O dia 23 de setembro ficará na história da comunidade ucraniana de Roncador e do Brasil. O ginásio de esportes Edivaldo Vieira, o "Cartucheira" sediou o Festival Vesná de Cultura Ucraniana e comemorou os 40 anos do grupo Vesná e o sucesso do "Projeto Ucraniana em Movimento". Um público de duas mil pessoas de Roncador e região vibraram com a qualidade e beleza do evento, que foi um grande show, prestigiado pela embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko.
Como escrevi e falei no programa Tocando de Primeira sábado na Rádio Colméia, "Roncador foi a capital da cultura ucraniana no Brasil".
O festival foi marcado por lindas apresentações do grupo de Danças e Coral Vesná de Roncador e participação especial dos grupos folclóricos ucranianos Stchastia de Campo Mourão e Verkhovena de Maringá.
O grupo Vesná apresentou danças mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto, enquanto que o coral de forma intercalada, apresentou também várias canções.
O espetáculo, faz parte do PROJETO CULTURA UCRANIANA EM MOVIMENTO que tem por objetivo maior o resgate da cultura ucraniana em Roncador, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master da Coamo, apoio cultural da Prefeitura Municipal de Roncador, realização Associação Vesná, Ministério da Cultura – Governo Federal – Ordem e Progresso. Sendo que a Associação Vesná de Roncador, conta hoje com 150 integrantes direto no projeto, entre crianças, jovens e adultos ligados a dança e coral. Fotos e informações site Você e região (Jorge Tolim).
Nenhum comentário:
Postar um comentário