2 de abr. de 2009

Sid Sauer e os oito anos do Boca Santa


Leitura obrigatória diariamente para milhares de leitores de Campo Mourão e várias regiões do Paraná e do mundo, o site http://www.bocasanta.com.br/ do jornalista Sid Sauer comemorou ontem os seus primeiros oitos anos de vida. Parabéns Sid Sauer pela sua ousadia, coragem, persistência e competência, honrando sobremaneira a nossa classe e a nossa região polarizada pela Capital do Centro Oeste do Paraná.
A milésima coluna foi publicada em 16 de janeiro de 2004 e pode ser acessada no endereço www.bocasanta.com.br/index.php?data_in=20040116 e a de número 2.000 levada o ar em 31 de outubro de 2006 pode ser conferida digitando www.bocasanta.com.br/index.php?data_in=20061031.
Para celebrar a data dos 8 anos do Boca Santa, o jornalista Sid Sauer que faz da sua presença na maioria dos eventos uma de suas grandes qualidades, respondeu algumas perguntas deste blogueiro. Ele conta no JOGO RÁPIDO um pouco do sucesso do seu site, algumas curiosidades que vem ao encontro dos seus leitores, que compõem a grande multidão invisível do mundo virtual, além de projetar o futuro do site. Viva o Boca Santa!
Acompanhe o JOGO RÁPIDO com Sid Sauer
Sid, o que é o site Boca Santa?
É um blog que procura informar com bom humor e garantir a participação dos leitores. Acho que, sutilmente, fazemos uma crítica ao jornalismo que, muitas vezes, leva a sério demais o que não é para ser levado. Detalhe: somos um blog antes que falasse em blogs.
Como e quando você teve a ideia de montar este site? Foi num período em que todo mundo estava abrindo sites. Eu estava na "Folha de Londrina" e sentia uma angústia por ter em mãos muitas informações que não cabiam na Folha. A internet caiu como uma luva...
O que é chegar a 8 anos de atividades ininterruptas com um site de notícias? Uma batalha e uma satisfação muito grande. Hoje faço só o Boca Santa e nunca trabalhei tanto na minha vida. O retorno dos leitores é fantástico e não nos deixa desanimar.
Por quê o Boca Santa faz tanto sucesso? Não sei... Talvez por oferecer algo diferenciado, pela atualização diária ininterrupta e, principalmente, por abrir espaço para o "desabafo" das pessoas.
Como é a sua rotina de trabalho? Escrevo de madrugada. Isso faz com que levante tarde e meu dia acaba ficando curto. É uma correria danada...
Quantos e-mails você recebe por dia e como faz para selecioná-los? Nunca contei os e-mails. Só sei que estou com dificuldade em ler todos. Há os e-mails com informações para as notas que eu escrevo e os que vêm para o Bronca Virtual. No caso do Bronca, acho que para cada e-mail publicado, um fica de fora. Só o Bronca eu demoro umas três horas pra fazer. Pra escrever minhas notas vai rápido. O que dá mais trabalho é ter a informação, ter a foto. Tenho ido dormir amanhecendo o dia.
E o sucesso da Bronca Virtual? Tem muita censura? O Bronca Virtual foi a criatura que superou o criador. Ela ficou maior que a Boca Santa. Tem muita gente que não lê o que eu escrevo. Entra só para participar do Bronca. A intenção é que seja um fórum de debates, mas recebo muitas denúncias. Algumas não dá pra publicar porque não temos com provar. Há muitas coisas pessoais também, que não saem. Mas faço o possível para publicar o maior número de e-mails possíveis. Às vezes corto trechos "mais pesados", tiro nomes de pessoas. Alguns internautas são muito agressivos. A palavra escrita vira documento e isso é sério.
Qual foi a evolução do Boca Santa nesse período? Acho que a maior evolução foi na participação do leitor. Virou a marca da Boca Santa. Evoluímos também na cobertura regional. Já chegamos a dar, numa única edição, notas de 20 municípios da região. Só estamos precisando evoluir as receitas...
O Boca Santa hoje é..... Modéstia à parte? Indispensável pra quem quer estar bem informado. Tem coisas que só saem na Boca Santa e a gente deve muito disso aos nossos leitores...
E o futuro? Pois é... Temos uma reformulação no site já pronta há mais de dois anos, mas falta tempo para colocá-la em prática. Queremos ampliar a participação dos leitores, incluir colaboradores e, estamos em estudos, a possibilidade de fazer com que o Site seja atualizado mais vezes ao dia. Não temos a pretensão de dar notícias em "tempo real", mas a internet é muito dinâmica e acumular todas as informações do dia para soltar de uma vez parece que só tem nos aumentado o trabalho. Mas isso ainda tem que ser muito bem pensado.

Na foto acima, Sid Sauer recebendo o troféu Tocando de Primeira como Celebridade Mourãoense no dia 26 de abril no programa de número 771, ao lado de José Tomadon, Ilivaldo e o jogador de futsal Chocolate. Na oportunidade, ele foi homenageado por telefone pelos amigos Dirceu Jacob, Birão, Cristiano Calixto e Gilmar Cardoso; Na época, ele havia postado o Boca Santa de número 2.500. Viva Sid Sauer. Sucesso e prosperidade.

Um comentário: