4 de set. de 2012

RONI RAGADALI, 9 anos de jornalismo!

O jornalista Roni Ragadali está completando 9 anos de microfone em punho, como ele mesmo diz. Atualmente na RPCTV em Foz do Iguaçu, Roni como é chamado pelos amigos teve uma passagem marcante atuando pela RPCTV Cultura com o companheiro Buana Magalhães. A convite do BLOG ele conta um pouco da sua alegria e profissionalismo. Parabéns Roni, você merece o carinho, gratidão e sucesso.
Roni, como tudo começou? Tudo começou numa tarde de segunda feira. A primeira pauta foi a cobertura de uma seção polêmica na Câmara municipal de Foz do Iguaçu. Antes disso já havia feito um estágio de dois meses na TV Barriga Verde, afiliada da Rede Bandeirantes em Florianópolis. Mas foi a partir do dia 01 de setembro de 2003 que o jornalismo virou profissão de verdade.
A primeira empresa foi a FozTV. Emissora à cabo que tinha parceria com a faculdade que cursei. Seis meses depois fui chamado para trabalhar no Canal 21, também a cabo, onde também fazia matérias para a CATVE de Cascavel.
Oito meses depois outro convite: Dessa vez para trabalhar na Vision Art Produções. Uma produtora de vídeo aqui da fronteira. Ali fiquei 2 anos e meio. No começo eu trabalhava na produção de um programa rural no Paraguai: O Vision Rural. Pela produtora eu também produzia reportagens para a TV Estatal Paraná Educativa. Fui um dos criadores do programa Caminhos do Oeste, que até hoje esta no ar pela Rede Massa aqui na região de Foz.
Qual foi o salto da sua carreira? Foi em maio de 2007 que minha carreira profissional deu um salto importante. Fui convidado para trabalhar na maior empresa de comunicação do estado e uma das principais do país. A RPCTV. O primeiro desafio foi assumir a sucursal da TV Cultura em Campo Mourão. Foi mais que um emprego... Foi um presente de Deus. Conhecer um lugar tão maravilhoso. Repleto de pessoas generosas.
E como foi o trabalho em Campo Mourão? Em Campo Mourão fiz amizades que levarei para o resto da vida. Fiz parte de uma família que me acolheu e tornou minha estada ai na cidade uma grande festa: A Associação Panela. Time de gente guerreira e alegre, Que praticam o esporte e cultivam o companheirismo. Entre tantos amigos que fiz destaco a figura do simpático e hilário Walter Tonelli: O Peteleco. Esse cara foi uma pessoa muito importante pra mim.
E é claro que eu tenho que exaltar a figura especial de uma pessoa que foi mais do que um colega de trabalho. Foi um irmão, um professor, um psicólogo... o Buana Magalhães, ele é um cara que até hoje eu lembro em cada reportagem que eu faço. O jeito simples e profissional que ele conduzia as matérias foi sempre uma lição pra mim.
Qual reportagem você destaca na sua carreira em CM? Com o Buana fiz grandes reportagens. Uma que eu jamais esquecerei foi sobre os táxis de Peabiru. Era veículos demais para uma população que não utilizava tanto esse tipo de serviço. Com ele também fechamos grandes matérias sobre o potencial rural da região com dezenas de matérias para o programa Caminhos do Campo.
Como foi sua volta para Foz? Em Março de 2010 deixei Campo Mourão e voltei para a minha terra. Em Foz do Iguaçu eu sigo fazendo aquilo que me dá prazer. Tendo o privilégio de produzir algumas matérias para a Rede Nacional e programas especiais sobre as particularidades da região de fronteira.
O que representa 9 anos de jornalismo? Ilivaldo, são nove anos muito bem vividos. Cheios de desafios e de grandes conquistas. E a maior de todas foi deixar amigos tão especiais pelos lugares por onde passei. Campo Mourão foi um deles. E quando puder farei questão de ir visitar essas pessoas que me ajudaram muito e que jamais deixarão de fazer parte da minha vida. Abraços Ilivaldo e povo mourãoense, meus amigos e fãs. Obrigado pela oportunidade e parabéns por este blog brilhante.

Um comentário: