Neste dia 25, no 25º dia de 2021, a 24ª camisa escolhida de forma aleatória do meu Memorial para a Série "Uma Camisa por dia em 2021" é do Botafogo Futebol Clube, o tricolor de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Segundo o site do clube paulista no dia 12 de outubro de 1918 nascia oficialmente o Botafogo Futebol Clube. Uns dizem que esse nome foi inspirado por uma frase dita por um dos presentes no dia da fundação, frente à grande dificuldade de se chegar em um consenso a respeito do nome da nova agremiação que nascia alí. A frase teria sido mais ou menos assim: “Ou vocês definem logo o nome ou então ‘bota fogo’ em tudo e acabem com essa história”. Certo ou não, de fato haviam outras características que sugeriam o nome BOTAFOGO para os presentes no dia da reunião: na época, a atual rua Saldanha Marinho chamava-se “Botafogo” e, ao mesmo tempo, a expressão “bota fogo” era bastante falada pelos funcionários da Estrada de Ferro Mogiana.Já na primeira partida de sua existência, o Pantera saiu na frente: marcou 1×0 contra o Esporte Clube Fulgêncio, time local já extinto, e fez com que os moradores da Vila Tibério saíssem às ruas para comemorar junto com os jogadores. De tão especial, o clima de festa incentivou a diretoria a seguir investindo e acreditando no que anos depois se tornaria o Botafogo Futebol Clube.
Em 1927, já na disputa do clássico “Come-Fogo”, o Botafogo ganhou seu primeiro título de Campeão do Interior em cima de seu grande rival, o Comercial. Em 1956, conquistávamos a Taça dos Invictos após 19 partidas sem nenhuma derrota , além do título “Centenário de Ribeirão Preto”, batendo o Comercial na final do campeonato por 4-2.
O time, que já contava com o orgulho da torcida, conquistava ainda mais espaço no futebol brasileiro e fazia o interior brilhar. Depois de ser campeão da segunda divisão do Campeonato Paulista, mais ainda. Dali em diante, até os anos 2000, o Botafogo conquistou inúmeros títulos, e em 2008 voltou à elite do futebol paulista. Em 2018, outro momento histórico: o retorno à Série B do Brasileirão depois de 16 anos, numa partida que enlouqueceu Ribeirão Preto.
Superando limites e sempre ganhando notoriedade, tivemos jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro, como o inesquecível Sócrates, e seu irmão Raí, Zé Mario e muitos outros!
No campo em 2020 e 2021 na Série B o time tricolor fez péssima campanha ficando entre os quatro últimos colocados no Campeonato Brasileiro e vai disputar este ano a Série C .
Nenhum comentário:
Postar um comentário