A gloriosa Banda Municipal de Campo Mourão está comemorando 50 anos de atividades neste ano. O Maestro Lincoln (foto), batizado Luiz Vieira de Moura, pai do profissional eficiente de comunicação, Luiz Cláudio, da Rádio Rural AM, assumiu o comando da Banda em 1979. Força Maestro Lincon!
Deus continuará dando-lhe muita força, saúde, energia e sabedoria para a prática desse talento que só o Senhor tem. Viva!
O historiador Pedro da Veiga, na sua obra "Campo Mourão Centro do Progresso", a qual reputo a mais importante e completa obra da história da nossa cidade, apresenta informações interessantes sobre a origem da Banda Municipal.
√ A Banda revive gratas tradições do interior brasileiro e constitui elemento de evolução cultural do povo.
√ A criação da Banda municipal é fruto do labor de Alberto Nogaroli.√ Em 18 de setembro de 1958 aconteceu a primeira reunião para a criação da Banda Musical.
√ Em 10 de março de 1958, em Arapongas, foi contratado o Maestro Leone di Biaggio para reger a Banda Musical.
√ Em 18 de março de 1959 foi realizado o primeiro ensaio. Nesse ano a Banda recebeu uniformes em tecido gabardine nas cores Azul (calça) e vermelho (paletó).
√ Em 1959 foi construído o coreto na Praça Getúlio Vargas, para as retretas musicais.
√ Em 15 de agosto de 1959 foram iniciadas as atividades da Banda Municipal cuja primeira apresentação foi realizada na Capela Nossa Senhora das Graças, na Serraria Vitória, no distrito de Farol.
√ Em 7 de setembro de 1959 aconteceu a primeira apresentação em Campo Mourão no desfile cívico na avenida Capitão Índio Bandeira.
√ Em outubro de 1963 a Prefeitura Municipal assume a manutenção da Banda, que até então, estava sob a responsabilidade de Alberto Nogaroli.
√ Em 4 de dezembro de 1985, pela Lei nº 484 ficou oficializada a Banda Municipal de Campo Mourão.
√ De 1959 a 1979, a Banda esteve sob o comando da família Biaggio (Leone, Santo e Pedro).
√ Em 1979, o Maestro Lincon, Luiz Vieira de Moura, assume a Banda Municipal Em 2009, ele está completando 30 anos a frente da nossa gloriosa.
E viva a Banda Municipal de Campo Mourão, 50 anos de uma bonita história musical. Uma das fontes da cultura da "Capital do Centro-Oeste do Paraná"
É isso aí Ilivaldo - Viva - coisas nossas que devemos divulgar para conhecimento das gentes...
ResponderExcluirTemos ainda muito material que gostariamos de divulgar através de livro, mas o custo é dispendioso e vai dificultando esse trabalhao, vamos ver, talvez apareça um dia alguém que se interesse e nos dê uma mão, para que venha alume coisas interessantes sobre os "campos do Mourão", né? Santo de casa é difícil fazer milagre ou, prata da casa não tem valor....