1 de mar. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO:Karla Maria Tureck




O BLOG DO ILIVALDO DUARTE inicia hoje uma nova proposta jornalística semanal: entrevistar semanalmente personalidades ligadas ao esporte e a outras áreas que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e região.

A estreia da ENTREVISTA DE DOMINGO hoje é com a mourãoense KARLA MARIA TURECK, nomeada Secretária Especial do Esporte, Recreação e Lazer, e diretora-presidente da Fecam, em 19 de janeiro de 2009, pela Portaria nº 191/2009, publicada no Diário Oficial do Município nº 1250 em 20/01/2009.

Confira a ENTREVISTA DE DOMINGO de 1 de março.

Quem é Karla Maria Tureck? Sou uma pessoa batalhadora, determinada e sem medo de desafios. Tenho 31 anos, nasci em Campo Mourão. Sou filha de Rita Carlinda Xavier Tureck e Nelson José Tureck. Sou formada em Pedagogia e em Educação Física, com especialização em Psicopedagogia. Atualmente, estou cursando mestrado em Ciência da Educação.


Mora em Campo Mourão desde quando? Morei em Luiziana até os 14 anos e, desde então, moro em Campo Mourão.


Quando foi convidada para ser Secretária de Esportes? Fui convidada no mês de dezembro, me senti feliz pela oportunidade de novamente voltar a trabalhar na Fecam e na área esportiva, com a qual me identifico muito.


Como é ser a primeira mulher na história a ocupar esta Secretaria? Nem penso nessa situação, o que importa é estar trabalhando com o esporte.


Qual o seu esporte preferido? Dois: voleibol e futsal.
Karla, você pratica algum esporte? Pratiquei voleibol e defendi a seleção de vôlei feminino de Campo Mourão de 1992 a 95 e de 1998 a 2005.


Qual a importância do esporte, principalmente nos dias atuais? O esporte além da qualidade de vida, é uma prática que orienta e conduz o jovem e a criança a uma convivência saudável, incutindo valores de disciplia, responsabilidade, companheirismo e respeito ao próximo.


Quais são os seus grandes sonhos a frente da Fecam? Construção de um ginásio de esportes para a sediação de grandes eventos que atraiam um grande público; Pista de Atletismo, porque essa modalidade vem crescendo e trazendo grandes resultados para a nossa cidade;E o Museu do Esporte para valorizar a tradição mourãoense na área esportiva e todas as suas conquistas.


Qual o orçamento da Fecam para este ano? É maior em relação ao do ano passado? O orçamento é de R$ 2.137.000,00. Não é muito maior porque tivemos bastante suplementações no orçamento de 2008, que quase se equiparou com o desse ano.


Comente em poucas palavras, um pouco sobre o trabalho da Fecam.
A Fecam tem um trabalho bem abrangente, atendendo desde crianças a partir de 1 ano de idade com as Ruas de Recreio nos bairros, escolas, centro de educação infantil e associações, passando para atendimento com as modalidades coletivas e individuais da iniciação ao rendimento a partir dos 10 anos e no adulto, inclusive atingindo a 3ª Idade com aulas de ginástica, alongamento, incluindo a hidroginástica.
Fomentando também o esporte comunitário e apoiando as iniciativas de voluntários no desenvolvimento de atividades esportivas nos bairros e escolas, doando materiais esportivos. Finalizando, a Fecam possui ainda, um calendário anual com diversos outros eventos, que vai desde datas comemorativas e organização de campeonatos até jogos e festivais, para todas as faixas etárias.


Na sua opinião, quais são as principais virtudes e os principais problemas do esporte mourãoense atualmente? A Lei de Incentivo possibilitou atendimento a muitos bairros e escolas, que foram beneficiados com escolinhas de diversas modalidades, conseguindo atingir um número grande de crianças; A população vem participando efetivamente dos eventos realizados pela Fecam; A demanda de requerimentos para instalações e melhorias nos bairros, face ao grande volume, não permitem um atendimento ideal.


Quais são as suas prioridades a frente da Fecam? Algum investimento ou modalidade em especial? Quero dar continuidade no trabalho que vem sendo realizado pela Fundação, procurando sempre melhorar a estrutura esportiva, aumentando o número de participações em federações com as equipes de rendimento, aumentar o apoio aos bairros. Não tenho uma modalidade especial, apenas considero o trabalho realizado pelo técnico que demonstra que aquela equipe merece um pouco mais de apoio.


Como você analisa o desempenho, arrojo e iniciativa de modalidades em Campo Mourão como o basquete, atletismo e tênis de mesa? Normal, pois essas modalidades vem se destacando por uma série de fatores, podendo ser destacado o trabalho efetuado pelos técnicos, com apoio total da Fecam e da Lei de Incentivo. Com tudo isso o resultado não poderia ser outro.


Como foram suas primeiras semanas a frente da Fecam? Bastante produtivas, tomada por um clima de continuidade do trabalho já desenvolvido até então.


Como cidadã mourãoense, o que esperaria da administração de Karla Tureck a frente da Fecam? Competência, responsabilidade e dinamismo.


Qual o legado que gostaria de deixar a frente da Fecam? Equipes de ponta nas modalidades esportivas e também um trabalho social que envolva as crianças e os jovens de todos bairros.


Em uma palavra, o esporte de Campo Mourão é ? De qualidade.


Por fim, ser filha do prefeito do município assumindo uma Secretaria, isso ajuda ou atrapalha? As vezes atrapalha.

* NOTA DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE: Obrigado Secretária Karla Maria Tureck pela participação, entendendo a proposta deste BLOG que semanalmente entrevistará uma personalidade de nossa cidade e região, para expor suas ideias, pensamentos e opiniões sobre diversas questões.
Até a próxima ENTREVISTA DE DOMINGO.

4 comentários:

  1. Sucesso a Karla frente a Secretaria de Esportes e a todos os esportistas Mourãoenses. O esporte é a solução para vários problemas sociais. Estou a disposição, na câmara, da Secretária de Esporte, para dar agilidade a todos os bons projetos na área de esportiva.

    Sidnei Jardim

    ResponderExcluir
  2. Valeu Edil, é isso mesmo.
    EDIL, conforme o AURÉLIO é o mesmo que Vereador. Antigamen te, EDIL era também antigo magistrado que se incumbvia da inspeção e conservação dos edifícios públicos.
    Sidnei, você inaugurou os comentários desta primeira coluna no nosso Blog.
    O espaço está aberto para os nossos amigos leitores deste BLOG para sua manifestação sobre a ENTREVISTA DE DOMINGO, uma novidade no jornalismo mourãoense.
    Aguardamos o seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Karla, pela maneira como respondeu todas as perguntas demonstrando conhecimento e confiança no trabalho que hora está conduzindo.
    Sem dúvida, o esporte é parte da solução para os graves problemas que a sociedade enfrenta nos dias de hoje, pois além de proporcionar entretenimento, promove inclusão social e transforma nossas crianças de hoje em cidadãos responsáveis no amanhã. Como desportista e apaixonado pela vida, acredito que a Campo Mourão do amanhã, será ainda melhor que a cidade em que vivemos hoje. Por isso, devemos estar atentos sobre a maneira como nossa cidade é administrada sob todos os aspectos, incluindo o esporte, claro!
    Ilivaldo, você acaba de marcar mais um golaço com essa iniciativa, pois com a entrevista de domingo, as pessoas que acessam o seu blog passam a conhecer e saber coisas importantes sobre aqueles que, de alguma maneira tem papel relevante para nossa cidade e nosso povo.


    Roberto Soares

    ResponderExcluir
  4. Ilivaldo... Você está de parabéns pela iniciativa e a Karla pela atenção demonstrada... Acredito no potencial da nossa Secretária e tenho certeza que o esporte de Campo Mourão tem tudo para se desenvolver ainda mais, tudo levando em consideração, é claro, a visão com a qual Karla está procurando trabalhar cada situação que porventura venha ocorrer nesta área... Abraços amigo

    ResponderExcluir