23 de abr. de 2010

O PROJETO XADREZ no Colégio Antonio Teodoro de Oliveira em CM

O Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira, localizado no Lar Paraná, em Campo Mourão, foi homenageado pela Secretaria Municipal de Esportes, no dia 20 de abril, com a presença da secretária Karla Tureck. O motivo? O sucesso dos atletas que representaram o Colégio na Fase Municipal dos 57º Jogos Colegiais do Paraná na modalidade de xadrez.
Os títulos foram no xadrez convencional masculino “A”, com os enxadristas Bruno Pavezi, Maykon Rodrigues Alves, Rafael Travassos e Lucas Gananin; e vice-campeonato no masculino “A”, categorias rápido e relâmpago, com Bruno Pavezi, e título no feminino “B”, no rápido, com Thais Zorawski.
O Programa Municipal Esporte na Escola – Xadrez, é mantido pela Fundação de Esportes de Campo Mourão – Fecam, e está implantado na escola há 8 meses, sob monitoria de Jheneyson Denis Oliveira Sandes, e conta hoje com a participação de 18 alunos que estão estudando no Colégio e mais 3 que terminaram seus estudos recentemente no estabelecimento mas que assim mesmo continuam participando do projeto.
Este projeto, que foi lançado em 2009, já conta com módulos em 5 lugares, sendo que, além do Antonio Teodoro, já foi implantado nos Colégios Estadual de Campo Mourão, Unidade Pólo, Marechal Rondon e na Escola Municipal Manoel Bandeira, e é coordenado pelo professor Artur Monteiro, técnico da Seleção Mourãoense de Xadrez. Além da entrega dos troféus e medalhas referentes às conquistas nos Jogos Colegiais, os participantes ainda receberam as camisetas personalizadas do projeto.
O professor Odenir Colchon Montesino, do Colégio Antonio Teodoro, afirmou que o projeto xadrez vem atende as necessidades da escola, por entender a importância do xadrez. “O xadrez não é simplesmente um esporte, ele trabalha o todo do aluno, no aspecto cultural e intelectual, abrindo o raciocínio, melhorando a capacidade de aprendizagem, e com o trabalho que vem sendo realizado aqui, já começamos a conquistar resultados através de nossos alunos, tanto no esporte como dentro da sala de aula”.
A Secretária Karla Tureck vê com importância este trabalho com o xadrez junto a comunidade, principalmente pelo apoio dos diretores das escolas, que tem aberto o espaço para a realização deste trabalho. “O trabalho vem sendo realizado pelos monitores, no caso aqui no Antonio Teodoro o Jheneyson, e vemos que a escola começou a conquistar bons resultados, o que prova que o fruto deste trabalho já começa a ser colhido.
Os atletas campeões da Fase Regional dos Jocop´s defenderão o Município na Fase Macro Regional da competição, que será disputada entre os dias 05 e 09 de maio em Campo Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário