28 de fev. de 2023

ASSOCIAÇÃO DOS AUTISTAS recebe instrumentos musicais do Rotary Raio de Luz


 Quem doa com generosidade recebe bençãos. E neste sentido é elogiável a doação da comunidade por meio dos rotarianos em todas as partes do mundo em prol de quem precisa. Um movimento fundado há 117 anos que, presente em 200 países ajuda a transformar pessoas, comunidades e a promover a dignidade.

Exemplo no Distrito 4630 nas regiões Norte, Noroeste e Centro-Oeste do Paraná governado pelo mourãoense de coração e curitibano de nascimento,  Elói Ricardo Bonkoski, na gestão 2022/2023, é o Rotary Club Raio de Luz, um dos mais atuantes clubes femininos no país.

Entre suas ações estão entrega de bonecas (confeccionado através do projeto Boneca do bem) e bolas para escola municipal e mais recentemente a doação de instrumentos musicais para atividades de musicoterapia na Associação dos Amigos Autistas de Campo Mourão. Também foram entregues  materiais para atendimento técnico pedagógico , armários e cadeiras longarinas para a sala de musicoterapia da entidade.

Com os projetos rotários ganha a comunidade representada pelas diversas entidades, escolas, entre outras, ganha os apoiadores e ganha também os rotarianos que, anualmente fazem a diferença com a prática do ideal de servir.


EVANGELHO DO DIA terça-feira, 28 de fevereiro 2023

 


Evangelho dia 28/02/2023

- Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes. - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 27 fevereiro 2023

 


Evangelho desta Segunda-feira, dia 27/02/2023 - Mt 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'. - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!

26 de fev. de 2023

BONS MOMENTOS: Raoni, um mourãoense apaixonado

Cidadão, mourãoense, corintiano, bom menino, curioso, dedicado, simples, responsável, historiador, humilde, sonhador, pesquisador, escritor, apresentador, professor, diretor, comunicador, atleta, dirigente, e empreendedor?

Sim, em todos estas virtudes e atuações, dependendo o momento e ambiente, pode ser lembrado e encontrado o mourãoense Victor Raoni de Assis Marques, ou simplesmente Raoni de Assis, quando precisar de dois nomes.

Neste 26 de fevereiro ele dá mais graças a Deus do que nunca, pois fazer aniversário é uma dádiva e ter amigos no "portfólio" da vida é bom demais.

Raoni, diretor e apaixonado pelo Colégio Vinicius de

Moraes; diretor do Blog do Raoni; presidente da Associação dos Kartistas de Campo Mourão (Akartcam); escritor do melhor livro da história do futebol profissional da nossa cidade "Nos Campos do Mourão"; com experiência no rádio e na televisão, e junto com o Mário Júnior, forma uma dupla harmoniosa e de qualidade.

Bom menino esse Raoni, sujeito com objetivos comuns, calmo,  sério, tranqüilo e responsável.

E a vida é assim Raoni, precisamos fazer a nossa parte com amor, esmero e capricho, e senão fizermos assim e não apenas por fazer, um dia seremos cobrados por Deus. Você é testemunha nesses anos todos de que  quando "Deus quer, o homem sonha e a obra nasce", como já escreveu Fernando Pessoa. 

Foi assim, por exemplo, em 2009 quando surgiu o Blog do Raoni. "Meu blog trata de política nacional, local, estadual, esporte, atualidades e cultura", disse o blogueiro na época.  Ou na noite histórica de 11 de setembro de 2013, na Biblioteca Municipal Professor Egídio Martello, em Campo Mourão, com o lançamento da obra "Nos Campos do Mourão". 

E você afirmou que "O livro é um exercício à memória e a história. É a eternização das emocionantes tardes de domingo no estádio Roberto Brzezinski. É a valorização da história local e do aspecto social do futebol". E em 165 páginas,  quem viveu este momento pode reviver o texto primoroso recheado de informações, fotos, imagens e recortes contando a história dos três times de futebol profissional de Campo Mourão - Mourãoense, Sport e ADAP. 

Viva Raoni, ou como diria este blogueiro: "Eu, você e a vida!"

Parabéns, como bom menino, o que fez na vida está feito e contou com muitos na trajetória, mas muito será feito com a graça de Deus e a certeza de que ninguém é ou será feliz sozinho. Viva! Bom menino é esse Raoni, tem origem, família, fé,  bons propósitos, amigos, sonhos e ideais.


EVANGELHO DO DIA domingo, 26 fevereiro 2023


 Evangelho deste Sábado, dia 25/02/2023 - Lc 5,27-32

Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

NO RÁDIO! As atrações do programa Tocando de Primeira 1.464 na Rádio Colmeia FM, no Centro-Oeste do Paraná

 


No segundo tempo do programa campeão Tocando de Primeira do ano deste sábado, 25, edição 1.464 na rádio Colmeia FM o jornalista Ilivaldo Duarte irá entrevistar dirigentes participantes da Copa União de Futebol Suíço, promovido em  Campo Mourão. Os convidados Antonio Carlos Rodrigues, o "Pescoço" e  Anderson Peregrini, o "Safira", atual secretário de esportes de Terra Boa. 

Mas antes, às 11 horas, as entrevistas no primeiro tempo serão dirigentes do xadrez mourãoense, pois a cidade sedia hoje etapa do Campeonato Paranaense da modalidade em várias categorias. Presenças de Loan Vinícius da Mata Gomes, coordenador dos Projetos da Associação Mourãoense de Xadrez, Sandro Marcos Covalchuk, presidente da Associação Mourãoense de Xadrez (Gestão 2022/2024) e o atleta enxadrista Davi Pires, 12 anos de idade.

É daqui a pouco ao vivo e em cores no programa que é um golaço no rádio brasileiro pelas ondas da Colmeia FM.  Tocando der Primeira, um golaço no rádio brasileiro.

VIVA O Rádio! Hoje tem o Tocando de Primeira 1.464


 Sábado é dia de Tocando de Primeira, das 11 às 13 horas, ao vivo e em cores no rádio brasileiro pelas ondas dos 89,.7 da Colmeia FM. De Campo Mourão no Centro-Oeste do Paraná: informação e jornalismo de primeira com paixão e credibilidade mostrando gente da nossa terra.

EVANGELHO DO DIA sábado, 25 de fevereiro 2023

 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus
Cristo + segundo Lucas

(Lc 5,27-32)

Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”

Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

24 de fev. de 2023

TENHA BOA consciência e sempre terás alegria

 


Da alegria da boa consciência.

A Glória de um homem de bem é o testemunho deu uma boa consciência.

Tem boa consciência e sempre terás alegria.

Muitas coisas pode suportar uma boa consciência e, ainda nas adversidades, conserva-se alegre.

A má consciência anda sempre receosa e inquieta.

Descansarás tranquilamente se de nada te repreender o coração.

Não te alegres senão quando houveres praticado o bem. Os maus nunca têm verdadeira alegria nem experimentam paz interior: porque para os impios não haverá paz, diz o Senhor (Is 57,21).

Do livro Imitação de Cristo, por Tomás de Kempis, com tradução do padre Leonel França.

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 24 fevereiro 2023

 


Evangelho desta Sexta-feira, dia 24/02/2023 - Mt 9,14-15

Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

23 de fev. de 2023

PARABÉNS Umberto Bittencourt, viva!

 


Dia de parabenizar o radialista Umberto Bittencourt, uma das vozes mais bonitas na história do rádio mourãoense.

Umberto completa 77 anos, feliz com a vida e sua família, ao lado da esposa Chiquinha e sem gostar muito de ser fotografado.

Sua voz marcou época pelos microfones de rádios em Xanxerê, Osasco, Campinas e nas paranaenses Apucarana, Toledo, Ivaiporã, Maringá, Medianeira, Pato Branco, Palmas e com grande sucesso em Campo Mourão na Humaitá e Musical FM.

"Nho Bikanka" foi um personagem bem-sucedido durante muitos anos na Humaitá, uma rádio que marcou época no seu início na década de 1980.

Umberto: voz de veludo, locutor, cantor dos bons, versátil, animador. Um filho do céu de primeira.

Parabéns, Deus na sua imensa bondade e misericórdia o abençoe de forma abundante e Nossa Senhora interceda por suas necessidades.

E grande alegria em saber que continua sendo assiduo ouvinte de rádio, inclusive aos sábados no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte.

Bom mesmo é ser feliz! Viva! 



EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 23 de fevereiro 2023

 


Evangelho desta Quinta-feira, dia 23/02/2023 - Lc 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?” - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

22 de fev. de 2023

CONVITE DO TEMPO quaresmal é voltar para Deus e fazer com ele verdadeira comunhão

 


"O tempo quaresmal é um  momento especial na  caminhada cristã. Nos esvaziamos  para ser tomado pela graça de Deus. O convite para este  tempo da Quaresma é voltar para Deus, olhando e contemplar, fazer comunhão com ele com todo o nosso coração. Em cada gesto, cada sacrifício, que possamos estar com ele, assumindo a nossa cruz junto dele iremos vencer e conseguir levar a nossa cruz ", disse padre Gerson Costa, pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na manhã desta quarta-feira de cinzas, que abre também na Igreja Católica a Campanha da Fraternidade 2023.

Segundo padre Gerson, nas cinzas, dentro da nossa pequenez, nos entregamos a Deus e queremos que ele faça parte da nossa caminhada. "Que a nossa  penitência seja de verdade e não de aparência, e que Deus nos conduza a vivência da nossa fé com autenticidade. Nossa oração, jejum e caridade, seja como a nossa relação com Deus profunda e verdadeira."


EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 22 de fevereiro 2023

 


Evangelho desta Quarta-feira de Cinzas, dia 22/02/2023 - Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

21 de fev. de 2023

ACADEMIA MOURÃOENSE de Letras abre edital para escolha de novo ocupante da cadeira 24

 


Até o dia 16 de março às 12 horas está aberto processo seletivo na Academia Mourãoense de Letras para a escolha de novo acadêmico para ocupar a cadeira 24, do fundador Igor Fábio Steinmacher.

Segundo Jair Elias dos Santos Júnior, presidente da Academia Mourãoense de Letras, “o edital abre uma cadeira para que os interessados em ingressar na entidade possam apresentar suas candidaturas, mediante requerimento de inscrição de sua candidatura, devidamente justificada com os motivos da pretensão, a ser entregue, assim como os outros documentos, via e-mail oficial da entidade (amletras@gmail.com).” 

APTOS a concorrer - Poderão concorrer às vagas, escritores que residam por mais de dois anos em Campo Mourão, Peabiru, Araruna, Farol, Mamborê, Corumbataí do Sul, Luiziana e Barbosa Ferraz, e  sejam autores de obras literárias, jornalísticas ou científicas, de reconhecido valor, publicadas, física ou virtualmente, em forma de livros, reportagens, matérias jornalísticas, artigos científicos, teses, dissertações, trabalhos de pesquisa, individual ou coletivamente, desde que publicado em coletâneas, revistas científicas, entre outros.

EDITAL - O Edital define como livro a obra impressa ou e-book que, segundo as normas da ABNT, tenha no mínimo 48 (quarenta e oito) páginas mais a capa.

Como de vezes anteriores, a candidatura será submetida à Comissão de Admissibilidade de Candidaturas, que observa os critérios para a admissibilidade e análise da candidatura. Essa Comissão tem um prazo de 30 dias para a entrega de seu parecer sobre as candidaturas.

De posse do parecer da Comissão, o presidente da AML convocará uma sabatina para ouvir os candidatos. Após a sabatina, será convocada a eleição, por meio de votação dos membros da Academia, cujo resultado deverá ser divulgado após essa decisão.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 21de fevereiro 2023

 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

(Mc 9,30-37)

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.

Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.

Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

20 de fev. de 2023

NA CALMA da manhã, por Cida Freitas

 


Segunda-feira.... não uma segunda-feira comum, feriado de Carnaval. Manhã chuvosa, calma, silenciosa. 

Poesia no ar, sentimentos diversos, lembranças,  saudades... sonhos, vida, realidade... 

Deixo meu olhar crítico percorrer a realidade, um gosto amargo define a indignação pelas injustiças plantadas... 

Abandono esse campo e voo para o mundo dos sonhos onde tudo é possível. 

Passeio entre crianças felizes que me olham com olhos inocentes e sorriso puro... 

Caminho por entre as pessoas que amo e abraço demoradamente cada uma delas e a cada uma deixo um " eu te amo", cada uma delas habita em meu coração...

Umas entraram sem pedir licença,  outras me conquistaram pela amizade, carinho, lealdade.

 Piso devagar onde passo para não acordar o desencanto que tem sono leve. Olho tudo com os olhos da alma que são capazes de perceber a essência do que existe em cada ser... 

Mergulho levemente no delicioso sentimento que me envolve... 

A Inteligência Infinita me aconselha a olhar longe, não focar na mediocridade,  nos desencontros, nos tropeços... 

Há leveza na alma de quem não se deixa levar pela pequenez que tenta turvar corações e almas...

Há leveza no coração de quem faz do amor sua arma para desarmar contendas...

Só  o amor consegue dar transparência à vida, mas não qualquer amor, só o amor essência,  ensinado por quem veio mostrar o amor, ainda que teve que morrer para que seu ensinamento pudesse se eternizar,  rompendo séculos e séculos... 

Há uma expectativa no cenário que a manhã apresenta...

Há pontos de interrogação soltos no ar...Tento decifrá-los quando a inspiração me diz: Não há como decifrar cada ponto de interrogação. Eles representam a complexidade da vida que mora no "livre arbítrio ".

 Entendi, quero dizer, não sei se entendi, mas deixe pra lá,  quero continuar caminhando nos meus sonhos. - Cida Freitas, professora, empreendedora, Comendadora da Academia Mourãoense de Letras, da qual é fundadora da cadeira 07 e presidente em suas de suas gestões.

JORNALISMO: o resgate de conteúdo


 ARTIGO: 

Por CARLOS ALBERTO DI FRANCO

O papel da informação no conturbado momento nacional mostra uma coisa: o jornalismo está mais vivo do que nunca. Exatamente por isso é que mudar é preciso.

O jornalismo está fustigado não apenas por uma crise grave. Vive uma mudança cultural vertiginosa. A revolução digital é um processo disruptivo. Quebra todos os moldes e exige uma forte reinvenção pessoal e corporativa.

O jornalismo vai morrer? Não. Nunca se consumiu tanta informação como na atualidade. O modelo de negócios está na UTI. A publicidade tradicional evaporou. E não voltará. Além disso, perdemos o domínio da narrativa. A pressão pela conquista da atenção dos consumidores, o frenesi da audiência, a necessidade inescapável de aumentar a carteira de assinaturas e o esforço de fidelização tiram, e muito, o sono e, frequentemente, o foco: o conteúdo de qualidade.

O cenário do consumo de informação preocupa. Exige reflexão, autocrítica e coragem. Vamos aos fatos: 54% das pessoas evitam ativamente o noticiário no Brasil. Quase metade daqueles que diziam fugir das notícias, no mundo e também entre nós, alegava que estava esgotada do noticiário de política e sobre covid-19. Excessivo baixo-astral.

Os dados estão no artigo da professora Ana Brambilla no Orbis Media Review, que dissecou o último relatório global sobre jornalismo digital do Reuters Institute divulgado em junho do ano passado. De lá para cá, nada mudou. Suscita preocupação. Mas também pode abrir uma avenida de iniciativas transformadoras.

Além disso, o modo de produzir informação e o diálogo com o consumidor romperam o modelo tradicional. As pessoas rejeitam intermediações – dos partidos, das igrejas, das corporações, dos veículos de comunicação.

O que fazer? Olhar para trás? Tentar fazer mudanças cosméticas? Não. Precisamos olhar para a frente, mudar de verdade e descobrir incríveis oportunidades.

Mas é preciso, previamente, fazer uma autocrítica corajosa a respeito do modo como vemos o mundo e dialogamos com ele.

Qual é o nosso mundo? Antes da era digital, em quase todas as famílias existia um álbum de fotos. Lembra-se disso, amigo leitor? Lá estavam nossas lembranças, nossos registros afetivos, nossa saudade. Muitas vezes abríamos o álbum e a imaginação voava. Era bem legal.

Agora fotografamos tudo e arquivamos compulsivamente. Nosso antigo álbum foi substituído pelas galerias de fotos de nossos dispositivos móveis. Temos overdose de fotos, mas falta o mais importante: a memória afetiva, a curtição daqueles momentos. Fica para depois. E continuamos fotografando e arquivando. Pensamos, equivocadamente, que o registro do momento reforça sua lembrança, mas não é assim. Milhares de fotos são incapazes de superar a vivência de um instante. As relações afetivas estão sucumbindo à coletiva solidão digital.

Algo análogo, muito parecido mesmo, ocorre com o consumo da informação. Navegamos freneticamente no espaço virtual. Uma enxurrada de estímulos dispersa a inteligência. Ficamos reféns da superficialidade. Perdemos contexto e sensibilidade crítica. A fragmentação dos conteúdos pode transmitir certa sensação de liberdade. Não dependemos, aparentemente, de ninguém. Somos os editores do nosso diário personalizado. Será?

Não creio, sinceramente. Penso haver uma crescente nostalgia de conteúdos editados com rigor, critério e qualidade técnica e ética. Há uma demanda reprimida de reportagem. É preciso reinventar o jornalismo e recuperar, num contexto muito mais transparente e interativo, as competências e a magia do jornalismo de sempre.

Jornalismo sem alma e sem rigor. É o diagnóstico de uma perigosa doença que contamina redações. O leitor não sente o pulsar da vida. As reportagens não têm cheiro do asfalto. É preciso dar novo brilho à reportagem e ao conteúdo bem editado, sério, preciso, isento.

É preciso contar boas histórias. Com transparência e sem filtros ideológicos. O bom jornalista ilumina a cena, o repórter manipulador constrói a história.

Sucumbe-se, frequentemente, ao politicamente correto. Certas matérias, algemadas por chavões inconsistentes que há muito deveriam ter sido banidos das redações, mostram o flagrante descompasso entre essas interpretações e a força eloquente dos números e dos fatos. Resultado: a credibilidade, verdadeiro capital de um veículo, se esvai pelo ralo dos preconceitos.

A revalorização da reportagem e o revigoramento do jornalismo analítico devem estar entre as prioridades estratégicas. É preciso encantar o leitor com matérias que rompam com a monotonia do jornalismo declaratório. Menos Brasil oficial e mais vida. Menos aspas e mais apuração. Menos frivolidade e mais consistência. Além disso, os consumidores estão cansados do baixo-astral da imprensa. O cidadão que aplaude a denúncia verdadeira é o mesmo que se irrita com o catastrofismo que domina muitas de nossas pautas.

Perdemos a capacidade de sonhar e a coragem de investir em pautas criativas. Há espaço, e muito, para o jornalismo de qualidade. Basta cuidar do conteúdo. E redescobrir uma verdade constantemente negligenciada: o bom jornalismo é sempre um trabalho de garimpagem.

O papel da informação no conturbado momento nacional mostra uma coisa: o jornalismo está mais vivo do que nunca. Exatamente por isso é que mudar é preciso. - Coluna publicada no Estadão.

DIA DE REZAR para os santos Francisco e Jacinta Marto

 “Rezem, rezem muito e façam sacrifícios pelos
pecadores, pois muitas almas vão ao inferno porque não há quem se sacrifique e peça por elas”, foi o que pediu Nossa Senhora de Fátima a Francisco, Jacinta e Lúcia. E, hoje (20), a Igreja
 recorda a memória de dois desses pastorinhos, os santos Francisco e Jacinta Marto.

Francisco Marto nasceu em 1908 e Jacinta, dois anos depois. Desde pequenos aprenderam a tomar cuidado com as más companhias e, por isso, preferiam estar com sua prima Lúcia, que costumava lhes falar sobre Jesus. Os três cuidavam das ovelhas, brincavam e rezavam juntos.

De 13 de maio a 13 de outubro de 1917, a Virgem lhes apareceu em várias ocasiões na Cova de Iria (Portugal). Durante estes ocorridos, suportaram com valentia as calúnias, injúrias, más interpretações, perseguições e a prisão. Eles diziam: “Se nos matarem, não importa; vamos ao céu”.

Logo depois das aparições, Jacinta e Francisco seguiram sua vida normal. Lúcia foi para a escola, tal como pediu a Virgem, e era acompanhada por Jacinta e Francisco. No caminho, passavam pela Igreja e saudavam Jesus Eucarístico.

Francisco, sabendo que não viveria muito tempo, dizia a Lúcia: “Vão vocês ao colégio, eu ficarei aqui com o Jesus Escondido”. Ao sair do colégio, as meninas o encontravam o mais perto possível do Tabernáculo e em recolhimento.

O pequeno Francisco era o mais contemplativo e queria consolar Deus, tão ofendido pelos pecados da humanidade. Em uma ocasião, Lúcia lhe perguntou: “Francisco, o que prefere, consolar o Senhor ou converter os pecadores?”. Ele respondeu: “Eu prefiro consolar o Senhor”.

“Não viu que triste estava Nossa Senhora quando nos disse que os homens não devem ofender mais o Senhor, que já está tão ofendido? Eu gostaria de consolar o Senhor e, depois, converter os pecadores para que eles não ofendam mais ao Senhor”. E continuou: “Logo estarei no céu. E quando chegar, vou consolar muito Nosso Senhor e Nossa Senhora”.

Jacinta participava diariamente da missa e tinha grande desejo de receber a Comunhão em reparação dos pobres pecadores. Atraía-lhe muito estar com Jesus Sacramentado. “Gosto tanto de dizer a Jesus que O amo”, repetia.

Certo dia, pouco depois da quarta aparição, Jacinta encontrou uma corda e concordaram em reparti-la em três e colocá-la na cintura, sobre a carne, como sacrifício. Isto os fazia sofrer muito, contaria Lúcia depois. A Virgem lhes disse que Jesus estava muito contente com seus sacrifícios, mas que não queria que dormissem com a corda. Assim o fizeram.

Concedeu a Jacinta a visão de ver os sofrimentos do papa. “Eu o vi em uma casa muito grande, ajoelhado, com o rosto entre as mãos, e chorava. Fora, havia muita gente; alguns atiravam pedras, outros diziam imprecações e palavrões”, contou ela.

Por isso e outros feitos, as crianças tinham presente o papa e ofereciam três Ave Maria por ele depois de cada Rosário. Do mesmo modo, as famílias iam a eles para que intercedessem por seus problemas.

Em uma ocasião, uma mãe rogou a Jacinta que pedisse por seu filho que se foi como o filho pródigo. Dias depois, o jovem retornou para casa, pediu perdão e contou a sua família que depois de ter gastado tudo o que tinha, roubado e estado no cárcere, fugiu para bosques desconhecidos.

Quando se achou completamente perdido, ajoelhou-se chorando e rezou. Nisso, viu Jacinta que o pegou pela mão e o conduziu até um caminho. Assim, pôde retornar para casa. Logo interrogaram Jacinta se tinha se encontrado com o moço e ela disse que não, mas que tinha rogado muito à Virgem por ele.

Em 23 de dezembro de 1918, Francisco e Jacinta adoeceram de uma terrível epidemia de broncopneumonia. Francisco foi piorando aos poucos durante os meses posteriores. Pediu para receber a Primeira Comunhão e, para isso, confessou-se e guardou jejum. Recebeu-a com grande lucidez e piedade. Depois, pediu perdão a todos.

“Eu vou ao Paraíso; mas de lá pedirei muito a Jesus e à Virgem para que os leve também logo”, disse para Lúcia e Jacinta. No dia seguinte, em 4 de abril de 1919, partiu para a casa do Pai com um sorriso angelical.

Jacinta sofreu muito pela morte de seu irmão. Mais tarde, sua enfermidade se complicou. Foi levada ao hospital da Vila Nova, mas retornou para casa com uma chaga no peito. Logo confiaria a sua prima: “Sofro muito; mas ofereço tudo pela conversão dos pecadores e para desagravar o Coração Imaculado de Maria”.

Antes de ser levada ao hospital de Lisboa, disse para Lúcia: “Já falta pouco para ir ao céu… Diga a todos que Deus nos concede as graças por meio do Coração Imaculado de Maria. Que as peçam a Ela, que o Coração de Jesus quer que ao seu lado se venere o Imaculado Coração de Maria, que peçam a paz ao Imaculado Coração, que Deus a confiou a Ela”.

Operaram Jacinta, tiraram-lhe duas costelas do lado esquerdo e ficou uma grande chaga como de uma mão. As dores eram espantosas, mas ela invocava a Virgem e oferecia suas dores pela conversão dos pecadores.

Em 20 de fevereiro de 1920, pediu os últimos sacramentos, confessou-se e rogou que a levassem o viático porque logo morreria. Pouco depois, partiu para a Casa do Pai com dez anos de idade.

Os corpos do Francisco e Jacinta foram transladados ao Santuário de Fátima. Quando abriram o sepulcro de Francisco, viram que o Rosário que colocaram sobre seu peito estava envolvido entre os dedos de suas mãos. Enquanto o corpo de Jacinta, 15 anos depois de sua morte, estava incorrupto.

“Contemplar como Francisco e amar como Jacinta” foi o lema com o qual esses dois videntes da Virgem de Fátima foram beatificados por são João Paulo II em 13 de maio de 2000.

O papa Francisco os canonizou em 13 de maio de 2017, em Fátima, no marco das celebrações pelo centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. Fonte: ACI Digital.

PADRE WILLIAN LOPES: "GRATIDÃO A DEUS, à família, aos amigos, as comunidades, pois estou muito feliz como padre"

 

 “A todos que tem me acompanhado ao longo desses 10 anos, desde a minha ordenação até aqui, cada comunidade, cada pessoa, cada familiar e amigo, agradeço de todo o coração e sobretudo pelas orações que fazem por mim e por todos os padres, por todas as vocações, a  minha gratidão a cada um de vocês. Então, com 10  anos de sacerdote, o que me vem a mente é gratidão. Gratidão por esse tempo, gratidão pelas pessoas, pela minha  família, pelos amigos, por cada comunidade. Gratidão a Deus pela vocação e pela missão que eu recebi, sem mérito de minha parte e pela misericórdia.” Padre Willian Pereira Lopes, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Jussara, Diocese de Campo Mourão, que celebrou 10 anos de sacerdote em 19 de fevereiro de 2023.

“NO MEIO DE VÓS COMO aquele que serve, Lc-22:27) foi o lema de ordenação há 10 anos do padre Willian Pereira Lopes


 - “Meu  lema da minha ordenação foi  de Lucas 22:27 “No meio de vós como aquele que serve”. Escolhi porque Cristo é a referência para o meu  ministério e ele se percebe de todos, é justo e necessário que eu  faça.”

-  “Comemoro dez anos de sacerdócio com mais altos do que baixos, pois a vida humana é cheia dos seus limites, das suas dificuldades, mas a graça de Deus sempre me acompanhou e tem me acompanhado, por isso só tenho motivos para agradecer e me alegrar nesses 10 anos,”

- “O que mais gosto de fazer como padre é o anúncio da palavra, o anúncio do Evangelho, foi para isso que Cristo nos escolhe, então, o anúncio da palavra é assim, para mim a fonte do ministério e quero dar  o máximo empenho para gerar discípulos a Jesus.”

- “Tenho um estilo reservado, mas também muito aberto e após dez anos, estou mais maduro, mas tenho que amadurecer mais, aprendi com as experiências, com as pessoas, ensinamentos e acontecimentos.”

- “O que espero é que Deus siga me concedendo essa mesma graça. Com 10 anos de sacerdote, ser padre é uma alegria, uma gratidão, um serviço que não tem fim. E dos fiéis, dos amigos e familiares, espero o apoio humano e espiritual, e sobretudo o apoio pastoral, não só a mim mas a todos os padres para que a Igreja cumpra  a sua missão de evangelizar e anunciar o reino de Deus.” 0 Padre Willian Pereira Lopes, o mais novo decano da Diocese de Campo Mourão, em entrevista ao Blog e canal do youtube do jornalista Ilivaldo Duarte.


PADRE WILLIAN PEREIRA Lopes em Jussara, comemora 10 anos de sacerdócio com família, amigos e comunidade

 

“Nesse dia dos meus 10  anos de sacerdote estou muito feliz e o me vem a mente é gratidão. Gratidão por esse tempo, gratidão pelas pessoas, pela minha  família, pelos amigos, por cada comunidade. Gratidão a Deus pela vocação e pela missão que eu recebi, sem mérito de minha parte e pela misericórdia.” O sentimento é do padre mourãoense Willian Pereira Lopes, um dos filhos do casal Carlos Alberto e Marli, residentes no Jarfdim Alvorada, que comemorou neste domingo, 19 de fevereiro, na sua paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Jussara, uma década como sacerdote na Diocese de Campo Mourão, Centro-Oeste do Paraná.

- “O lema da minha ordenação foi de Lucas 22:27 “No meio de vós como aquele que serve”. Escolhi porque Cristo é a referência para o meu  ministério e ele se percebe em todos, é justo e necessário que eu faça.”

Padre Willian Lopes é o primeiro filho da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Campo Mourão a ser ordenado padre. A celebração ocorreu em um dia 17 de fevereiro de 2013, com a presença do bispo dom Francisco Javier. "E neste dia dos meus 10 anos, recebi um presente com o envio de dois jovens, um o Lucas aqui de Jussara e o outro, do meu irmão (Guilherme) da mesma Paróquia Santa Rita de Cássia, para o Seminário. É uma dádiva, é um outro dom de Deus que eu recebo.”

A celebração dos dez anos do padre Willian Lopes foi realizada neste domingo, 19, em Jussara, reunindo familiares, amigos das paróquias por onde ele passou, e também dos padres Adilson Naruishi, André Camilo, Roberto Carlos dos Reis.

- “O que vem a minha lembrança muito presente é o dia 17 de fevereiro de 2013 na Paróquia Santa Rita em Campo Mourão, com a comunidade reunida e a imposição das mãos de dom Francisco Javier quando fui ordenado presbítero. Esta é a imagem que esteve na minha memória e está no meu coração.”



EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 20 de fevereiro 2023


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

(Mc 9,14-29)

Naquele tempo, descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.

Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.

Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.

Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.

Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.

O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.

Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.

A VOLTA DE Renato Arruda: impulso ao futebol na Fecam


 A novidade na equipe do prefeito Tauillo Tezelli na Fundação de Esportes em Campo Mourão é o esportista e ex-bancário Renato Arruda do Nascimento, que após mais de 15 anos retorna à Fecam. A notícia foi bem recebida no meio esportivo e a presença de Renato Arruda dará um impulso nas atividades ligadas à bola, seja no futebol de campo ou salão. 

Renato "debutou" sábado, 18, no segundo tempo no programa campeão Tocando de Primeira apresentado por Ilivaldo Duarte na Rádio Colmeia FM, ao lado do professor Wellington Souza, da área de Eventos da Fecam, após uma década e meia fora do ambiente esportivo. "Agradeço a confiança do prefeito Tauillo e aos amigos que estão dando a maior força para gente repetir o sucesso da minha participação anterior na sua gestão, e vocês podem ter certeza: a minha volta, agora mais maduro e confiante será para ajudar junto com a comunidade a fazer o nosso esporte mais forte com uma maior presença e apoio dos mourãoenses nas quadras e nos campos."

O prefeito Tauillo Tezelli também participou no Tocando de Primeira e por fone, reconheceu e reiterou a necessidade de uma mudança na área esportiva. Segundo ele, a Fecam faz bastante atividade em muitas áreas, mas a do futebol precisava de um novo impulso e a contratação de Renato Arruda é uma alternativa para fazer mais ações no campo do futebol.

19 de fev. de 2023

EVANGELHO DO DIA domingo, 19 de fevereiro 2023

 


Anúncio do Evangelho    (Mt 5,38-48)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!

40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.

43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.

46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?

48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

18 de fev. de 2023

JURANDA: as quatro etapas do projeto "Além do milagre" no Centro-Oeste do Paraná

 

O município de Juranda não será mais o mesmo após a implantação do projeto "Além do Milagre", distante 60 km de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.

O projeto divulgado pela prefeita jurandense Leila Mioto Amadei no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM de Campo Mourão, apresentado pelo jornalista Ilivaldo Duarte, prevê quatro etapas.

 O projeto Além do milagre está definido em quatro etapas. A primeira é a colocação de um monumento em frente à residência no local do acidente que aconteceu em 3 de março de 2013. A  segunda é uma exposição de um documentário no  Centro Cultural com fotos e vídeos mostrando todas as etapas desde o acontecido até a canonização dos anjos pastorinhos Jacinta e Francisco de Marto, com agendamento e visitação em todos os dias da semana. A terceira etapa é mais ousada e contará com um memorial moderno onde os visitantes peregrinos e turistas ainda este ano terão a oportunidade de viver todos os momentos por meio de experiência sensorial. A  quarta, com apoio do governo estadual será a construção de um parque às margens da BR 369 com estrutura, inclusive com turismo Rural, para receber peregrinos e turistas de várias partes do Paraná e do Brasil, e também de outros países. 

- "Este projeto tem o apoio da comunidade católica do município de Juranda e do governo do Estado e vai colocar Juranda em lugar de destaque na rota da fé e do turismo", comemora a prefeita Leila Mioto Amadei.

Para assistir a participação dos jurandenses neste sábado no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte: 

https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2023/02/juranda-alem-do-milagre-e-transferido.html?m=1