29 de jan. de 2022

DEU NA FOLHA: Venda de livros cresce 30% no Brasil, segundo pesquisa

A pandemia tem provocado diversas mudanças comportamentais pelo mundo afora, algumas delas bastante positivas. Diante das restrições a eventos sociais adotadas para tentar conter a disseminação da Covid-19, muitos brasileiros estão redescobrindo o prazer da leitura. Um levantamento recente apontou que em 2021 as vendas de livros no país aumentaram 29% em relação a 2020. Com essa retomada, o setor que vinha apresentado quedas significativas obteve um faturamento de R$ 2,28 bilhões no ano passado. 

Segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) na semana passada, o mercado editorial brasileiro fechou o ano de 2021 com 55 milhões de livros vendidos. A pesquisa realizada junto a livrarias, e-commerce e redes varejistas apontou ainda que o preço médio de cada unidade vendida foi de 43,26 reais. O número representa um crescimento de 8,77% em relação a 2020, quando o valor era de 39,77 reais. Os dados constam do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa feita pela Nielsen BookScan.  

De acordo com o PublishNews, site que reúne informações diárias ligadas ao setor editorial, “Mais esperto que o diabo” (Citadel), clássico de Napoleon Hill ficou em primeiro lugar na lista geral dos livros mais vendidos. “O poder da autorresponsabilidade” (Gente), de Paulo Vieira, ocupa a segunda posição. O terceiro colocado foi “Mindset milionário” (Buzz), de José Roberto Marques. 

Fenômeno de público e crítica, “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior,  liderou o topo da Lista Anual de Ficção, seguido de “A Garota do Lago” (Faro Editorial), de Charlie Donlea; e de “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” (Paralela), de Taylor Jenkins Reid.

A Lista Anual de Não Ficção foi liderada por “Mulheres que Correm com os Lobos”, seguido por Mindset (Objetiva), de Carol Dweck, que ficou em segundo lugar. Laurentino Gomes ocupa o terceiro lugar com o segundo volume de Escravidão (Globo Livros). 

Na categoria Autoajuda, o livro mais vendido de 2021 foi “Mais Esperto que o Diabo”, de Napoleon Hill. Na sequência veio “A Coragem de ser Imperfeito” (Sextante), de Brené Brown, e “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se" (Intrínseca), de Mark Manson. A categoria Negócios foi liderada por “O Poder da Autorresponsabilidade”, de Paulo Vieira,  com “Mindset Milionário”, de José Roberto Marques, em segundo. No terceiro lugar, ficou “Do mil ao milhão” (HarperCollins), de Thiago Nigro.  

 A influência do TikTok se fez presente na Lista Infantojuvenil. “Vermelho, branco e sangue azul” (Seguinte), de Casey McQuiston, e “Mentirosos” (Seguinte), de E. Lockhart, que fazem sucesso no aplicativo ocuparam, respectivamente, a primeira e a segunda colocação. O bronze da categoria ficou com o box “Harry Potter” (Rocco), de J.K. Rowling. - Folha de Londrina, 29/01/22. 

 

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