O terceiro filho do seu Aniceto e da dona Edorilda está comemorando 24 anos de ordenação episcopal. Ele é dom Anuar Battisti, gaúcho de Alto Honorato, no município de Lajeado, no Rio Grande do Sul, desde 19 de fevereiro de 1953. Anuar é o terceiro dos oito filhos de um casal de profunda vida cristã. Na sua família, tem dois religiosos: sua irmã, Lourdes, da Congregação de São Carlos, e seu irmão José, sacerdote da Sociedade do Apostolado Católico (padres palotinos).
VOCAÇÃO - Ainda criança, em 1963, Anuar mudou com sua família para Tupãssi, no Oeste do Paraná. Depois ingressou no Seminário Menor de Toledo, onde fez o ensino fundamental. De 1967 a 1970, cursou o antigo ginásio, no Seminário de Cascavel e de 1971 a 1974 o segundo grau no Seminário São José, em Curitiba.
Em Curitiba, na PUCPR, cursou Filosofia nos anos de 1974 a 1976, residindo no Seminário Rainha dos Apóstolos, no bairro Seminário. Em 1977 e 1978 cursou Teologia no Studium Theologicum, então afiliado à PUCPR e, hoje, à Universidade Lateranense, de Roma. De outubro de 1978 a março de 1979, participou da escola sacerdotal do Movimento Focolare, em Frascati, na Itália.
Completou sua formação teológica nos anos de 1979 e 1980, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.ORDENAÇÃO - Foi ordenado sacerdote, do clero diocesano de Toledo, no dia 8 de dezembro de 1980, pela imposição das mãos de dom Geraldo Majella Agnelo.
Como sacerdote, ocupou funções sempre relacionadas à formação dos jovens seminaristas. De 1981 a 1985, foi reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja, da diocese de Toledo. Ao mesmo tempo, respondia pela Paróquia de Vila Nova e lecionava na Facitol, hoje Centro Universitário da Unioeste, demonstrando desde cedo seu interesse pela educação universitária. De 1985 a 1988, foi reitor da casa de formação dos seminaristas maiores do Oeste do Paraná, em Curitiba.
EXTERIOR - Em 1986, dom Anuar participou, em Toluca, no México, do V Curso de Formadores, promovido pelo Departamento de Vocações e Ministérios (Devym) do Celam – Conselho Episcopal Latino-Americano. De 1986 a 1989, foi presidente da Osib (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) e, de 1987 a 1990, da Oslam (Organização dos Seminários Latino-Americanos).
Foi diretor espiritual do Seminário de Toledo, de 1989 a 1991. Em 1990, participou, em Roma, da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre formação presbiteral. De 1991 a 1995, residiu em Bogotá, na Colômbia, sede do Celam onde trabalhou como secretário executivo do já citado Departamento de Vocações e Ministérios (Devym), do Celam.
BISPO - Era pároco da paróquia de São Pedro e São Paulo, em Toledo, quando, no ano de 1996, com a transferência de dom Lúcio Baumgartner para Cascavel, foi nomeado administrador diocesano, cargo que exerceu por dois anos e meio.
Em 15 de abril de 1998, por escolha do papa João Paulo II, foi nomeado bispo diocesano de Toledo, sendo empossado no mesmo dia da ordenação episcopal, a 20 de junho daquele ano.
Durante os anos de 2003 a 2007 foi presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
ARCEBISPO - No dia 29 de setembro de 2004, foi nomeado para a sede Arquiepiscopal de Maringá. Tomou posse como arcebispo, em missa solene, na Catedral de Maringá, em 24 de novembro.
Em 22 de outubro de 2009 o arcebispo recebeu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, o título de Doutor Honoris Causa. Em 2015, foi escolhido para integrar o Conselho Administrativo da Pastoral da Criança Internacional e eleito a suplente de delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
No dia 14 de maio de 2015 o Conselho Episcopal Latino-americano elegeu dom Anuar Battisti presidente do Departamento de Vocações e Ministérios (Devym) do Celam gestão 2015-2019. Em novembro de 2015 foi eleito presidente Nacional do Conselho Diretor da Pastoral da Criança para um mandato de quatro anos.
Em 18 de agosto de 2019, dom Anuar Battisti foi o paraninfo geral dos formandos do Ensino Presencial e a Distância de 2019 da UniCesumar, em Maringá.
RENÚNCIA - No dia 20 de novembro de 2019, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Anuar, por motivos de saúde. Com a renúncia, Dom Anuar passou a ser Arcebispo Emérito de Maringá.
EMÉRITO -Após sua
renúncia, dom Anuar foi residir na Diocese de Toledo no Oeste do Paraná e mesmo aposentado, exerce atividades inerentes ao seu ministério.
Atendimento direto aos internos dependentes químicos da Fazenda da Esperança de Toledo PR, – às quartas, sextas-feiras e domingo, leva apoio, espiritualidade, acolhimento e celebra a Santa Missa;
Atendimento a um grupo de presidiários – direção espiritual, atendimento individual, palestras para o grupo com temas da atualidade e conscientização;
Faz parte do Conselho Internacional da Pastoral da Criança – participa das reuniões, planejamento e avaliação;
É assessor e diretor espiritual das Equipes de Nossa Senhora – reuniões, planejamento, avaliação e oração;
Faz parte do Projeto Pro Saúde Nacional – Conselho Administrativo;
Realiza a celebração Eucarística diária nas Casas das Congregações Religiosas;
Se adequou com primorosa dedicação à era digital e se tornou um grande comunicador nas Redes Sociais (Facebook, Instagram, Storys, Youtube), utilizando-se de rádio, TV Web, levando este dom a milhares de pessoas. Prega o Evangelho do dia todas as manhãs, pelas Redes Sociais; Oração do Terço com transmissão ao vivo às 21h todas as sextas-feiras; Mensagens em vídeos para uma TV Web; Evangelho do Dia às 6h todos os dias na Rádio Colmeia FM 98.7.
Assim dom Anuar continua levando a Palavra de Deus a milhares de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário