20 de jul. de 2016

COLUNA DE LETÍCIA MIOLLA RIBEIRO: Audiologia e deficiência auditiva

Olá Leitores! Esta semana iremos falar sobre Audiologia e Deficiência Auditiva!
O Audiologista é o fonoaudiólogo especialista que se dedica ao estudo do sentido AUDIÇÃO, desde a recepção das ondas sonoras pelo ouvido até o completo processamento das informações auditivas pelo córtex do sistema nervoso central.
A deficiência auditiva ocorre em um grande número de pessoas e atinge crianças e adultos.  O impacto global da deficiência auditiva é significativo, causando atraso no progresso educacional das crianças e acarretando sérias conseqüências psicossociais para os que adquirem a perda auditiva mais tarde em suas vidas.
O fonoaudiólogo é responsável pela função social da audição e aborda a utilidade prática da capacidade auditiva, visando aumentar a habilidade do deficiente auditivo em lidar com situações de vida diária. O audiologista,realiza diagnósticos, prognósticos e estabelece tratamentos ou auxilia no estabelecimento de condutas de outros profissionais da área da saúde tais como pediatras, otorrinolaringologistas, neurologistas, neurocirurgiões, geriatras, clínicos gerais e outros; tendo como dever saber prestar serviços de prevenção, identificação e avaliação de problemas na audição; seleção e avaliação de aparelhos de amplificação sonora; habilitação/reabilitação oral de indivíduos com perda auditiva.
Há quatro tipos de perda auditiva: A primeira e mais comum é a perda auditiva sensorioneural que resulta da falta ou dano da célula sensorial (célula ciliada) na cóclea.Perda auditiva condutiva descreve qualquer problema no ouvido externo ou médio que impede que o som seja conduzido adequadamente ao ouvido interno. Perda auditiva mista é a combinação da perda sensorioneural com a perda condutiva. Finalmente, perda auditiva neural ocorre quando o nervo auditivo não consegue enviar sinais ao cérebro.
Sendo a saúde nosso maior bem, não há motivos para cuidarmos tanto do nosso corpo sem darmos a devida importância para a nossa audição. 
Qualquer duvida, procure um fonoaudiólogo. 

Letícia Tomaz Miolla Ribeiro - Fonoaudióloga CRFa 3 – 9626 - leticiamiolla@hotmail.com (44) 9969-4358

Nenhum comentário:

Postar um comentário