4 de dez. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Ademar Batista de Mello


Líder e respeitado no mundo rotário. Uma pessoa de conversa agradável e produtiva, tendo sempre uma palavra de entusiasmo para proferir. Um líder por natureza, um exemplo de cidadão que atrai as outras pessoas com seu entusiasmo e jeito de ser. Um "Guerreiro" como significa o seu nome. Este é perfil sinético do rotariano e protético Ademar Batista de Mello, homenageado nesta semana no BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
Ademar é elogiado pela sua atuação e lembrado como exemplo de pessoa e de líder, é uma pessoa que encara os desafios com disposição, como se cada dia representasse uma batalha a ser vencida com bom humor. Nascido na paranaense Jaguariaíva e criado em Siqueira Campos, este mourãoense de coração desde 1967, na foto com o troféu Tocando de Primeira recebido em 4 de dezembro de 2010 no programa com a edição 903 na Rádio Colméia, ele orgulha-se de ser o protético de número 52 com certificado outorgado pela Universidade Federal do Paraná.
Filho de Moisés e Francisca de Melo, ele é casado há 49 anos com Dora e se sente orgulhoso em participar da comunidade mourãoense. Rotariano há mais de 30 anos, foi presidente do Rotary Campo Mourão no ano rotário 79/80 e eleito governador do Distrito 4630 no ano 91/92, sendo o pirmeiro mourãoense a ocupar este cargo.
“Sou um sonhador com objetivo claro de colaborar para que o mundo seja melhor, muito melhor.” Conheça um pouco da história e da vida deste líuder mourãoense.
QUEM É ADEMAR BATISTA DE MELO? Sou nascido em Jaguariaiva, no Norte do Paraná em 20 de setembro de 1940. Sou filho de Moisés Batista de Melo e Francisca Batistina de Melo.
Com sete anos mudei para Siqueira Campos onde passei a minha infância, onde jogava futebol.
Siqueira Campos, no Norte do Paraná.
Ademar, ao centro, ao lado de Willi Bathke Júnior e Antonio Carlos Zaramela, na 1ª Fanfarra do Colégio Estadual de Campo Mourão em 1957.
Foi em Siqueira Campos que conheci a minha esposa Dora, que antes morava em Salto do Itararé, município vizinho. Eu tinha 12 anos, namoramos quatro e noivamos mais um. Com 27 anos já tinha os três filhos - Dânia Vanessa, Ademar Júnior e Vânia Crisla, e tenho seis netos maravilhosos
Estou casado com a Dora há 49 anos, no próximo ano iremos fazer jubileu de ouro. E uma curiosidade, tanto o meu pai quanto a minha filha Dânia casaram-se num mesmo dia 23 de dezembro, assim como eu. O meu irmão Jairo foi o primeiro da família que veio para Campo Mourão no final da década de 50, depois vieram meus pais e eu vim em 67 com a minha família.
COMO SE DEFINE? Sou um sonhador com objetivos claros, que o sonho sozinho é apenas um sonho, mas partilhado passa a ser possível. Sou um sonhador e idealista que quero fazer a minha parte para deixar o mundo melhor.
Com o presidente do Rotary Internacional, o indiano Ragendra Saabu, no ano rotário 1991/92 cujo lema foi "Olhar além de si mesmo".
NOTA DO BLOG - Buscando na Internet, a definição do nome Ademar tem perfeita harmonia com a personalidade do homenageado desta semana. O nome Ademar é de uma pessoa que está sempre pronto a se aventurar, muito cheio de energia, possui uma personalidade ativa e decidida. Não vê graça numa vida sem desafios. E por ser um lider por natureza, atrai as outras pessoas com seu entusiasmo. Mas é importante tomar cuidado e não se tornar uma pessoa teimosa. - Significa guerreiro famoso e indica uma Pessoa que encara os desafios com disposição, como se cada dia representasse uma batalha a ser vencida com bom humor. Por isso, raramente fica deprimido. Do teutônico "glorioso guerreiro". No primeiro Rotary Internacional, em Chicago: visita inesquecível.
QUAL FOI A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Comecei como auxiliar de Protético em Siqueira Campos, de 1964 a 1967 fiz curso em Curitiba de Técnico de Prótese Dentária (TPD) na Universidade Federal do Paraná. Nas aulas práticas era companheiro de Luiz Carlos Klank (na foto em curso/seminário ao lado de Ademar) e Artur Kunioshi. Formei em julho de 1967 e em agosto já estava em Campo Mourão, mais precisamente no dia 20 de agosto.
E desde então, estou no mesmo endereço, na mesma sala na Rua Brasil, trabalhando bastente mas com o mesmo afinco e a mesma paixão.
O QUE O LEVOU A OPTAR PELA SUA PROFISSÃO? QUEM FOI O “CULPADO”?. Com 15 anos de idade m Siqueira Campos, tinha necessidade de trabalhar, foi então queo meu amigo Plácido de Souza, já falecido, me disse:você quer aprender? Então a porta se abriu para mim e nunca mais se fechou.
COMO É O SEU DIA-A-DIA? Profissinalmente começo as 7 horas da manhã, trabalho bastante e sou muito feliz com o que faço.
O SR TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Não, só joguei futebol no Country Clube. No time dos Camarões, no Country Clube, ao lado de Tomadon, Aramys, Fioravante Ubiali, Osvaldo Wronski e Nelson de Souza; Turozzi, Flavinho e Luz Cavalheri.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO? Meu time é o Corinthians e o melhor jogador que já vi jogar foi Pelé. Tive oportunidade de ver o Pelé jogar por três vezes, no Maracanã e no Pacaembu.Uma delas sai de kombi de Siqueira Campos para ver o Pelé jogar no Maracanã.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Nenhuma, não me arrependo de nada que fiz.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? Beto, técnico do futsal, Carlão Tagliari e Getúlio Ferrari “in memorian”.
O QUE O FEZ OPTAR PELO ROTARY? E COMO SURGIU A OPORTUNIDADE PARA SER GOVERNADOR DISTRITAL? O QUE FAZ UM GOVERNADOR? Recebi o convite para entrar no Rotary em 1975 por Enio Sonego, que hoje está em Floiranópolis. O Rotary Campo Mourão tinha 6 anos de idade e contava com 28 sócios. Em 1977 o Dr. Aroldo foi presidente do Rotary e já me chamou para ser seu direto de Protocolo. No ano rotário 79/80 fui presidente do Rotary e em 1991/92 fui eleito governador do Distrito 4630. Quando assumi o distrito tinha 42 clubes e quando encerrei tinha 50. O distrito cresceu 283 companheiros na minha gestão. A mensagem do ano rotário foi muito marcante: Olhe mais além de si mesmo”
Beto, técnico do futsal, Carlão Tagliari e Getúlio Ferrari “in memorian”.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Nelson Teodoro de Oliveira e José Aroldo Gallassini - foto abaixo- e Nelson José Tureck.

A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: o melhor lugar para se viver.
O ROTARY É.... a direção que eu precisava para nortear a minha vida.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ?: Com certeza, uma cidade melhor com excelente qualidade de vida.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA/HISTÓRIA? Indesceritível, é uma honra muito grande para mim. Feliz, surpreso e emocionado, Ademar e os companheiros de Rotary no programa Tocando de Primeira, edição 903: Nelsinho, Muraro, Edmundo e André Martins, na Rádio Colméia.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG?
Denir Daleffe e Antonio Carlos Cardoso.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? É Natal, uma oportunidade para reconciliar e o exercício pleno do amor. Ninguém amou mais do que Deus que nos deus o maior prêmio: Jesus Cristo.
JOGO RÁPIDO:
UMA MÚSICA?
Sertanejo.
UM LIVRO? A Cabana.
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? Falando com Deus na Cabana.
COMIDA? Lasanha 4 queijos, da Cantina Di Colli.
SONHO? Ver meus netos formados.
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Meu velho pai, o meu melhor professor.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Meu casamento.
HOBBY? Fazer amigos.
MANIA? Ser caseiro.
PROGRAMA? Sertanejo, da Inezita Barroso, na TV Cultura. JOGO? Domingo, 5 de dezembro, Goiás e Corinthians.
TÍTULO? Governador do Rotary do Distrito 4630 (foto ao lado).
FRUSTRAÇÃO?
Nenhuma.
FAMÍLIA É...Tudo.
Na 19ª Reunião Ordinária Rotary Campo Mourão da Gestão 2010/2011, em 11 de novembro de 2010 foi anunciado e apresentado ao Clube parte dos componentes que faram parte do conselho diretor Gestão 2011/2012, cujo presidente será Pedro Barbosa.
Na foto acima, Ademar Mello - Conselheiro, Paulo César – Tesoureiro, Nery José Tomé – Protocolo, Pedro Barbosa – Presidente 2011/2012, Newton Leal – Secretário e João Ernesto - Presidente 2012/2013.
Na quinta feira, 23 de Setembro de 2010, Ademar e os seus companheiros do Rotary Campo Mourão recepcionaram o Governador do Distrito 4630, José Manoel Martin Hernandes Filho e sua esposa Maria Helena na Capital do Centro-Oeste Paranaense.Com o troféu Tocando de Primeira, Ademar Batista de Melo, ao lado dos companheiros rotarianos Edmundo Sampaio, Nelsinho Teodoro de Oliveira e Gilbero Muraro, e do apresentador do programa Ilivaldo Duarte, na edição 903, do histórico dia 04 de dezembvro de 2010, na Rádio Colméia de Campo Mourão.

4 comentários:

  1. Conheci o Ademar Batista de Mello em 1996. Posso dizer que durante a minha passagem pelo Rotaract (1996-2004) foi meu mestre, e por várias vezes, inspirador. Ademar devota a sua vida ao Rotary. Crê no papel que a organização desenvolve na paz mundial, na compreensão entre os povos e na formação de lideranças.
    Parabéns Ilivaldo pela escolha deste homem exemplar para a "entrevista de domingo".

    ResponderExcluir
  2. Ilivaldo você é uma pessoa muito especial,em cada entrevista sua, nos remete a lembranças inesqueciveis.
    Ademar parabéns pela entrevista , assim podemos conhecer um pouco mais da sua trajetória.
    Só hoje fiquei sabendo que você tocava na fanfarra do Colégio Estadual.
    Fiquei muito contente ao ver que citou o meu nome como personalidade esportiva, deixo aqui o meu agradecimento.
    Desejo a você e sua família muita Paz e Felicidade.
    Abraços.
    Carlos, Lori e Carla Tagliari

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao entrevistado, Ademar Batista de Mello, que nos proporciona um grandioso exemplo de vida. Deus o abençoe e o conserve com esta retidão de vida!

    Meus agradecimentos ao amigo Ilivaldo por nos oferecer esta condição de conhecermos mais sobre as pessoas ilustres da nossa cidade.

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  4. Mais ou menos... respeito quem gosta.

    ResponderExcluir