29 de ago. de 2021

MARCELINHO conquista Copa do Mundo de Futsal Sub-21


O mourãoense Marcelinho Santos, um dos filhos do Jader e da Araceli, jogando pelo Corinthians é campeão invicto da Copa Mundo do Futsal Sub-21. A conquista foi Neste sábado, 28, em Dourados, no Mato Grosso do Sul, na vitória por 3 a 0 sobre o Magnus/Sorocaba por 3 a 0.
Na campanha, os alvinegros venceram Vasco (2 a 1),  Minas (1 a 0),  Olímpia (8 a 0),  Marechal (6 a 0), e sagraram-se bicampeões em 2021, após terem vencido a competição em 2019.

Esse é o segundo título do Corinthians competição, já que o Timão havia vencido a primeira edição do torneio em 2019. 
Na imagem abaixo, há cinco anos, Marcelinho ao lado do técnico Beto e dos colegas de seleção mourãoense Brian e Felipinho, no programa campeão Tocando de Primeira, apresentado por Ilivaldo Duarte.

 Marcelinho começou na base e faz parte da equipe principal do Corinthians, onde participou das conquistas do Campeonato Paulista, Brasileiro Sub-20,Supercopa adulto e Copa do Brasil adulto.


"AJUDAR O PRÓXIMO não é nada excepcional, o contrário é que impressiona", diz José Turozi


"Ainda há preconceitos, tem pessoas ainda que dizem ter dó ou pena das pessoas com deficiências. Não é desta forma que temos que reconhecer estas pessoas. Há que  continuar esta conscientização das comunidades acerca do direito e da oportunidades que temos que dar a elas. Todos os anos lançamos uma campanha em nível nacional para despertar a consciência das pessoas acerca destas pessoas especiais. Assim, esperamos que nos próximos anos e no futuro poderemos mudar esta realidade",  afirma José Turozi, presidente da Federação das Apaes do Brasil.
Turozi foi homenageado em 2009 com o troféu Tocando de Primeira na edição 821, na então Rádio Rural, pelo jornalista Ilivaldo Duarte, e reforça a importância da prática da caridade.
-"Fazer filantropia e ajudar ao próximo não é nada excepcional, a atitude contrária é que impresiona. Como dizia Charles Chaplin: “mais do que máquinas, precisamos de humanidade”.

JOSÉ TUROZI e o sentimento de paixão e amor pela Apae


Dez anos da sua chegada em Campo Mourão, em 1976, o londrinense José Turozi, um dos filhos do casal Artur Turozi e Letícia, foi convidado para iniciar seu voluntariado na Apae, inicialmente em solo mourãoense.
-"Mudei para Campo Mourão em 1976, vindo trabalhar na Acarpa, depois Emater PR e hoje IDT. 
Em 1986, fui convidado por um grande amigo (in memorian) José Wierchon (presidente da Apae na época), para ser o seu vice-presidente. Fizemos o projeto da Apae Urbana, e no final de 1990 assumi a presidência da Apae e o José Wierchon era o vice. Era para nós ficarmos trocando de cargo, para não sobrecarregar um ao outro. Entretanto o José Wierchon veio a falecer num trágico acidente na estrada para Curitiba, e assim continuei presidente até o ano de 2002", conta Turozi.
Na sua trajetória, José Turozi foi  delegado Regional das Apaes e ajudou na fundação das Apaes de Mamborê, Barbosa Ferraz, Iretama, Roncador, Nova Cantú, Janiópolis, Fênix, Luiziana, Mato Rico e Altamira do Paraná, entre outros. Foi presidente da Federação das Apaes do Paraná e atualmente é presidente da Federação das Apaes do Brasil.
-" Em 1997 compramos uma chácara com aproximadamente 80.000 m2 a qual denominamos Apae Rural.
Anteriormente não conhecia a Apae, mas depois que comecei a participar da diretoria, fui arrebatado por um sentimento de amor e de paixão pela causa e que poderia com minha experiência administrativa e financeira ajudar aquelas pessoas especiais", afirma Turozi.

NO RÁDIO: Tocando de Primeira destaca Dia do Voluntariado


No Dia Nacional do Voluntariado, o programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte entrevistou os voluntários Wilson Menin Júnior e Dalmo Gabriel Silva. Eles representam as diretorias e grupos de apoio da Casa de Apoio aos Doentes de Câncer e da Comunidade Terapêutica Redenção, a CTR. 
Na pauta, a realidade das entidades, os trabalhos efetuados em benefício de muitas pessoas na comunidade mourãoense.

NO RÁDIO: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no Tocando de Primeira 1.402


A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que se encerra hoje, foi destaque no primeiro tempo do programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM, apresentado pelo jornalista Ilivaldo Duarte. 
Presenças da diretora da Apae, Vanessa Piassa e do voluntário e pai, membro da diretoria dos Amigos do Autista, João Orlando. E participação também de José Turozi, presidente das Federações das Paes.

MAIS DE 4.000 kg de alimentos doados pela AEACM ao Provopar CM


Mais de 200 cestas e um total de  4.500 kg de alimentos. Esta foi a ação beneficente dos 49 anos da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM) realizada recentemente e entregue nesta sexta-feira (27), ao Provopar, em prol das famílias carentes devidamente cadastradas no Município.
A diretoria da AEACM agradece seus associados pela participação nos eventos virtuais e o forte espírito solidário  "Nesses tempos de pandemia onde os cuidados continuam sendo necessários, promovemos vários eventos virtuais com grande participação dos nossos associados e de parceiros da nossa Associação dos Agrônomos. E tudo com  o propósito de colaborar para amenizar as dificuldades de muitas famílias, por meio de diversas instituições", explica Roberto Bueno Silva, presidente da AEACM gestão 2021/2022.

27 de ago. de 2021

NO RÁDIO: Voluntariado é destaque no 1.402 Tocando de Primeira na Colmeia FM


Dalmo Silva e Wilson Menin Júnior, voluntários da Comunidade Terapêutica Redenção (CTR) e da Casa de Apoio aos Doentes de Câncer em Campo Mourão, estarão no segundo tempo do programa campeão Tocando e Primeira, na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte. Em destaque, o Voluntariado realizado em prol de quem precisa.
Antes, às 11 horas, no primeiro tempo do programa, a convidada será a diretora Vanessa Piazza Costa, da APAE, que neste sábado encerra a Semana Nacional do Excepcional.
É neste sábado, ao vivo e em cores no 1.402 Tocando de Primeira.

DESDE 1963 acontecem as Campanhas da APAE na Semana do Excepcional


 “É tempo de transformar conhecimento em ação” é o tema deste ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A campanha anual é desenvolvida, desde 1963, pela Federação Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no período de 21 a 28 de agosto. A data foi instituída pela Lei 13.585/2017 e busca conscientizar a sociedade acerca da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimento sobre as condições sociais dessa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.
Segundo o Ministério vida Saúde, as pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras, e realizar atividades cotidianas, como as ações de autocuidado. Já as pessoas portadoras de deficiência múltipla, são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações, como as pessoas que têm deficiência mental e física.

DIFICULDADES do brasileiro em várias habilidades

 

De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual. Seguindo orientações internacionais, considerou-se “pessoa com deficiência” os indivíduos que responderam ter pelo menos muita dificuldade em uma ou mais questões.

24 de ago. de 2021

OS MELHORES e os piores do Brasileirão 2021


Após 17 rodadas da Série A  do Campeonato Brasileiro, a liderança é do Atlético Mineiro com 38 pontos. 
O Galo tem o maior número de vitórias (12).
Ceará  empatou mais vezes (9).
Bragantino empatou menos, duas vezes no Brasileiro.
Quem venceu menos: Chapecoense (0), América e Sport (3).
Os times com menor número de empates foram Atlético Mineiro, Palmeiras e Athetico (2).
São maiores perdedores em 17 rodadas: Chapecoense (11), Sport, América e Grêmio (8).
O pior ataque é o Sport com 8 gols e os melhores Flamengo e Bragantino com 28.
O Atlético Mineiro tem a 
melhor defesa com 12 gols sofridos e a pior do time catarinense com 29 gols.

PARA OSVALDO Souza: qual a semelhança entre Milton Neves e Ilivaldo Duarte?

 


O mourãoense Osvaldo Souza, o "Osvaldinho", é  um apaixonado pelo rádio, televisão e futebol. Ele ouve, assiste e lê muito sobre esportes. E na história, ao lado de Ilivaldo Duarte (Narrador) e Birão Rodrigues (Comentarista), fez parte (como repórter) da primeira equipe a transmitir uma partida de futebol de salão na TV mourãoense (The Word TV A Cabo, na década de 90),  no jogo Campo Mourão 4x1 Pato Branco, no ginasinho JK, pelo Campeoanato Paranaense. 

No último sábado, 21 de agosto, ao participar ao vivo do programa campeão Tocando de Primeira pela Colméia FM, na entrevista com o pai Zizico e o filho Eduardo Jabá, ele fez um elogio ao jornalista apresentador Ilivaldo Duarte: "Milton Neves na TV e Ilivaldo Duarte no rádio: qualquer semelhança é mera coincidência."

Perguntado sobre o porque da comparação, Osvaldinho (foto) responde: "Os dois estão na mídia há algumas décadas, têm audiência e credibilidade, não deixam a história morrer. Contam histórias, mostram protagonistas de ontem e de hoje, e assim, a história segue, daí  perpetua."

22 de ago. de 2021

EVANGELHO DO DIA domingo, 22 de agosto 2021


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6, 60-69
Naquele tempo: muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?'Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza?E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes?O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não crêem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?'Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'. Palavra da Salvação.

O QUE SIGNIFICA o sinal da cruz

 

O Sinal da Cruz:
A cruz na testa: para Deus nos livrar de todos os maus pensamentos.Nos lembra que o Evangelho deve ser entendido.
A cruz na boca: para livrar das más palavras.  Nos lembra que  Evangelho deve ser proclamado, missão de todo cristão.
A cruz no peito: para livrar das más ações. Nos lembra que o Evangelho deve ser vivido.
Rezemos: Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai ,do Filho e do Espírito Santo. Amém!

NO TOCANDO de Primeira 1.401: emocionante programa com os esportistas, pai Zizico e o filho Eduardo Jabá


 Um encontro de dois esportistas nascidos em Peabiru, pai e filho, apaixonados pelo esporte, em um Programa Tocando de Primeira histórico. Assim, o  pai Luiz Carlos de Araújo, o "Zizico", e o filho Eduardo Vieira de Araújo, o "Eduardo Jabá", foram entrevistados no sábado, 21 de agosto, no segundo tempo do programa campeão na Rádio Colméia FM. 
Eduardo Jabá começou jogando futsal em Campo Mourão pelos técnicos Djeferson Matos, o "Ferruginha" e Beto Souza. Depois em 2015 foi jogar no São Lucas de Paranavaí, Copagril de Marechal Cândido Rondon, Cascavel onde foi campeão paranaense em 2020 e neste ano pelo Tubarão em Santa Catarina na disputa da Liga Nacional de Futsal.  Entre as duas passagens pelo Marechal, Eduardo teve uma passagem pelo Kairat no Kazaquistão. 
A boa fase e o talento abriram portas e no início de setembro, Eduardo Jabá voa para a Espanha onde se apresenta ao Noia Futsal, da cidade de Noia, na província de Corunha, na região da Galicía. No futsal espanhol, Eduardo foi contratado pelo Palma, mas inicialmente disputará a segunda divisão pelo time da cidade próxima a divisa com Portugal, no Noroeste da Espanha.
Com irreverência e alegria, foi emocionante reunir pela primeira vez em mesmo programa de rádio pai e filho da família Araújo. E em um dia especial com homenagem a mãe Sônia, aniversariante do dia, com direito a hino do Palmeiras.  Show!

NO TOCANDO de Primeira 1.401: trabalho de natação paralímpica em Campo Mourão


Natação paralímpica. Este é o projeto inédito que o professor Marcelo Freire Alfredo está realizando em Campo Mourão desde 2019, para atletas com deficiências físicas, visuais e intelectuais. Neste sábado, 21, ele foi entrevistado ao vivo pelo jornalista Ilivaldo Duarte, no primeiro tempo do programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM.
Atualmente 11 pessoas participam deste programa  na piscina do complexo estádio Roberto Brzezinski - considerada pelo professor como a melhor piscina pública do Estado do Paraná.
Marcelo Alfredo comentou que um dos objetivos do programa é preparar atletas para competições
.

20 de ago. de 2021

NO RÁDIO: atrações do Tocando de Primeira 1.401


O programa tocando de primeira 1401 deste sábado, 21 de agosto, no primeiro tempo o assunto será natação. Os convidados do jornalista Ilivaldo Duarte serão o técnico da modalidade Marcelo Alfredo e a atleta Sandra Regina. Na pauta,  o primeiro campeonato de natação paralímpica em Campo Mourão
 com  a participação de deficientes visuais,  físicos e intelectuais. 
 No segundo tempo do Tocando de Primeira, a presença de pai e filho esportistas -  Luiz Carlos Araújo, o "Zizico" e  Eduardo Araújo, o "Jabá", que  está de malas prontas para jogar futsal na Espanha.
O programa campeão começa às 11 horas - um golaço no rádio brasileiro com apresentação de Ivaldo Duarte.


LEMBRANÇA do bloco Cai Nessa


 Imagem no face mostra Ita de Paula e amigas conhecidas há muitos anos no Bloco Cai Nessa, cujo mentor Birão Rodrigues é um dos responsáveis pelo surgimento deste movimento de alegria em Campo Mourão. Bons tempos das marchinhas, do nosso carnaval de rua, sem dúvida o Cai Nessa está na história da cultura mourãoense.

PRA HISTÓRIA: COM GOL DE SAFIRA, Londrina vence Vasco, de novo, após 43 anos, em São Januário

E a história se repete, 43 anos depois. Um gol de Alisson  Safira, paranaense de Terra Boa, aos 42 minutos da etapa final, deu grande alegria a torcida do Tubarão na noite desta quarta-feira, e consolidou a vitória do Londrina sobre o Vasco, por 2x1, e de virada, em pleno São Januário, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. 

O jogo marcou a volta do Londrina a São Januário depois da histórica vitória no Brasileirão de 1978, quando o time paranaense  venceu o Vasco por 2x0  em  partida com o recorde de público na história de São Januário, com 40.209 pessoas. 

E esta nova vitória acontece após 43 anos, quando naquele time tinha Carlos Alberto Garcia, Brandão, Xaxá, Arenghi, Paulo Rogério, e o nosso lateral esquerdo ararunense Dirceu Mendes. 

Agora, a cena se repete com um outro jogador da nossa região.  O atacante Alisson Safira,  de 26 anos, que nasceu em Terra Boa, ficou conhecido no futebol em Engenheiro Beltrão e começou sua carreira no próprio Londrina. Ele  é irmão do Anderson Safira, que iniciou no futebol em 2000 e jogou até 2018, com passagens por dezenas de clubes.