Conheça um pouco da história da Academia Mourãoense de Letras (AME). Neste ano, a AME completará em 22 de janeiro seus primeiros 9 anos de existência. Viva! Convido os leitores do BLOG para acessarem o site da Academia no http://www.academiacm.org.br
No dia 08 de junho de 2001, na sala de reuniões da FECILCAM, às 20h, compareceu o Sr. Presidente da Academia Paranaense de LETRAS, Túlio Vargas, para um diálogo com alguns representantes da cultura mourãoense, expondo a intenção da Academia Paranaense de Letras de expandir-se em centros no interior do Paraná.
O contato entre os presentes ocorreu, a princípio, por uma consulta do Sr. Presidente ao Sr. Augusto Carneiro. O Sr. Augusto Carneiro indicou o nome da Profª. Sinclair Pozza Casemiro como a pessoa que poderia desencadear o processo. Consultada, a Profª. Sinclair Pozza Casemiro, após 20 dias, aproximadamente, contatou o Sr. Prof. Rubens Luiz Sartori, que já havia se pronunciado a respeito, desde há alguns anos, bem como o Sr. Amani Spachinski, Presidente da AME (Associação Mourãoense de Escritores) e o Sr. José Eugênio Maciel, outro defensor da idéia também desde há alguns anos. Os dois últimos, inclusive, oportunamente se manifestaram sobre o assunto, com muito entusiasmo, na noite de posse da nova Diretoria da AME, cujo presidente empossado justamente fora o Sr. Amani Spachinski.
Ao final da mesma cerimônia, após terem se pronunciado a respeito (sem conhecimento dos contatos entre Túlio, Augusto, Sinclair e Rubens), a Profª. Sinclair lhes colocou ao par dos acontecimentos. De imediato, ambos se dispuseram a trabalhar no processo. A Profª. Sinclair sugeriu que tudo acontecesse legitimamente, por meio de Instituições idôneas e representativas do meio acadêmico. Entendeu a AME e o Departamento de Letras da FECILCAM serem as instâncias mais balizadas e significativas para tal empreendimento. Ambos concordaram e ficou combinado que haveria, portanto, por parte da Profª. Sinclair, o compromisso de apresentar a proposta ao Departamento de Letras da FECILCAM e, por parte do Prof. Amani, à AME. As reuniões ocorreram e agendou-se, então, a vinda do Sr. Presidente Túlio Vargas. A Profª. Sinclair e o Prof. Amani também consideraram importante o apoio da Fundação Cultural de Campo Mourão e estenderam a ela seu convite.
No dia 08 de junho de 2001, pois, aconteceu o 1.º encontro, na FECILCAM, às 20h, com a presença do Sr. Presidente da Academia Paranaense de Letras, Sr. Túlio Vargas, acompanhado do Sr. Antônio Facci, membro da Academia Maringaense de Letras e do Sr. Augusto Carneiro. As presenças mourãoenses (representando a AME, o Prof. Amani Spachinski, Luiz Augusto Mazuchetti, Gilberto Santana de Alencar, Prof. Rubens Luiz Sartori, Noel Meireles Cardoso e representando o Departamento de Letras, o Prof. Wilson Moura - Chefe do Departamento, Prof. José Passos, Profª Sinclair P. Casemiro), consideraram muito válida a iniciativa de se implantar a Academia Mourãoense de Letras. O Sr. Presidente, de forma oficial, deu início ao processo. Dessa reunião, agendou-se a próxima e assim, sucessivamente, até a data de hoje.
Continua....
Continua....
Fonte: Site da Academia Mourãoense de Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário