8 de set. de 2011

JORNALISTAS MOURÃOENSES lançam nesta sexta "Um olhar sobre a Aids" que mostra a evolução da doença


"Um Olhar sobre a Aids", é o tema do mais novo livro mourãoense. Após 30 anos do surgimento do vírus da Aids, como é viver com a doença? Essa foi a pergunta que levou três jornalistas mourãoenses - Paula Fernandes e Larissa Bortoli (foto) e Ana Carla Poliselli- a realizar uma importante pesquisa sobre o tema. O lançamento do livro "Um olhar sobre a Aids" será nesta sexta-feira (9) às 20 horas na Biblioteca Municipal Professor Egídio Martello, em Campo Mourão.
"O objetivo foi desmitificar a doença que, mesmo depois de três décadas e dos avanços científicos em relação ao tratamento, continua estigmatizada", conta Ana Carla. A pesquisa resultou no livro que foi apoiado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura, modalidade Fepac.
De acordo com a jornalista Larissa Bortolli, uma das autoras, a proposta da obra é dar um panorama geral, apresentando à sociedade a situação da Aids em Campo Mourão e região. “A maioria das pessoas acredita que o HIV é algo distante, que acontece bem longe. Na verdade, a gente acaba não enxergando a doença, que é séria, que merece mais debate, mais atenção. Com o livro mostramos que a Aids está aqui, pertinho de mim, de você e que é preciso um olhar sobre”, explica.
Na imagem ao lado, Paula Fernandes, Ana Carla e Larissa Vortoli, que trazem na obra dados numéricos que mostram a evolução da doença na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), e é resultado de conversas com pessoas que vivem com a doença.
“A Aids existe, ela é real, é grave, mas é tratável. Deveria ser vista como o diabetes, por exemplo. Discriminar alguém porque é portador é ilegal e imoral”, justifica Paula Fernandes.
Após o lançamento na sexta a noite, no sáabado entrevistarei as jornalistas ao vivo das 11 às 12 horas, no primeiro tempo do programa Tocando de Primeira, edição 942 pelos 850 Khs da Rádio Colméia AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário