29 de nov. de 2022

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 29 de novembro 2022


Evangelho Lc 10,21-24
Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.' - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!

28 de nov. de 2022

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 28 de novembro 2022

Evangelho MT 8,5-11

Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

27 de nov. de 2022

A ORIGEM do atleta Henrique Pedroso no esporte

 

O início do mourãoense campeão mundial de Aquabike Henrique Pedroso Silvério no esporte teve dois motivos. Quando tinha  quatros anos começou a praticar natação por estar com bronquite e ser hiperativo.

Ele conta que recebeu apoio dos seus pais e do professor de natação Marcelo Alfredo. Sua dedicação resultou na conquista de mais de 200 medalhas nas diversas competições paranaense, brasileira e mundial.  

A mudança para o triathlon - natação, ciclismo e corrida- aconteceu em 2015. “Comecei no triathlon no final da minha primeira graduação, por incentivos dos pais e dos meus professores Pedro André Umbelino e Marcelo Alfredo.  Sempre procurei algo diferente e gosto de desafios, e foi assim que encontrei algo maior do que praticar somente a natação", conta o esportista entusiasta.

Henrique valoriza quem o apoiou na sua trajetória e hoje como atleta e professor, também é exemplo para muitos alunos e professores em várias regiões. É gente nossa, de Campo Mourão para o mundo.

É CAMPEÃO MUNDIAL! HENRIQUE Pedroso é campeão no Aquabike, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes


Fantástico. O mourãoense Henrique Pedroso  Silvério sagrou-se campeão mundial neste fim de semana  na categoria Aquabike. O Campeonato Mundial foi realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no Oriente Médio.  Campeonatos Mundial.

"Ilivaldo, esta conquista foi ontem, praticamente hoje no Brasil, pelo fuso horário. Estou muito feliz, fiz duas prova, na primeira fiquei em 10° lugar no triatlon e ontem fui primeiro e campeão na prova de aquabike", contou o campeão mundial na tarde deste domingo ao jornalista Ilivaldo Duarte.

Segundo Henrique Pedroso Silvério, o Brasil subiu no pódio, no lugar mais alto."Em agosto fiz terceiro no mundial e ao retornar falei que não iria descansar até chegar em primeiro! E esse momento chegou. Foi uma  prova com mais de 5 mil atletas, com nível muito alto e ímpar", comemora, informando que deve chegar a Campo Mourão esta semana.


DIA DE NOSSA Senhora das Graças


Muito venerada pelos brasileiros, Nossa Senhora das Graças costuma ser invocada pelos devotos que necessitam de milagres. 

A história da santa tornou-se conhecida pelos fiéis por conta de sua aparição à noviça Catarina Labouré, da congregação Filhas da Caridade, localizada em um convento em Paris, na França. A menina estava rezando na capela do local quando, de repente, surgiu uma iluminação intensa que chamou sua atenção. Era a Virgem Maria, que estava em pé sobre um globo terrestre esmagando uma serpente. De suas mãos, que estavam estendidas, saíam raios de luz - o motivo da claridade.

 Sua comemoração litúrgica acontece hoje, 27 de novembro, considerado o Dia de Nossa Senhora das Graças. 

A seguir, saiba mais sobre a história e conheça as preces e orações para a santa.

Medalha milagrosa

No momento da aparição, estavam escritas as seguintes palavras ao seu redor: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos à vós". Esta frase tornou-se parte da medalha milagrosa que representa a santa e foi gravada em torno de sua figura. A noviça, que recebeu a honrada visita de Nossa Senhora, foi quem mandou cunhar esta mensagem por ordem da própria mãe de Deus.

 Conforme Nossa Senhora das Graças prometeu, quem utiliza a sua medalha milagrosa recebe graças especiais. Este objeto de fé costuma ser distribuído entre a população, fortificando a missão de Maria como intermediadora de todos os milagres, além de sua poderosa intercessão junto a Deus.

A REALIZAÇÃO PLENA de ser bem-sucedido

 Ótimo domingo e excelente semana com bom plantio e
colheitas nos campos de sua vida. Lendo os "Os 100 segredos das pessoas de sucesso", cheguei a página do dever de se respeitar em primeiro lugar, do amor próprio e do otimismo que devemos ter e como ser no dia a dia.

Se você ficar dependendo da reação de outras pessoas, nunca vai se sentir bem-sucedido. 

E a realização plena não virá tivermos que nos esforçar para impressionar os outros, porque infelizmente, é cultural do ser humano este tipo de reação. E se não tomarmos cuidados, poderemos não ter as respostas às nossas expectativas e esperanças, e acabar em plena frustração por não receber a aprovação dos outros, seja em casa, no trabalho ou com amigos.

Uma pesquisa mostrou que uma visão otimista é mais do que apenas ver o lado positivo das coisas. Acreditar em si mesmo melhora a saúde, a motivação e aumenta a capacidade de realização em seis entre dez pessoas.

O PAPA E AO ADVENTO: Deus se esconde nas situações mais comuns de nossa vida

 

Começa hoje, 27, o Advento, tempo litúrgico que nos prepara para o Natal.

O papa Francisco recordou no Angelus a "bela promessa que nos introduz no tempo do Advento: «Virá o teu Senhor». Este é o fundamento da nossa esperança, é o que nos sustenta também nos momentos mais difíceis e dolorosos da nossa vida".

O Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus, deste domingo (27/11), com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

PROMESSA - Na alocução que precedeu a oração, o Pontífice recordou a "bela promessa que nos introduz no tempo do Advento: «Virá o teu Senhor».
Este é o fundamento da nossa esperança, é o que nos sustenta também nos momentos mais difíceis e dolorosos da nossa vida: Deus vem. Nunca nos esqueçamos disso! O Senhor vem sempre, nos visita, se faz próximo, e voltará no fim dos tempos para nos acolher no seu abraço.

O Senhor inspira as nossas ações
A seguir, o Papa fez as seguintes perguntas: "Como vem o Senhor? Como reconhecê-lo e acolhê-lo?" Primeira pergunta: como o Senhor vem?

Segundo Francisco, "muitas vezes ouvimos dizer que o Senhor está presente no nosso caminho, que nos acompanha e nos fala. Mas talvez, distraídos como estamos por tantas coisas, esta verdade permanece para nós apenas teórica, ou imaginamos que o Senhor vem de maneira sensacional, talvez por meio de algum sinal prodigioso. Jesus diz que acontecerá "como nos dias de Noé". E o que faziam nos dias de Noé? Simplesmente as coisas normais e cotidianas da vida: «Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento»".

PRESENÇA - Levemos em consideração isso: Deus está escondido em nossa vida, está sempre presente, está escondido nas situações mais comuns e ordinárias de nossa vida. Não vem em eventos extraordinários, mas nas coisas do dia-a-dia. O Senhor vem nas coisas do dia-a-dia, porque Ele está ali, se manifesta nas coisas de todos os dias. Ele está ali, no nosso trabalho quotidiano, num encontro casual, no rosto de uma pessoa necessitada, mesmo quando enfrentamos dias que parecem cinzentos e monótonos, o Senhor está ali, nos chama, nos fala e inspira as nossas ações.

Perceber a presença de Deus na vida cotidiana
Segunda pergunta: como reconhecer e acolher o Senhor? De acordo com Papa, "devemos estar acordados, atentos, vigilantes. Jesus nos adverte: existe o perigo de não percebermos a sua vinda e estar despreparados para a sua visita".

TEMER A DEUS - Francisco disse que recordou "outras vezes o que Santo Agostinho dizia: "Temo o Senhor que passa", ou seja, temo que Ele passe e eu não o reconheça! De fato, sobre aquelas pessoas do tempo de Noé, Jesus diz que elas comiam e bebiam «e nada perceberam, até que veio o dilúvio, e arrastou a todos»".
Prestemos atenção nisso: não perceberam nada! Estavam ocupadas com suas coisas e não perceberam que o dilúvio estava para vir. De fato, Jesus diz que, quando Ele vier, "dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro deixado". Qual é a diferença? Em que sentido? Simplesmente que um estava vigilante, esperava, capaz de perceber a presença de Deus na vida cotidiana; o outro, por outro lado, estava distraído, "sem compromisso", como se fosse nada, e não percebeu nada.

Deixar-se chacoalhar pelo torpor
"Neste Tempo do Advento deixemo-nos chacoalhar pelo nosso torpor e despertemo-nos do sono", disse o Papa, convidando-nos a fazer as seguintes perguntas: "Estou consciente do que vivo? Estou atento? Estou acordado? Procuro reconhecer a presença de Deus nas situações cotidianas ou estou distraído e um pouco esmagado pelas coisas?"

VIGILANTES - "Se não percebermos sua vinda hoje, também estaremos despreparados quando ele vier no fim dos tempos. Irmãos e irmãs, permaneçamos vigilantes! Esperando que o Senhor venha, se aproxime de nós, porque Ele está aqui, espera. Prestemos atenção! Que a Virgem Santa, Mulher da expectativa, que percebeu a passagem de Deus na vida humilde e escondida de Nazaré e o acolheu em seu ventre, nos ajude neste caminho de estar atentos à espera do Senhor que está no meio de nós e passa", concluiu Francisco. Fonte - Vatican News
 
 

EVANGELHO DO DIA - domingo, 27 de janeiro 2022

 Evangelho: Lucas 1,1-4; 4,14-21

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra. 3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.
Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas, e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. – Palavra da salvação.

26 de nov. de 2022

"JULMIR CECON, um profissional de comunicação com referência e qualidade", diz o jornalista Ivan Agnoletto

 

"Carismático, competente,
profissional do jornalismo como poucos. Estou me referindo ao amigo irmão Julmir Ceccon. Nada mais, nada menos que 40 anos de Cooperalfa.

Quantas ações? Quantos projetos de sucesso?Quantos eventos de sucesso no cooperativismo tiveram sua mão, seu corpo, sua alma e seu espirito.
Sim! Sempre fez com entrega total.
Por isso mesmo sempre deu certo.

Julmir, aposentando-se no final do ano e saindo da Cooperalfa. Mas, se O conheço bem, logo estará em algum projeto das em uma emissoras de rádio e até mesmo jornal em Chapecó. 

Profissional de
tamanha qualidade e referência não pode parar nunca.

Simplesmente, parabéns amigo. E parabéns também aos vereadores de Chapecó que aprovaram a indicação do vereador Nelson
Krombauer. 

O Julmir se aposenta, mas não para. Ainda tem muita
lenha para queimar e muito a ensinar." Do Blog do Ivan - jornalista e radialista Ivan Carlos Agnoletto, há mais de 40 anos na imprensa chapecoense - na sua coluna no Diário do Iguaçu.

HOMENAGEM a Julmir Cecon, o "homem da comunicação" em Chapecó, no Oeste catarinense

 


Na tarde desta sexta-feira, 25, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a Câmara Municipal prestou homenagens a  profissionais de várias atividades com moções de reconhecimento pelos serviços prestados no Município. 

Um de seus amigos desta jornada de 40 anos na comunicação cooperativista e chapecoense, Osnei de Lima, postou relevante homenagem a este meu amigo Julmir, que Deus me deu o privilégio de conhecer em encontros de profissionais de comunicação. 

Viva o Julmir! Mais do que merecida esta moção.

" A tarde de ontem foi inspiradora. Aprendi muito. Foi uma daquelas tardes que a a vida te presenteia para que você aprenda e entenda o verdadeiro motivo de nossas vidas, tão curtas, mas que podem fazer muita diferença na vida daqueles que nos rodeiam. 

Conheci o Julmir Cecon no ano de 2006, quando passava pela frente da Cooperalfa, em Chapecó, e observava o gigantismo daquela cooperativa.

Resolvi chegar e me apresentar. Depois quase 50 minutos, a recepcionista me encaminharia ao “homem da comunicação” da empresa, na época dirigida pelo querido e já saudoso Mário Lanznaster.

Apresentei o projeto. Julmir olhou-me no fundo dos meus olhos, como se estivesse lendo meu interior, e depois de uma conversa ampla e fatídica, anunciou o beneplácito. Fiquei deveras estarrecido. 

Jamais imaginaria aprovar meu projeto no ato, como o foi. Mas a vida nos surpreende. Não fosse aquela tentativa, talvez jamais tivesse acontecido tanta coisa que depois, aconteceu. 

Foram muitos trabalhos e projetos em parceria com a Cooperalfa, que ficaram e ficarão marcados para sempre.

Porém, na tarde de ontem, o recôndito audacioso que a vida nos oferece dioturnamente, consegui observar, não com os olhos daquele artista que buscava uma cota de patrocínio para um projeto cultural no ano de 2006, mas deste que hoje entende que as relações que se abrem não são para jogar fora, mas para guardar no mais profundo de nosso coração. 

RAZÃO - Julmir foi homenageado, não pelo profissional que é, mas pela pessoa que sempre foi. O profissional não seria o mesmo se sua pessoa não fosse quem realmente é. 

O currículo dele não precisamos descrever, basta apenas olhar para as pessoas que o rodeiam, e naturalmente definiremos quem é este comunicador, escritor, jornalista, roteirista, palestrante, professor, enfim, ele foi tudo o que a vida, mera e humildemente, lhe concedeu que fosse, e que ele aceitou. Pai, esposo, filho e trabalhador. Nunca deixou de honrar sua família.

A proposta do vereador chapecoense Nelson Krombauer foi para destacar os 40 anos de dedicação de Julmir pelos corredores da Cooperalfa.

 A câmara Muncipal de Vereadores de Chapecó estava lotada. Amigos e familiares festejaram aquele momento único.

HISTÓRIA  - Julmir foi trazido de Caxambu, cidade vizinha de Guatambu, há exatos 40 anos, dentro de um fusca, o qual seu tio estacionou e disse: “ Guri, vai arrumar um emprego na Cooperalfa, na volta passo aí te apanhar”. 

Julmir nunca mais voltou. Foi contratado. Conviveu com Aury Bodanese, Mário Lanznaster e atualmente com Romeo Bem, o qual estava presente no evento, abraçando a todos com o mesmo carinho e admiração de sempre.
 
Nestas quatro décadas, Julmir tornou-se um expressivo funcionário, respeitado e reconhecido por seus atributos. 

O reconhecimento de ontem, nada mais é, que o prêmio recebido por todos que comprem seus deveres enquanto aqui estão. A vida, além de curta, é muito estreita, e algumas vezes remete-nos a compreender que a vicissitude deve superar nossa mera vontade.

O meu devido respeito à este amigo, que hoje é muito mais que um amigo, é um irmão que a vida me deu. Obrigado pela sinceridade, pela clareza, pela nobreza de me ensinar muita coisa, principalmente pela oportunidade de poder fazer parte de sua história." Texto de Osnei de Lima, diretor cinematográfico no Facebook em homenagem a Julmir Cecon. 

É SEGUNDA-FEIRA o Natal de Luzes em Campo Mourão


 Você e sua família estão convidados. O evento será transmitido pelos canais da Coamo no facebook e no youtube.

EVANGELHO DO DIA sábado, 26 de novembro 2022

 


Evangelho Lc 21,34-36

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”. Palavra da Salvação. Glória a vós senhor.

 

25 de nov. de 2022

ESPORTISTAS debatem Copa do Mundo amanhã no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM

No segundo tempo deste do programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com o jornalista Ilivaldo Duarte o assunto será a Copa do Mundo do Catar 2022. 
Os convidados serão o dirigente e celebridade do esporte mourãoense Pedro Cordeiro, o jornalista Rodrigo Relozi e o esportista Osvaldinho Souza.
É neste sábado ao vivo e em cores no programa, que é um golaço no rádio brasileiro. 
 

SHOWS HOMENAGEM as grandes bandas e aos "Velhos tempos" no repertório dos "Sapatos elétricos"


 Formada pelos músicos Adriano Lima (ex Mopho e Barba de Gato), Caio Marques (ex Led Zeppelin cover) e Danilo Pusch (ex Creedence Live Brasil), a banda Sapatos Elétricos tem como proposta levar o público em geral em uma jornada pelo tão rico Blues/Rock internacional da década de 70 e também pela época de ouro do Rock nacional que foram os anos 80.
Projeto foi iniciado no início dos anos 2000 com a reunião de amigos músicos de Campo Mourão.
Atuando em bares e eventos particulares em Campo Mourão e região nosso repertório conta com faixas de bandas consagradas como Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Free, Bad Company, Grand Funk, Lynyrd Skynyrd, Creedence, Queen, Pink Floyd, Eric Clapton, além de vasto repertório nacional contando com hits de Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Celso Blues Boy, Ira! entre outros.
Sapatos Elétricos trabalha também com shows "Tributo", homenageando grandes bandas como Pink Floyd, Creedence Clearwater Revival e Beatles, além de realizar também eventos dedicados exclusivamente ao Blues.
A banda Sapatos Elétricos estará neste sábado às 11 horas no Programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte.

BANDA "Sapatos elétricos" amanhã no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM


 Adriano Lima, Danilo Push e Caio Marques fazem sucesso com a banda "Sapatos Elétricos" em Campo Mourão. Para celebrar o Dia do Músico, comemorado esta semana no dia 22, eles estarão neste sábado, 26, ao vivo e em cores, às 11 horas, no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte.
Adriano, Danilo e Caio vão falar da sua paixão e do que move nesta atividade artística. É neste sábado no programa campeão, que só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho na edição de número 1.455.

EVANGELHO DO DIA - sexta-feira, 25 de novembro 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 21,29-33)

Naquele tempo, Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Palavra da Salvação. Glória a vós senhor.

 

EVANGELHO DO DIA - quinta-feira, 24 de novembro 2022

 EVANGELHO DO DIA - (Lc 21,20-28)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. Palavra da Salvação. Glória a vós senhor.

23 de nov. de 2022

EVANGELHO DO DIA - quarta-feira, 23 de novembro 2022


EVANGELHO DO DIA - (Lc 21,12-19)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”  Palavra da Salvação. Glória a vós senhor.

22 de nov. de 2022

EVANGELHO DO DIA - terça-feira, 22 de novembro 2022

 EVANGELHO DO DIA - Lucas  (Lc 21,5-11)

Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”

Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.

E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.

HISTÓRICA imagem de uma seleção paranaense de futebol


 Seleção do atletas profissionais do Norte do Paraná: Em Toledo-Pr. Dezembro de  1980 antigo Estádio ,14 de Dezembro, hoje e Rodoviária da cidade. Arnaldo Harassen, Tião, Neneca, Jairzão, J. Batista e Marinho. Toquinho,Mirandinha, Pedrinho, Ademar, Zagotto e Dirceu Mendes.

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 21 de novembro 2022

 EVANGELHO DO DIA

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus - (Mt 12,46-50)

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. - Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.


PADRE JURANDIR AGUILAR: como deve ser o cristão?

 
Como deve ser o cristão? 
Na homília da Santa Missa, no sábado, 19 de novembro de 2022, o padre Jurandir Coronado Aguilar, pároco da Catedral São José, Igreja mãe da Diocese de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, ensinou com base na Carta de São Paulo aos Colossenses. 
 “O apóstolo Paulo nos lembra que, se Cristo é o nosso Deus, nós devemos então, ser cristãos entusiasmados e alegres. Paulo inicia a carta de hoje ((Cl 1,12-20), dizendo: ´É com alegria, que eu vos anuncio o evangelho de Jesus Cristo, porque só nele somos capazes de participar da herança dos Santos.´
Mais do que nunca, nós cristãos, que acreditamos em Jesus Cristo, devemos ser no mundo essa presença do evangelho que traz alegria, entusiasmo, confiança e esperança, não de forma alienada como quem não estivesse vendo as realidades difíceis do mundo, mas como quem acredita, que assumindo essas realidades com otimismo, nós estaremos com Deus colaborando para que esse mundo seja melhor, e nós possamos viver como de fato Deus quer, como irmãos e irmãs, seus filhos e filhas, herdeiros do seu reino.
Que a palavra de Deus, e a nossa vocação cristã que todos nós assumimos pelo batismo nos ajude sempre mais a viver com determinação a nossa fé, e alegres em anunciar Jesus Cristo,  viver os valores do santo Evangelho” – 

COMEÇA O ANO VOCACIONAL 2022/2023: tema "Graça e missão", e lema "Corações ardentes, pés a caminho"


Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), o Ano Vocacional começou neste 20 de novembro de 2022 e se estende até 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.  

A convocação deste ano é a concretização das indicações pastorais do 4º Congresso Vocacional, que se propôs celebrar os 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil, vivenciado em 1983, e ser uma oportunidade de fortalecer o compromisso de cristãs e cristãos com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações. 

A proposta teve aprovação por unanimidade pelos bispos do Brasil, durante sua 58ª Assembleia. A partir daí, trilhou-se o caminho de articulação e preparação com muitos convocados para as diferentes comissões a fim de que esse sonho pudesse se tornar realidade. Conforme o texto-base, o objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.  

Para conhecer um pouco mais da história e iniciativas do Ano Vocacional, acesse anovocacional.cnbb.org.br/ 

PADRE JURANDIR AGUILAR: ensinamentos para que todos possamos bem viver a vocação cristã na caminhada diária

 A celebração do ano vocacional em todo o Brasil teve
início neste fim de semana com a liturgia da Igreja Católica e prossegue até a
 próxima festa de Cristo Rei, no encerramento do ano litúrgico 2022/2023. Foi inspirado no episódio da ressureição de Jesus, quando ele encontra dois discípulos que voltam desolados, e deste  texto de Emaús foi tirado o lema do ano vocacional “Corações ardentes, pés a caminho”.  

“Jesus, o filho de Deus, lembrou os discípulos não ardia o nosso coração quando ele caminhava conosco e nos explicava as escrituras e pés a caminho quando reconheceram Jesus no partir do pão voltaram imediatamente para Jerusalém e se reintegraram a comunidade apostólica."

Na celebração da Santa Missa, deste sábado, 19 de novembro, o padre Jurandir Coronado Aguilar, pároco da Catedral São José, nos ensinou o que fazer para viver a nossa vocação cristã.

“Com isso, iniciando o ano vocacional e à luz da palavra de Deus, três ensinamentos para que todos nós possamos bem viver a nossa vocação cristã.

- Primeiro: como Deus fala a Davi, sou eu que vou apascentar o meu povo e como batizados, todos nós vivemos então a vocação cristã do segmento de Jesus Cristo, eu como padre, a irmã como religiosa, todos vocês como leigos, mas todos da mesma fé em Jesus Cristo, somos também convidados a viver essa missão sendo apascentadores, orientadores do nosso povo, segundo aquilo que está em sintonia com a vontade de Deus.

O segundo ensinamento nos vem do Evangelho:  a vocação cristã é uma exigência do dia a dia, que faz com que nós enfrentemos tantas dificuldades. Nunca hoje o evangelho de Cristo tem sido tão incômodo, nunca como hoje a igreja tem sido tão afetada na sua missão, tão criticada na sua maneira de apresentar o evangelho de Jesus Cristo e a doutrina da própria Igreja. São as cruzes que nós enfrentamos no dia a dia, os sofrimentos que vem das dores, das rivalidades que foram se criando entre nós. O terceiro: No entanto, é assumindo essa Cruz e como Cristo, nós também nos fortalecemos, e em Cristo Jesus, a cruz que era símbolo de condenação, ele a transfigurou em sacramento de vida, de redenção e de libertação. E é pela cruz, que nós somos salvos em Cristo Jesus crucificado, que nós fomos novamente readmitidos na herança dos filhos e filha de Deus. Padre Jurandir Coronado Aguilar, na homília da Santa Missa, no sábado, 19 de novembro de 2022, na Catedral São José, Igreja mãe da Diocese de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, que completará 80 anos de existência no dia 8 de dezembro deste ano.

EVANGELHO DO DIA domingo, 20 de novembro 2022


Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 23,35-43)
Naquele tempo, os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”
Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”
Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.
Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”
Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.

19 de nov. de 2022

O PRIMEIRO CAMINHO iniciático de Santiago de Compostela no Paraná, o primeiro fora da Europa


Foi assinado ontem em Foz do Iguaçu, o primeiro convênio fora da Europa para implantar no Paraná o Caminho Iniciático de Santiago. O programa prevê uma 
rota de 100 km entre Campo Mourão e Fênix, passando pelos Municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz.
Segundo o incentivador do Turismo Religioso Rubem Moyano, a região de Campo Mourão abrigou um povoado jesuíta e indígena no século XV, e no local onde a rota termina, em Fênix, ainda se encontram ruínas de construções jesuíticas. "A Diocese de Campo Mourão foi a primeira a implantar caminhos religiosos, com a criação da Rota da Fé,  composta por 60 itinerários.".
O evento foi prestigiado por autoridades de diversos segmentos que assinaram o acordo de cooperação -  vice-governador Darci Piana; bispo de Campo Mourão Dom Bruno Versari; presidente da Associação Internacional de Cooperação Turística (Asicotur) e chanceler da Ordem de Santiago de Compostela, Alejandro Carballo; diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; presidente da Adeturs, Deviane Pereira de Paz; e o prefeito de Fênix, Neno Molina.
Para o padre Gaspar Gonçalves, assessor do Turismo Religioso e Sustentável da Diocese de Campo Mourão, “É um pequeno caminho, mas que abre um potencial enorme por ser perto de Foz do Iguaçu e de outros roteiros do turismo internacional”.


É HOJE O TOCANDO DE PRIMEIRA com cultura, turismo, esporte e segurança no programa 1.454 nos 89,7 da Colmeia

No programa Tocando de Primeira 1.454 deste sábado,
12,  na Rádio Colmeia FM, o jornalista Ilivaldo Duarte irá entrevistar às 12 horas, no segundo tempo do programa campeão,  o tenente-coronel Adauto Nascimento Giraldes Almeida, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Campo Mourão.
 

E antes, às 11 horas, o destaque será para o turismo religioso com  a presença dos idealizadores da rota entre Campo Mourão e Fênix, de 100 km, a qual será a iniciação para o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. 

É daqui a pouco, ao vivo e em cores, no Tocando de Primeira: um golaço no rádio brasileiro, onde  só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho.

EVANGELHO DO DIA sábado, 19 de novembro 2022


Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 20,27-40)
Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor. 

18 de nov. de 2022

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 18 de novembro 2022

Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 19,45-48)
Naquele tempo, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.