES: Creio que é muito importante valorizarmos os filhos da nossa terra. Gratidão por essa oportunidade.

QUE PERGUNTA NÃO FOI FEITA E GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?   - FAÇA E RESPONDA.  Todas perguntas na minha opinião foram perfeitas. MAS, FAREI UMA: GOSTARIA DE AGRADECER ALGUÉM POR ALGO NA VIDA? Primeiro agradeço quem eu sou, a minha família e depois, a todos os meus professores que estiveram  ao longo da minha vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário