4 de abr. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Marcos Corpa

Neste domingo, 5 de abril, o médico MARCOS ANTONIO CORPA é o entrevistado do BLOG DO ILIVALDO DUARTE. Filho de Antonio Corpa Filho e Josefina Pessoa Corpa, ele tem mais dois irmãos médicos e duas irmãs professoras. É médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná em 1973, foi presidente do Clube de Radiologia do Interior do Paraná em 1992/94 e da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) entre 1997/99, e está em Campo Mourão desde 1976 quando fundou a Clínica de Raios X, que hoje é Centro de Diagnósticos que leva o seu nome.


Na ENTREVISTA DE DOMINGO, MARCOS CORPA revela as virtudes para o sucesso na medicina e por que este curso continua sendo um dos mais procurados pelos estudantes. Opina sobre os grandes avanços da medicina, sua paixão e o apoio pelo esporte e sobre a cidade de Campo Mourão e o seu povo, entre outras perguntas especialmente respondidas para este domingo.

Confira a ENTREVISTA DE DOMINGO com a opinião deste cacondense de nascimento e mourãoense de coração, que acredita nesta terra onde realiza investimentos para o Centro de Diagnósticos, no atendimento a população da região polarizada pela Capítal do Centro-Oeste do Paraná. Um ótimo domingo, uma excelente leitura e uma maravilhosa Semana Santa a todos.
Quem é Marcos Antonio Corpa? Sou nascido em Caconde, São Paulo, em 29 de julho de 1949, portanto, em julho chegarei aos 60 anos. Sou casado com Derci Corpa e pai de Maria Carolina, Marquinhos e Ana Cristina. Tive a possibilidade vir trabalhar em Campo Mourão em fevereiro de 1976. Vim, vi, gostei e não deixei mais este lugar.

Quando o Senhor decidiu e descobriu a vocação de médico? Resolvi seguir a carreira de medicina ainda muito jovem, por conta própria, assim como decidi ser radiologista também sem nenhuma influência. Foi tudo pura intuição.
Onde foi a sua graduação e residência? A minha graduação em Medicina fiz em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 1968 a 1973. Após a graduação fui para o Rio de Janeiro onde fiz especialização no Serviço do Professor Nicola Caminha, na Santa Casa de Misericórdia. Foram dois anos de muito trabalho, estudo e aprendizado.
Como foi a sua trajetória como médico?A minha carreira como médico resume-se a Campo Mourão. Cheguei em 1976 e comprei a Clínica São Valentim, com 80 metros quadrados, cem por cento financiada que funcionava em um dos salões comerciais do Edifício Manoelito. Após dois anos adquiri o terreno onde hoje a nossa clínica ocupa 1.200 metros quadrados. As atividades da minha clínica foram iniciadas com um aparelho de raios x, na época já com circuito interno para radioscopia. Os nossos auxiliares eram uma secretária e uma faxineira, a revelação de filmes ainda era manual. Quatro anos mais tarde inauguramos a sede própria, na época, com dois aparelhos de raios x e uma área construída de mais de 300 metros quadrados. Na seqüência, adquiri equipamentos de ultrasonografia, raios X, mamógrafo, panorâmico de mandíbula. O tomógrafo chegou em 1995, já helicoidal. Depois, aconteceram as melhorias das instalações, do corpo médico, técnicos, colaboradores e dos equipamentos com mamógrafo de alta resolução, ultra-som 4D, medicina nuclear (cintilografia), documentação ortodôntica totalmente computadorizada, exames de densitometria óssea e ressonância magnética, entre outros.
Foto histórica da Clínica de Raios X há mais de 30 anos: o início de tudo.

A Clínica de Raios X funcionava em um dos salões comerciais do Edifício Manoelito.

Por quê os investimentos para o Centro de Diagnósticos em Campo Mourão? Foi fundamental para o nosso crescimento acreditar em Campo Mourão como centro de uma região e cidade pólo. A população deve pensar assim para pelo menos diminuir a nossa distância para os demais centros. Precisamos pensar e agir como uma população de líderes, acreditando no potencial da nossa região.

Na opinião do Senhor, a medicina continua sendo um dos cursos mais procurados pelos estudantes? O lado financeiro ajuda esta procura? Entendo que o curso de medicina continua sendo o mais procurado pelos estudante porque é muito gratificante salvar vidas ou ao menos, aliviar sofrimentos. Assim também outras profissões tem os “não vocacionados” que só procuram cursos que melhor remuneram, o que considero um erro grave.
Seus filhos seguiram a carreira do pai. Essa vocação é natural ou tem influência do pai?: Os meus filhos estão no mesmo caminho do pai (A Carolina e o Marcos também são médicos e a Ana Cristina é terceranista de medicina). Acredito que deve ser pela alegria e satisfação observadas no dia-a-dia, crescendo e sempre querendo mais.

Na foto inesquecível dos seus 50 anos (há quase 10 anos), Marcos Corpa ao lado dos filhos e da esposa Derci.

Quais as virtudes que um profissional deve ter para ser bem-sucedido na medicina? A maior virtude para ser um bom médico é ter ética (palavra complicadíssima) e um bom relacionamento médico-paciente, além do preparo adequado nas salas de aulas.

Quais os melhores médicos com que o Senhor já trabalhou? Os melhores médicos com quem tive a honra de realizar exames radiológicos foram os doutores José Carlos Ferreira, Sadayoshi Shimizu, Eugênio Lapezak e José Haito Dói, pessoas capacitadas e habilitadas que exercem a profissão com amor.

Quais os principais avanços da medicina para os próximos anos? Os grandes avanços da medicina a curto prazo devem ser a correta e utilíssima maneira de se implantar células tronco e o estudo das demências e outras doenças degenerativas cerebrais para que se possa envelhecer com dignidade e qualidade de vida.

Qual é o seu esporte e seu hobby? O meu esporte preferido, como bom brasileiro, é o futebol e o meu hobby é a fotografia de paisagens. Trazem sempre recordações com emoção.

Qual o seu time preferido e o maior ídolo desse time? O meu time preferido é o São Paulo Futebol Clube, sempre admirei o Roberto Dias (recentemente falecido) e o Jurandir, pois eram os únicos lúcidos em uma época que o São Paulo não podia investir em jogador pois estava construindo o seu estádio (Morumbi entre 19567 e 1970).

Roberto Dias faleceu em setembro de 2007, está na memória dos tricolores como bicampeão paulista (1970/71) e um dos maiores ídolos do clube do Morumbi.

O Senhor tem investido e apoiado o esporte amador, e no futsal conquistado muitos títulos. Por quê esse investimento? Entendo que a participação do empresário em projetos esportivos é essencial para a sua empresa e para a comunidade. Eles trazem ótimos resultados a um custo baixo, vale a pena. E quantos ao títulos, é uma satisfação e uma emoção muito grande ganhar campeonatos e resulta em bom retorno de mídia para a nossa empresa.

Marcos Corpa com o troféu de bicampeão do Campeonato Popular de Futsal (2007); o time que leva o nome do seu Centro de Diagnósticos é tricampeão mourãoense, tendo vencido também em 2008.

Como o Senhor define o povo mourãoense? O povo mourãoense é educado, alegre e acolhedor.

Ao lado de amigos, o são-paulino Marcos Corpa comemora seus 50 anos, em julho de 1999.

Campo Mourão poderá eleger deputados estaduais e federal na próxima eleição?Politicamente falando a nossa cidade deixa a desejar. Precisamos eleger deputados e governadores da nossa região e realmente comprometidos com a nossa comunidade. “Xô paraquedistas!”
Campo Mourão do presente... Continua a ser uma boa promessa.

Campo Mourão do futuro ...... Deverá ser o pólo regional por nós desejado.

A medicina em uma frase é.... Uma das melhores maneiras de se relacionar com as pessoas.

Ética é... A palavra mais difícil do nosso dicionário, deve ser respeitada e sempre refletida.
Cite três personalidades esportivas em Campo Mourão. Ari Mateus, Família Tagliari e Márcia Tomadon.

Cite três personalidades mourãoenses. Dr. Milton Luiz Pereira, Delordes Daleffe e Waldemiro Reifur, “in memorian”.

Qual é o sentimento do Senhor após mais de 30 anos de trabalho? Após 33 anos de trabalho, tenho a sensação de ter feito o melhor para minha família e a comunidade, espero continuar trabalhando ainda por um bom tempo.

Emoção no rádio, ao vivo e em cores. Marcos Corpa com o troféu "Tocando de Primeira", recebido durante homenagem-surpresa na rádio Rural AM no programa de número 716, apresentado por Ilivaldo Duarte, no sábado 7 de abril de 2007.

Recado para os leitores. Amem a sua terra e as suas famílias. Deem o máximo, acreditem, mostrem a todos que são os melhores. Um abraço a todos e muitas felicidades.

Nota do BLOG. Obrigado Marcos Corpa. Este BLOG também é cultura e cidadania. A cidade natal do entrevistado deste domingo é Caconde, situada no estado de São Paulo. Possui mais de 18 mil habitantes e é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Caconde, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, local de nascimento de Marcos Corpa

No brasão de Caconde está a orativa: "AEQUE AURUM AURA" que significa algo como "Tal como ouro à altura". É interessante notar que seu nome não possui uma origem certa. Especula-se que venha do tupi "QUAQUEONDE" ("Lugar por onde passaram muitos") ou através de escravos, visto que há na África uma região chamada Caconda.

Caconde, município com status de estação climática

Um comentário:

  1. O Corpa é gente muito boa. Queimadinho comigo, pois não fui ao seu aniversário de 50 anos. Fomos contemporâneos no Rio de Janeiro, e ele já esteve em minha casa em Catalão, Goiás, com a esposa e filhos... O que ele não sabe é que também não irei ao aniversário de 100 anos dele, mas mandarei um e-mail ( se isto ainda existir)...Talvez, então, ele volte a falar comigo...
    Haroldo Campos (radiologista e advogado,em Goiás).

    ResponderExcluir