A ex-vereadora, deputada e suplente de senadora mourãoense Amélia de Almeida Hruschka será homenageada em março pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios em Campo Mourão. Dona Amelinha, como é conhecida, é uma das mulheres que fizeram e fazem história em nossa cidade.
Juntamente com outras mulheres Amélia Hruschka participará de evento especial a ser promovido pela entidade que congrega dezenas de lideranças femininas de Campo Mourão e região.
HISTÓRIA com conquistas
Amelinha nasceu em Lins, no interior de São Paulo. Em 1949 sua família mudou para Londrina, no norte do Paraná. Como seu pai era cafeicultor e pecuarista, e adquiriu uma fazenda em Goioere, em 1953 mudou-se para Campo Mourão. Ela formou-se em Direito na Faculdade de São Carlos.
Em 1957 casou-se com o catarinense Alfonso Germano Hruschka, e desta união nasceram Afonso Celso, Marcelo, Greice Mara, Carla Patrícia.
Amélia entrou para a política pela Arena, foi eleita vereadora de Campo Mourão em 1976, sendo também eleita segunda suplente de Affonso Camargo Neto para o Senado.
Em 1982 foi eleita deputada estadual, sendo a mulher mais votada ao lado de Ironia Pugliesi; criou a lei de emancipação do município de Luiziana e foi reeleita deputada em 1986.
Nenhum comentário:
Postar um comentário