O objetivo da Academia Mourãoense de Letras é, prioritariamente, firmar a cultura paranaense, valorizando sua literatura e oportunizando o surgimento de valores culturais mourãoenses.
Tendo como base a história da entidade, sua atuação se baseará em pautar-se nos princípios e valores que primem pela igualdade, solidariedade e justiça social, pensando o universo como uma condição de vida inafiançável, o que exige a convivência pacífica entre humanos e natureza em toda a sua criação, tendo pois, essa, que ser valorizada e preservada.
Entende, a Diretoria Provisória (composta pelas pessoas presentes na primeira reunião, acrescida do Prof, José Eugênio Maciel e da representante da Fundação Cultural, Elza Paulina de Moraes) e os participantes do movimento de implantação, que as inteligências precisam se voltar para tais princípios e valores (éticos e humanos) universais. Portanto, à Academia cabe enaltecer aqueles que os cultivam em seus feitos e/ou obras. Tal pensamento não justifica, entretanto, atribuir a essa Academia caráter moralizante.
Antes, pauta ela como suprema condição a seus membros, a garantia da mais completa abertura para a expressão do livre pensamento em todos os gêneros literários das muitas literaturas, preservando as liberdades ideológica, partidária, religiosa e/ou outras.
Continua.
Muito bom postar tal assunto. A maioria desconhece as funções da entidade.
ResponderExcluirValeu Ilivaldo!