16 de mar. de 2014

ENTREVISTA DE DOMINGO: José Mateus Bido

Professor de filosofia e sociologia, que durante muitos anos conviveu na sociedade mourãoense no Colégio Integrado e no Senac. José Mateus Bido é o homenageado deste mês de março e homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO do nosso Blog. Atualmente diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus de Ivaiporã. 
Ele é mestre em Filosofia na linha de "Ética e Filosofia Política" Graduado e especializado em Filosofia. É membro fundador da Academia Mourãoense de Filosofia, a primeira do estado do Paraná, da qual foi seu primeiro presidente.

Mateus chegou em Campo Mourão para ficar em definitivo em 1994. Veio de Londrina, após ter deixado os estudos no seminário.

"Sai do Senac quando senti que havia cumprido a minha trajetória. Fui procurar novos desafios e conheci o IFPR. Estudei a instituição e me preparei muito para o concurso público, no qual fui aprovado. Certo de que tinha preparado uma grande equipe, mesmo sentindo o fato de que deixar a escola que simbolizava o sonho profissional, assumi o concurso."
Conheça um pouco da história de José Mateus Bido na ENTREVISTA DE DOMINGO. 
QUEM É JOSÉ MATEUS BIDO? Sou o
oitavo filho de Natal Bido e Maria de Abreu Bido. Casado com Adriana Maria Ferreira Bido, pai de Yasmin Poleto Bido e Lara Poleto Bido. Nasci em 08 de Março, na cidade de Quarto Centenário, então distrito de Goioerê.
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? A Infância foi vivida na zona rural, na cidade de Quarto Centenário. Frequentei a Unidade Escolar Germana Afonso Moleiro, até a oitava série. Por uma infância tranquila e cercada por responsabilidades que a época propiciava, aprendi desde cedo a valorizar o trabalho e os estudos.
COMO FOI SUA ATUAÇÃO NA JUVENTUDE E ONDE? Minha juventude também foi vivida na cidade de Quarto centenário, dividindo-a com a cidade de Goioerê, onde estudei o Ensino Médio. Aos 19 anos entrei para o Seminário Diocesano para iniciar os estudos com o objetivo de ser padre. A primeira experiência de seminário foi na cidade de Umuarama, sob a orientação de Dom José Maria Maimone,  então
bispo daquela Diocese.
Terminado o estudo propedêutico em Umuarama, fui estudar filosofia no Seminário Diocesano de Filosofia Nossa Senhora da Glória em Maringá, indicado pelo Dom Virgílio de Pauli. Depois de três anos de filosofia, fui para o Seminário de Teologia, Paulo VI, em Londrina, onde permaneci até o 3º ano.
QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA? Gosto muito de lembrar das pessoas com quem convivi na pequena cidade de Quarto centenário, principalmente dos domingos, nos quais passávamos o dia todo disputando torneios de futebol. 
COMO O SENHOR SE AUTODEFINE? Em me defino
como um sonhador. Gosto de manter minhas utopias sempre vivas e bem fundamentadas em meus projetos de vida. Também me compreendo como uma pessoa em construção, e vejo os meus dias como oportunidades para ser e fazer melhor aquilo me proponho.
DESDE QUANDO EM CM? Cheguei em Campo Mourão para ficar em definitivo em 1994. Vim de Londrina, após ter deixado os estudos no seminário.
COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Em 1994, quando deixei o Seminário, vim para Campo Mourão, morar e trabalhar. 
Em Campo Mourão encontrei duas pessoas que me oportunizaram e me ensinaram muito: Nery e Dorli, da Tribuna. 
Em seguida, a vida me aproximou da professora Cleusa Proença Iuraseki, então diretora do colégio Integrado, através da qual desenvolvi um trabalho de 10 anos como professor nas disciplinas de História e Filosofia. 
Paralelamente ao magistério, também trabalhava no Senac. Comecei no Senac como Auxiliar Técnico, depois de 4 anos passei a ser Orientador Técnico. Após 4 anos assumi a função de Técnico em Educação Profissional. 
Em 2004, deixei o magistério e assumi a direção do Senac de Campo Mourão, onde atuei até março de 2013. Em Março de 2013 assumi o concurso público no IFPR – Instituto Federal do Paraná – Câmpus Ivaiporã.



Assumi o cargo de professor de Filosofia e Sociologia e a função de Coordenação de Ensino. Atualmente estou como Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO? No trabalho procuro evitar o desequilíbrio entre a vida pessoal e familiar, e a vida produtiva. Não levaria e não levo mais trabalho para casa. Procuro ser produtivo no período em que me é oportunizado para o trabalho. Procuro ser pessoa, pai e esposo nos horários que deixo as atividades empresariais.
E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Minha atuação na comunidade sempre esteve ligada ao trabalho educacional.
DE TODAS ESTAS ATIVIDADES, QUAL MAIS o SENHOR DESTACA? Destaco o trabalho na formação dos aprendizes. É gratificante ver garotos e garotas tendo a oportunidade de frequentar uma escola e uma empresa num mesmo período de tempo. O crescimento humano que acontece nestas pessoas revela a dignidade que poucos jovens no Brasil possuem.
COMO ENTROU A FILOSOFIA NA SUA VIDA?A filosofia é parte de minha vida. Por ela aprendi a ler o mundo, as pessoas e a mim mesmo.O Seminário me iniciou nos estudos filosóficos, mas a minha curiosidade projetou-me para o mundo da busca pela pesquisa. Cada dia busco promover em mim um referencial da filosofia: uma vida feliz.
NOTA DO BLOG: CAMPO MOURÃO INSTALOU EM 2007 A PRIMEIRA ACADEMIA DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ COM 14 FUNDADORES E O PRIMEIRO PRESIDENTE FOI JOSÉ MATEUS BIDO. 
O objetivo da Academia é integrar estudantes e professores de filosofia, bem como aprofundar estudos, A posse dos acadêmicos teve como membros fundadores:  
José Mateus Bido (presidente). Assabido Rhoden (vice-presidente). Amani Spanchinski de Oliveira (1º secretário). 
Agenor Krul (2º secretário). Silvaney Sauer Walter (tesoureiro). José Carlos Paraguaio (diretor de Biblioteca). 
Cláudio Ortega de Oliveira. José Vidigal. Aníbal Aparecido Tápora. Samuel Kozelinski. Maria da Rosa Martins. Dirce Salvadori. Maria Luzia Carneiro e Valdair da Silva.

O QUE FILOSOFIA PARA O SENHOR? Estudo a filosofia há mais de 20 anos. Isto é muito pouco, comparado à riqueza e profundidade que esta perspectiva realmente é. Então, entendo que a filosofia é mais do que uma possibilidade de leitura crítica de mundo. É mais do que uma condição do pensar. Entendo-a como uma busca pessoa, contínua e permanente, para significar o que sou e que pretendo ser no mundo.
O QUE SIGNIFICA O PROJETO SENAC EM SUA VIDA? O Senac é a empresa que provocou o meu crescimento profissional. Entrei no Senac em 1994 e cresci com a
escola em Campo Mourão. A escola passou por grandes momentos de dificuldades, mas o espírito de equipe e a perspectiva de uma escola para a educação profissional na cidade foi maior e a superação veio.
Quando entrei no Senac, localizada na Avenida Irmãos Pereira, éramos em 7 pessoas e uma instrutora. Em
2004, quando assumi a direção da escola Senac, fui buscar a parceria com o Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região, representado pelo Nelson Bizoto. Junto, estudamos as demandas, planejamos a equipe e direcionamos os trabalhos da escola. 
Não tínhamos mais salas. Fomos em busca de construir uma sede própria. Mais uma vez a parceria com o Nelson Bizoto e com outras lideranças de Campo Mourão sensibilizou a presidência do Sistema Fecomércio Paraná e a Direção do Senac Paraná iniciou, por Campo Mourão, o projeto de expansão e crescimento institucional. 
Este projeto fez nascer a escola que a cidade possui hoje na Rua São Josafat.
Senti que havia cumprido a minha trajetória. Fui procurar novos desafios e conheci o IFPR. Estudei a instituição e me preparei muito para o concurso público, no qual fui aprovado. Certo de que tinha preparado uma grande equipe, mesmo sentindo o fato de que deixar a escola que simbolizava o sonho profissional, assumi o concurso.
COMO ESTÁ O SENAC EM CM? O Senac está preparado para os desafios de uma educação profissional de referência. Está preparado para atender as demandas que o setor produtivo do comércio de bens, serviços e turismo vier constituir.
A NOVA E MODERNA ÁREA JÁ FICOU PEQUENA? Os programas PSG – Programa Senac Gratuidade e o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego compõem a maior demanda institucional. Ao atender estes programas a escola manteve todos os seus espaços educacionais (salas de aulas) lotados.
QUAIS OS RESULTADOS DESSA CAMINHADA NO SENAC, DA PRA MENSURAR?
Esta trajetória é realmente uma caminhada de realização pessoal e profissional. Ver o quanto o Senac ajudou pessoas pela educação profissional é um presente incrível. Perceber o quanto os sonhos de muitas pessoas foram concretizados pela educação profissional é um resultado imensurável.
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? Sou fã do futebol. Como ídolo do esporte eu tenho como referência o Pelé. Como time do coração é o Santos Futebol Clube.
QUAL O MELHOR TIME QUE JA VIU JOGAR? Vibrei com as jogadas dos Garotos da Vila.
A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO E DA FILOSOFIA NOS DIAS ATUAIS?São duas dimensões que garantem ao ser humano a proximidade consigo mesmo e com o divino.
QUEM EM CM É UM ESPORTISTA EXEMPLO? Admiro muito o trabalho do Edson Hirata, o "China" da UTFPR.
QUEM É EMPRESÁRIO EXEMPLO EM CM?São muitos empresários de referência na cidade. Contudo admiro o projeto de trabalho da Ivone Malho,  da Paraná Diesel.
ÉTICA EM UMA FRASE É... Ser verdadeiro, íntegro, coerente e inteiro no que pensa e faz.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.....Desafio educacional.
O SENHOR ACREDITA QUE CM PODERÁ ELEGER NOVAMENTE DEPUTADOS NOVAMENTE NESSAS ELEIÇÕES?Se houver liderança que se constitui em um processo e não somente em uma circunstância, acredito que podemos sim eleger um ou mais representante. Portanto, depende da pessoa e das organizações apoiadoras de projetos reais para a cidade e para a região. É preciso haver vínculos construídos com as comunidades, caso contrário sempre haverá um outro alguém que despertará a intensão de votos.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É .Um projeto a ser elaborado e executado.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO ...Uma cidade com menos desigualdades sociais, com maior qualidade de vida e com vida segura.
GOVERNOS REGINA DUBAY, BETO RICHA E DILMA ROUSSEF? São lideranças que construíram seus espaços. Que, de alguma forma, chamaram a atenção para uma proposta em execução.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Gostaria que seu blog homenageasse o senhor Antonio Passador, do Salão do Povo.
NOTA DO BLOG: Mateus, ele já foi homenageado, em setembro de 2010. Curta a entrevista:
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2010/09/entrevista-de-domingo-antonio-passador.html
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? A leitura deste blog aproxima pessoas e cria a oportunidade de conhecer mais gente da gente.
JOGO RÁPIDO:

MÚSICA:.Céu de Santo Amaro - Flávio Venturini e Caetano Veloso

UM LIVRO: Os Miseráveis – Victor Hugo.
UM AUTOR? Machado de Assis.


UM PROFESSOR? Assabido Rhoden


QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? Como livro de estudo, estou lendo:
 “A Condição Pós-moderna” de Jean-François Lyotard. Como livro de pesquisa estou lendo:“Vida para Consumo: A transformação das pessoas em mercadoria”, de ZygmuntBauman.
COMIDA? . Macarrão
SONHO? Pós-Doutorado
HOBBY? Ouvir músicas
PROGRAMA? Roda viva – TV Cultura http://youtu.be/RBm8u4RMFXc
SAUDADE? DO QUE E DE QUEM? .Do grande herói e exemplo: 
meu pai – Natal Bido.
MOMENTO INESQUECÍVEL?Nascimento de minhas filhas.


FAMÍLIA É. Porto seguro. Ambiente de amparo e do sentimento mais humano: amor.

3 comentários:

  1. Ilivaldo, mais uma vez obrigado. Não somente pela homenagem, que é de valor imensurável para mim e para as pessoas que nela foram citadas. Obrigado também por ter tido a iniciativa de pensar um Blog que aproxima as pessoas da nossa comunidade e estimula a valorização do ser humano. Blog que proporciona a valorização da pessoas, pelo que ela é.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao prof. José Mateus Bido pela exemplar história de vida. Deus o abençoe, juntamente com seus familiares.

    Ao confrade Ilivaldo, mais uma vez, nosso agradecimento por nos proporcionar estas grandes oportunidades para conhecermos um pouco mais da história de vida de pessoas queridas da nossa comunidade.

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mateus pela sua trajetória. Abraços.

    ResponderExcluir