3 de set. de 2021

NOVA MODALIDADE de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV)

 
Nesta semana, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lançamento de uma nova modalidade de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), que pode ser feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), em transações entre pessoa física e empresas conveniadas.  
Para a diretora de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Loretta Figueiredo, essa inovação traz agilidade para os beneficiados. 
A medida pode ser usada para os motoristas que guardam no celular os dados da carteira de motorista e do documento do veículo que não está no nome do condutor.A nova modalidade, lançada na terça-feira (31), foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Detran e em Mato Grosso do Sul ela já está disponível para seus condutores.
“Facilita e traz mais rapidez, porque antes, mesmo com as concessionárias credenciadas no sistema de estoque, como as pessoas tinham de ir ao cartório reconhecer firma e voltar à concessionária. Hoje é muito mais fácil, ali dentro do aplicativo ela vai receber um pop-up e, se ela aceita e assina, uma concessionária recebe o comprovante que está assinado ea gente aceita isso como um reconhecimento de firma ”, devendo a diretora do Detran- MS em entrevista ao Correio do Estado.
A ATPV é a versão digital do antigo Documento Único de Transferência (DUT). Segundo o Ministério da Infraestrutura, ao qual o Denatran é subordinado, até o momento em que o download eletrônico só está disponível para veículos que possuem documentos emitidos a partir de 1º de janeiro de 2021.
Na primeira versão da assinatura eletrônica no CDT, será possível apenas realizar a venda de veículos por pessoas físicas para componentes comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). Correio do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário