23 de ago. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Pedro Cordeiro


O bancário e desportista José Pedro de Souza Cordeiro, o conhecido PEDRO CORDEIRO está hoje na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Quem está no esporte conhece Pedro Cordeiro. É o Pedro, do Bradesco; o Pedro, do Camisa 10; o Pedro, do Canarinho; o Pedro, do DER; o Pedro, da Mourãoense; o Pedro, do time da Mecânica Marcos.
É o Pedro Cordeiro, campeão muitas e muitas vezes no futebol de campo, no futebol suíço e no futsal mourãoense.
É o Pedro Cordeiro que, sequer perde amistosos e muito menos jogos de futebol e futsal em nossa cidade e região.
Enfim, é o Pedro Cordeiro que entra hoje neste BLOG no rol das Celebridades. Ele nos brinda neste domingo contando um pouco da sua bela história, dos títulos e equipes por quem defendeu nesses mais de 40 anos de aor ao esporte.
Uma entrevista e homenagem para ficar na história.
QUEM É PEDRO CORDEIRO?
Sou José Pedro de Souza Cordeiro, nasci no distrito de Paula Pereira, no Município de Canoinhas, em Santa Catarina. Sou filho de Honorato de Paula Cordeiro e Getúlia Carmen de Souza, e sou casado com Maria Aparecida Verona Cordeiro - comigo na foto no casamento da nossa filha Angela; tivemos também os filhos Marcelo Alexandre Cordeiro e Samuel Augusto Cordeiro, que estão na foto abaixo ao lado da irmã Angela e do seu cunhado.
Passei a minha infância em Campo Mourão, pois cheguei aqui com menos de 1 ano de idade e morei aqui até os 10 anos, quando me mudei em 1960 para Araruna. Retornei para Campo Mourão em 1963 e nunca mais daqui sai.
Tive uma infância humilde, mas muito feliz ao lado de minha família que era numerosa e de muitos amigos, muitos dos quais convivo até hoje, como Antonio e Jorge Kivel, Adionir e Neonir Ramos, Angelo Versi Sequinel e irmãos, o Amilton Petroski, entre outros.
COMO O SENHOR SE DEFINE?
Sou uma pessoa calma, adoro o meu trabalho e a convivência com as pessoas, e com o esporte.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? O 1º e 2º ano primário estudei na escola adventista em CM, o 3º e 4º no grupo escolar Princesa Izabel em Araruna, fiz o curso de Admissão no Colégio Adventista de CM, o curso ginasial no Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes de CM, o curso Técnico em Contabilidade no Colégio Comercial Estadual de CM, concluído em 1973.
Fui vendedor de frutas nas ruas e feiras de CM dos 13 aos 19 anos, aos 20, tive meu primeiro emprego com carteira assinada na Auto Peças Mourão (Trombini), onde trabalhei de 1/02/1970 a
01/02/1978; e de 02/1978 até 12/1979 na Auto Escola e Despachante Cordeiro, na qual era sócio com meu irmão Adinor Cordeiro (Jibóia); e em 11/01/1980, comecei a trabalhar no Bradesco, onde estou há 29 anos e 7 meses.
E NO ESPORTE, CONTE-NOS POR QUAIS TIMES PASSOU COMO JOGADOR E TREINADOR. Sou fundador do Camisa 10 (1974) e seu presidente até 1980. Fui presidente da Liga Regional de Futebol (1981/1982); Diretor de Esportes do Sindicato dos Bancários (1986 a 2007). Fui Técnico de Campo Mourão nos Jogos Abertos por 4 vezes em Campo Mourão, sendo 2 vezes na Fase Regional e 2 vezes Fase Final. Fui técnico do Bariri por mais de 5 anos - foto abaixo, num timaço da época do glorioso Bariri.
Técnico de Campo Mourão na fase final dos Jogos Abertos nas cidades de Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama, Cascavel, Londrina, Maringá e Apucarana. Técnico de Campo Mourão na fase final dos Jogos da Juventude em Jardim Alegre.
Como atleta atuei: FUTSAL – Tupamaros, Metralhas, Trombini, Bradesco e Liga de Futebol.
FUTEBOL DE CAMPO: Canarinho, Juvenil Mourãoense, DER de Futebol e Regatas, Botafoguinho, Clube Atlético Mourãoense (foto abaixo)

São Paulo F.C. Campo Mourão, Camisa 10, Saltinho Esporte Clube
SUÍÇO: Gráfica Ivaí, Clube Mourãense, Camisa 10 – Mourão Diesel
Como treinador no FUTSAL: Mecânica Marcos, Mercado Colúmbia, Guardian Veteranos. FUTEBOL DE CAMPO: camisa 10, Bariri esporte Clube, seleção de CM, nas categorias principal e juventudade.
SUÍÇO: Camisa 10-Mourão Diesel, Real Corretora e Guardian Camisa 10, Clube dos 30. Categorias veterano.
QUAIS OS PRINCIPAIS TÍTULOS DA SUA CARREIRA?
Bicampeão Júnior Futebol de Campo, 1966 e 1967 , pela ERA Mourãoense (Atleta). Campeão Amador, 1972 – DER – Futebol e Regatas – (Atleta). Campeão Citadino de Futebol Suíço, 1978- Gráfica Ivaí - Atleta - na foto abaixo, o primeiro agachado da esquerda para à direita.
Tricampeão Municipal, Taça de Prata, 1974, 1975 e 1976 –Camisa 10 – (Atleta e Técnico). Campeão Fase Regional Jogos Abertos do Paraná, 1975 – Fut Campo - (Técnico). Campeão Fase Final Jogos Abertos do Paraná, 1976- Fut de campo - (Técnico). Campeão Fase Regional Jogos Abertos do Paraná, 1993 – Fut de campo - (Técnico). Campeão Mourãense de Futsal, 2° Divisão – Mercado Colúmbia - (Técnico). Campeão máster interclubes suíço , Clube Mourãoense , 1995 – (Atleta) .Campeão Regional Juniors, 1995 – Seleção de Campo Mourão – (Técnico) Campeão máster de futsal, 1999 – Camisa 10 – (atleta e técnico) Campeão Master de Futebol Suíço, 1999 - Camisa 10 – (Atleta e Técnico) Tricapeão Master Futebol Suíço – Camisa 10 – Mourão Diesel, 2001, 2002 e 2003 – (Técnico). Bicapeão pré-veterano suíço interclubes, 2003 e 2004 – Clube dos 30 - (Técnico). Tricampeão Master Futebol Suíço interclubes – 2005, 2007 e 2008 – Clube dos 30 (Técnico). Bicampeão Veterano, torneio dos agrônomos – 2004 e 2005 – camisa 10 Mourão Diesel - (Técnico). Bicampeão Veterano, torneio dos agrônomos – 2007 e 2008 – Real Corretora – Camisa 10 –(Técnico). Campeão Futsal Veteranos, 2008 – Guardian- Camisa 10 - (Técnico) - foto abaixo- Campeão do Torneio Jair Sambati, 2008 – Coopermibra – (Piquirivaí) - (Técnico). COMO SE SENTE SENDO UMA "LENDA VIVA" DO NOSSO ESPORTE?
Orgulhoso, por fazer parte de uma pequena fatia privilegiada pelo reconhecimento de nosso trabalho. QUAL A SUA ANÁLISE DOS POLÍTICOS ATUAIS? Como em todos os segmentos, existem os bons (poucos) e os ruins (muitos).
OS CIDADÃOS ELEGEM OS POLÍTICOS. ATÉ QUE PONTO OS ELEITORES ESTÃO PREOCUPADOS COM ESTA “BAGUNÇA E VERGONHA” PROPICIADA PELOS NOSSOS “POLÍTICOS”? A preocupação é mínima, pois a maioria diz que odeia a política, se caracterizando no verdadeiro analfabeto político de Bertold Brecht, nem se quer analisam a vida e nem os atos do seu candidato nem a sua atuação como representante do povo. QUANTOS JOGOS JÁ JOGOU NA SUA CARREIRA E QUANTOS GOLS FEZ? Impossível dizer quantos jogos, foram muitos jogos e muitos gols, mas minha secretária não os catalogou.....
SER DIRIGENTE DE FUTEBOL EM CM é difícil como em qualquer lugar do mundo.
O FUTEBOL BRASILEIRO é o melhor do mundo, embora seja um dos mais desorganizados.
ÉTICA EM UMA FRASE É a postura que adotamos perante fatos na vida, ter ética é pensar antes de agir e agir sabendo que terá que assumir os resultados.
A POLÍTICA É a arte de conviver diariamente com pessoas de diferentes credos, opiniões, etc... um mal necessário (política partidária).
CASO FOSSE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Melhorar a infra-estrutura voltada ao esporte, começando por um ginásio de grande porte, digno do futsal mourãoense, além da reforma do estádio municipal.
Priorizaria também competições de categorias menores, campeonatos colegiais, etc
No adulto, melhorar o nível com campeonatos mais longos, valorizar a qualidade e não a quantidade.
CITE ALGUNS FATOS PITORESCOS VIVIDOS EM SUA TRAJETÓRIA? Vários, como sofrer um gol quando a metade do time ainda não estava em campo nos Jogos Abertos de Cascavel – Estádio Ninho da Cobra. Mas, também lembro de outros como:
* Invadir o campo e fechar a boca do Getulinho para o mesmo não xingar o árbitro e não ser expulso, mas não adiantou – Jogos Abertos Veteranos de Pato Branco.
* Em um jogo do Bariri contra Iretama, em Iretama, no Campeonato Amador, um atleta de Iretama foi expulso, se trocou e voltou armado para dentro do campo. Ele era policial, mas não estava em serviço e começou ameaçar a todos. O fato fez com que o jogo fosse encerrado pela metade. Haviam 2 rádios transmitindo e o Presidente da Liga estava lá para testemunhar.
* Conseguir parar uma partida em andamento no estádio municipal Roberto Brezezinski, semifinal do Campeonato Amador, com direito a transmissão de duas emissoras de rádio e estádio praticamente lotado, devido a desobediência de uma ordem judicial, da qual eu fui autor. Aos 5 Minutos do segundo tempo a polícia invadiu o gramado ordenando o final do jogo ou a prisão do trio de arbitragem e dos mesários.
* Receber a visita de um conhecido diretor esportivo de CM em nosso vestiário minutos antes de um jogo pelo Campeonato Amador, o mesmo veio solicitar dinheiro para entregar o jogo.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO, SEU TIME E O ÍDOLO DESSE TIME? O esporte é o futebol, o time do coração é o Santos e o meu ídolo é todo o time da década de 60 e eternamente Pelé.
COMO ESTÁ HOJE EM DIA O ESPORTE AMADOR EM CM? Regular, destaque no atletismo, tênis de mesa, bolão, bocha e basquete, mas em decadência no futebol e futsal devido a falta de patrocínio e as restrições a atletas mais qualificados participarem de todas as competições.
CM PODERÁ TER UM TIME FORTE NO FUTEBOL PROFISSIONAL? É difícil, devido ao auto custo com viagens, salário, arbitragem, material esportivo e a pouca receita com a venda de ingressos. O ideal seria a parceria, não só com o empresário, mas com as grande equipes, as quais poderiam ceder seus atletas descartáveis, para que os mesmos apareçam na vitrine, com isso poderiam valorizá-los e comercializá-los repassando uma percentagem a equipe.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR NO FUTEBOL OU FUTSAL. O futsal evoluiu muito, com isso cada época teve seus ídolos, portanto, destaco 2 seleções vitoriosas de Campo Mourão. Lori, Rancho, Beline, James, Carlão, Itamar, Ione e Luizinho Kloster. Time Campeão dos JAP´s Paranavaí, 1975.

A outra equipe é: Xaxo, Silvio, Davi, Tião Mauro, Beline, Getúlio, Luisinho, Tuim, Carlinho Batata, Ticão, Renan e Djalmir. Campeão dos JAP´s em Guarapuava, 1988.
Mas tenho que destacar 2 equipes que treinei, pela beleza de seu futsal, Mecânica Marcos: Ivar, Robson, Tostão, Humberto, Helmut, Robertinho, Jair Dicenha, Dirlei, Zé Vicente, Zuco, Fusca. Mercado Colúmbia: Xaxo, Papaeti, Tia, Luisinho Curta, Batata, Bene, entre outros.
No futebol de campo foram 3 seleções, começando pela campeã dos JAP´s de Campo Mourão, 1976 - foto abaixo-:Odair, Flavião, João Miguel, João Carlos Dissenha, Beto, Milico, Juarez, Vininho, Zé Carlos, Calhambeque, Flavinho, Jadir, Nilson, Orlando Laranja, Gildo, Mario Lima. Ainda destaco a seleções do JAP´s de Ponta Grossa, 1981 ( a melhor seleção que eu montei, mas os jogos foram cancelados) e a seleção dos JAP´s de Londrina, 1984.
QUAL FOI O MELHOR TIME EM QUE JÁ JOGOU?Os principais destaques foram o D.E.R. de 1972, Campeão Amador, e o Camisa 10 - foto abaixo- tricampeão municipal (1974/75/76). Pela União, categoria, e por ser um serem times vencedores. CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CM. E QUEM É DESTAQUE HOJE.
Paulo Gilmar Fuzeto (foto), Itamar Tagliari e Getúlio Ferrari Júnior.
Edson Hirata, o China, Sérgio Ueda e o Professor Paulo César, o Paulinho do atletismo. Destaco ainda Mario José Paulista, pelo seu trabalho incessante nas escolinhas de futebol. Ainda 3 personalidades que fizeram história no município José Carlos Galbier, Milton Hauagge e Haroldo Gonçalves Neto, todos in memorian.
CITE TRÊS PERSONALIDADES MOURÃOENSES?
José Aroldo Gallassini, destaque pelo trabalho realizado na Cooperativa Coamo, que leva o nome de Campo Mourão para o Brasil e o Mundo. O casal Henning Baer e Maria da Conceição Montans Baer, pelos investimentos e destaques na área Agricola, mas principalmente na área Educacional.
O Dilmar Daleffe, pela sua incansável luta na construção da Santa Casa e; Não esquecendo do José Turozzi, pelo trabalho nas APAEs de Campo Mourão e do Paraná.
CITE TRÊS POLÍTICOS DE DESTAQUE. Nelson José Tureck, Tauillo Tezelli e Rubens Bueno. O destaque atual é o "cara", o nosso atual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É o meu porto seguro, pois adoro viver aqui.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ uma cidade com um futuro brilhante. O investimentos em educação trazem um destaque a uma cidade com apenas 80.000 habitantes e 3 instituições de Ensino Superior.
A SECRETÁRIA KARLA TURECK É uma proposta de renovação na administração esportiva de Campo Mourão.
O GOVERNO NELSON TURECK É Popular, dinâmico, arrojado e sonhador, com seu pólo de alimentos, que já está se tornando realidade.
O GOVERNO LULA É o espinho na carne da classe dominante, que não se conforma em ter que aplaudir um país melhor em todos os sentidos. Orgulho da classe operária, a prova de que não só os intelectuais conseguem governar o País. Colocou o Brasil em destaque no mundo inteiro, não é toa que Barack Obama diz que ele é o “Cara”. O mundo destaca o Brasil pelas conquistas, diminuição das diferenças sociais, valorização do salário mínimo, pagamento da dívida externa, avanço nas pesquisas de exploração do petróleo, aumento da participação no comércio mundial, liderança absoluta na América do Sul, principal destaque do G20 e do BRIC´s.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Sentimento de alegria pelo reconhecimento do trabalho dedicado na área esportiva durante uma vida.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
“A viagem é sempre mais importante que o destino.” Para se conquistar um sonho, seja ele qual for, o mais marcante é sempre o momento que passamos lutando pela conquista, plantando e colhendo amizade, realizações, frustrações, mas acima de tudo aprendemos lições com nossos erros e podemos dizer que depende de você, da sua vontade, dedicação, esforço, garra. A conquista é apenas uma conseqüência.
Ilivaldo, quem vai à frente planta a semente, quem vai na frente abre caminho, embora pise no espinho. Ilivaldo Duarte, você que abre caminho para que todos possam mostrar um pouco de suas vidas, suas conquistas, suas esperanças. Desejo que todos seus sonhos se realizem, que você tenha cada vez mais sucesso, saúde e essa vontade de continuar inovando e mostrando um pouco dos mourãoenses que fizeram história em vários segmentos de nossa cidade

14 comentários:

  1. Foi muito bom ler a entrevista de Pedro Cordeiro, ele é uma da pessoas mais fieis ao esporte desta cidade, e de uma geração de muito
    bri1hantismo. É fácil perceber o quanto trabalhou e se dedicou e construiu uma história de sucessos. O crescimento do esporte mourãoense depende muito de pessoas como ele,
    e de muitos outros com este gabarito, já que nossa vocação é de vencedor, ele sabe bem que o significa isto ...

    ResponderExcluir
  2. èsse é o Pedroca, meu caminho no esporte de campo mourao está muito ligado a ele...sempre abrimos o caminho juntos e esse cara está gravado na história de Campo Mourao, nao passou em vao...valeu, Pedroca, para sempre.
    Nao importa onde vc me escale, conte sempre comigo. Getulio.

    ResponderExcluir
  3. O seu Pedro ou Pedrão, como chamamos diariamente, é uma das pessoas mais sérias e principalmente, sem dúvida, mais justa que já conheci. A palavra certa na hora certa e o discernimento que impressiona. Parabéns por tudo que já fez, e sucesso em tudo que propor fazer.

    Parabéns ao amigo Ilivaldo, por nos propiciar conhecer mais ainda a história de pessoas que admiramos.

    Edson Martins Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Maycon Rodrigues Gozer23 de agosto de 2009 às 15:14

    Ilivaldo,

    Parabéns pelo excelente trabalho de resgate histórico das personalidades que fizeram e ainda fazem o esporte mourãoense.

    São atitudes como as que você realiza que mantém viva a história, e ainda proporcionam conhecimento ao pessoal da nova geração, como eu sou! hehe

    Forte abraço

    Maycon Rodrigues Gozer

    ResponderExcluir
  5. Pedro Cordeiro, pessoa simples, amiga, leal, quem conviveu com êle no Camisa 10, um dos melhores times de futebol de Campo, que joguei, a maneira como era conduzida a equipe pelo Pedro, sem caixa, dinheiro vinha dos atletas para arbitragens, bolas, viagens enfim tudo para manter a equipe e elas se manteve por muitos anos, disputou varios campeonatos amadores e se não me engano nunca foi campeã. Mas o Pedro, sempre determinado conseguia reunir a moçada e tocar a equipe.
    Parabenes Ilivaldo pela homenagem, Pedrão, mora no nosso coração. Abraços.
    Antonio Admir Fuzeto-Beline

    ResponderExcluir
  6. OLÁ PEDRO, TUDO BEM...TODO BRASILEIRO É APAIXONADO POR FUTEBOL, MAS VC É UM PERSONAGEM ÚNICO, PORQUE FAZ ISSO COM MUITO AMOR, SEM INTERESSES PESSOAIS, COLOCA NA VITRINE DO ESPORTE HUMILDADE E SATISFAÇAO PESSOAL, PARA MIM NÃO PRECISAVA UMA ENTREVISTA DESSAS PARA VIRAR CELEBRIDADE , VC JÁ É UMA CELEBRIDADE PARA TODOS NÓS.(PAULO).
    VALEU TIOZINHO, TENHO ORGULHO DE VOCÊ E DE SER SUA SOBRINHA.(NANE).

    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  7. Tio Pedro ,é merecedor desta homenagem,esta pessoa que Ama futebol e Campo Mourão, sempre se dedicou,e tbém me colocava pra enrolar as faixas(rsrs)voce merece tudo de bom,pessoa simples e de um coração enorme,para nós um segundo PAI,sempre presente nas horas que precisamos de voce.Um bju e um abraço bem carinhoso.
    Sua sobrinha.
    Sandra Gura

    ResponderExcluir
  8. Bela homenagem . Pessoas como o ""Tio Pedro""são raras . Sempre correto , sempre determinado , sempre lutador e sempre vencedor . Tenho o maior orgulho de ter vivido minha infancia ao seu lado e aprendido coisas que serviram para a vida toda .Várias foram as lições que serviam de brincadeira , em especial ao Paulinho (Véinho) e que mudaram comportamentos . Um grande abraço e parabéns pela merecida homenagem .

    Luiz Alberto (Zinha).

    ResponderExcluir
  9. Valeu Tio Pedro, parabéns por esta justa homenagem e pelas respotas a reportagem.
    Talvez vc não tenho percebido, mas sou grande fã seu, principalmente pelo seu jeito simples de levar a vida, pelo seu modo direto de tomar as decisões ("vamos lá em Peabiru ver um joguinho e deixa o Tio Elizeu vendo a novela"). Um milhão de parabéns.

    Sérgio Gura

    ResponderExcluir
  10. MUITO BOA A ENTREVISTA EM PEDRO!!!FICO CONTENTE PELA HOMENAGEM! DESCULPA A DEMORA PRA LER....
    ANDREA

    ResponderExcluir
  11. Pedro
    Não é porque fui citado na entrevista, mas tú sabes que moras em nossos coracões, meus e de meus irmãos, afinal são quase 50 anos de convívio, amizade e respeito.
    Sabes, também, que és um dos poucos nomes que muito fez pelo futebol de Campo Mourão.
    Me sinto um privilegiado em ser seu amigo.
    Valeu "Tostão". Valeu "Fruteiro".
    Dos irmãos Sequinel.

    ResponderExcluir
  12. Merecida homenagem Ilivaldo, pois o Pedro não é profissional da área mas sempre esteve envolvido com o esporte. Um abnegado do esporte mourãoense e apaixonado pelo futebol.
    Parabéns Pedro Cordeiro pela sua participação e vivência no futebol de Campo Mourão. São poucos como você, que participam, opinam e prestigiam o futebol e o futsal da nossa cidade.
    Um grande abraço
    Carlão

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Pedro. Um Abraço de seu Amigo Edson QUEIXADA, da São Lucas de Paranavaí

    ResponderExcluir
  14. Em uma entrevista que o Pedro estava comentando

    O repórter perguntou
    Qual o melhor jogador de campo Mourão ?
    Ele respondeu
    Hoje é o Paulinho.
    Mas dá década é o Benê.
    Fiquei muito feliz ouvir da boca de aí entende de futebol
    Obrigado meu amigo

    ResponderExcluir