17 de set. de 2013

PLANTIO DIRETO: CAMPO MOURÃO celebra 40 anos do pioneirismo da tecnologia que revolucionou a agricultura

Das terras lavadas a uma das terras mais férteis do país. Esta é a revolução promovida na região de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, por agricultores pioneiros com a adoção na safra 1973 do sistema de plantio direto. Campo Mourão é o segundo município na história do Plantio Direto no Brasil. O primeiro foi Rolândia – Norte do Paraná, onde o agricultor Herbert Bartz, considerado o “pai do plantio direto no Brasil”, implantou a tecnologia fazendo, em 1972, o primeiro plantio da história com a importação de uma plantadeira dos Estados Unidos, Allis Chalmers. Depois, vieram os municípios de Campo Mourão (safra 1973), Mauá da Serra (1974) e Ponta Grossa (1976).
Para celebrar os 40 anos do plantio direto em Campo Mourão, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM) realizou dia 14/09 evento técnico e homenageou aos cinco pioneiros do Plantio Direto na região Centro-Oeste do Paraná: Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans e Antonio Álvaro Massareto, Gabriel Borsato e Henrique Salonski (em memória), representado no evento Carlos Augusto Salonski. 
O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, Roberto Destro destaca a importância da homenagem aos pioneiros. “Esses pioneiros merecem reconhecimento porque foram os primeiros que acreditaram nesse sistema em função das dificuldades que se tinha na época para conseguir lavrar a terra”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário