6 de jan. de 2021

PAIXÃO POR FOTOGRAFIA:"A fotografia é um modo de guardar para sempre bons momentos", Adriano Veiga

É muito provável se for você leitor for usuário de rede social que já tenha se deparado com alguma imagem tirada pelo mourãoense  Adriano Bathke Veiga (foto).

Nesta sexta-feira, 8, comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo - Foi o dia da chegada do Daguerreótipo ao país, em 1840, que trazido por Louis Compte, o dispositivo foi apresentada no Rio de Janeiro ao Imperador Dom Pedro II.

Daguerreótipo - antigo aparelho fotográfico inventado por Daguerre 1787-1851, físico e pintor francês, que fixava as imagens obtidas na câmara escura numa folha de prata sobre uma placa de cobre.

CONVITE - Então, fiz um convite aceito por Adriano Veiga para contar algumas curiosidades que envolve esta sua paixão e partilhar algumas de suas imagens preferidas. 

ORIGEM - "Fui bancário do Banestado por 18 anos, técnico em informática. Estou solteiro, sou pai de duas filhas, Kristine (Advogada) e Karine (Psicóloga), e avô da Heloísa, a luz que ilumina minha vida hoje em dia. Sou nascido e criado em Campo Mourão, filho de Pedro Veiga e Vilma Bathke, ambos falecidos." 

- Para conhecer ou reler a história do escritor, radialista, jornalista e historiador Pedro da Veiga copie o link 

https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/05/entrevista-de-domingo-pedro-da-veiga.html

O INÍCIO E A APRENDIZAGEM - "Desde a adolescência gostava de fotografia. Mas comecei mesmo a tirar fotos com o nascimento de minhas filhas, em 92  da Kristine e 94 da Karine. Elas foram o principal motivo para começar, depois com o tempo e o aprendizado, das técnicas e do avanço que a fotografia sofreu na era digital ficou mais apaixonante pra mim, pois trabalhava e tinha muito interesse na informática. Aprendi através de revistas, internet e livros sobre fotos e me envolvi cada vez mais, Mas sempre como um hobby, uma coisa que me faz bem."

OS REGISTROS E A ERA DIGITAL - "Hoje em dia tudo que vejo e acho bonito, tento registrar, em viagens, o clima, a cidade, e principalmente a Lua. Mas hoje minha principal modelo é minha netinha Heloisa, que procuro registrar todos os dias. Fotografo tudo que acho bonito, meu acervo de fotos é muito grande pois mesmo as que não estão perfeitas guardo, pois um dia um detalhe pode ser salvo através dos programas de computador. Essa é a vantagem da era digital. Não saberia dizer quantas fotos tenho. Tiro fotos com minhas máquinas e também com o celular e depois edito em programas como Photoshop, Lightroom entre outros.

O QUE É A FOTOGRAFIA? "A fotografia para mim é um modo de guardar para sempre um momento. Após fotografar um por do sol ele nunca mais voltará a ser igual ao que foi fotografado. Uma flor, um sorriso, tudo fica gravado na foto e traz lembranças quando revemos. Momentos com família, minha netinha, minhas filhas, são para sempre guardados e quando vemos na foto lembramos. Fotos são os registros de uma vida. Você me perguntou sobre expor minhas fotos, mas está aí uma coisa que nunca pensei, mas já me falaram várias vezes para fazer uma. É um caso a se pensar, assim como o book."

ABAIXO, SELEÇÃO DE ALGUMAS IMAGENS ENVIADAS POR ADRIANO BATHKE VEIGA.


Obrigado Adriano, show! Imagens espetaculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário