8 de ago. de 2020

ENTREVISTA DE DOMINGO: Ricardo Accioly Calderari

 

“Mourãoenses de coração, ou de nascimento, amem Campo Mourão, mas acima de tudo, amém. Lutem pela sua cidade e sua gente buscando nas suas famílias, nos grupos de amigos, nas suas entidades ou instituições, onde quer que estejam, com gestos e ações concretas, o verdadeiro amor por Campo Mourão.” A mensagem e o convite a prática do bairrismo e da bandeira de Campo Mourão é do paranaense Ricardo Accioly Calderari, nascido na Lapa, que escolheu há 50 anos viver e ser feliz em terras mourãoenses. Calderari com grande identidade e carisma com as causas da nossa cidade e sua gente é o homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO NO BLOG DO ILIVALDO DUARTE e representa todos os pais. 
Cidadão, agricultor, cooperativista, rotariano e voluntário. Pessoa simples e cativante, de uma memória ímpar, com a facilidade de se comunicar e se relacionar com as pessoas nos mais diferentes segmentos, transmitindo ideias, alegria, confiança e otimismo. 
Ele sempre defendeu que o mourãoense deve manifestar o seu amor por sua "aldeia". "É uma grande honra ser reconhecido como cidadão, fazer parte de uma cidade que me acolheu na minha mocidade, onde finquei as raízes de minha vida familiar e profissional. Não escolhemos a cidade onde nascemos, escolhemos sim a cidade onde queremos viver. Que possamos continuar fazendo tudo para que a nossa Campo Mourão seja realmente ‘Modelo do Paraná’, lindo torrão mais lindo de quantos há”. 
O homenageado proferiu este sentimento quando recebeu o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão em 2014. "Aposto em um futuro grandioso para Campo Mourão: uma terra abençoada, farta de água, sol, povo trabalhador e honesto, com pesquisa e tecnologia, tenho certeza da contribuição desta cidade para o Brasil ser o grande celeiro do mundo.”
tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO no BLOG DO ILIVALDO DUARTE, chega ao número 188, sendo um projeto iniciado em 2009 para valorizar a nossa gente e a nossa historia, com gente que fez e gente que faz. 
Convido o leitor para conhecer apenas um pouco da história e o que pensa este mourãoense de coração, que tem uma bonita história e um amor imensurável à nossa terra. Sempre presente no meio da comunidade, contribuiu para ensinar e elevar o civismo e o bairrismo.  E ao final desta ENTREVISTA, vale ler os ensinamentos e os valores que propagou a sua família, reiterados por suas filhas. 


QUEM
 
É RICARDO ACCIOLY CALDERARI? Ricardo Accioly Calderari (uma das poucas exceções, pois a italianada era machista e só colocavam o nome do pai). Sou filho de Frederico Senna Calderari e Ivone Accioly Calderari. Sou  casado com Maria Joana Titton Calderari desde 24/02/1973. Nasci na Lapa em 14/05/1947. Tenho três filhas (Mirele, Graziela e Ivone Maria) e sou avô de sete netos (João Antonio, 10 anos; Isabel, 8; Maria Luiza, 7; os gemêos Laura e Francisco,6; Ricardo,4; Júlia,4.


COMO SE DEFINE?
 Sou um apaixonado pela vida, família e agricultura. Sou uma pessoa decidida, exigente, participativa, aberta ao diálogo. que gosta de estar no meio da comunidade, e só a Covid-19  está me segurando.
ONDE FOI SUA INFÂNCIA? Na Lapa (Fotos abaixo de ontem e hoje), bastante saudável. Comecei a trabalhar aos 9 anos, por dois motivos: todos começavam cedo e para guardar dinheiro para  fazer a faculdade. 






ONDE ESTUDOU?
 Iniciei os estudos na Lapa, tendo concluído o segundo grau com dois cursos: científico e magistério. Como profissão fiz engenharia agronômica- na UTFPR, e se fosse hoje, faria de novo.                  
COMO FOI A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Iniciei em Campo Mourão na Cafe do Paraná (Companhia  Agropecuária de Fomento do Paraná) como chefe responsável  pela região do Vale do Ivaí ao Vale do Piquiri. Fui engenheiro agrônomo responsável pelas propriedades no Paraná e Mato Grosso do agricultor Antonio Brunetta. Trabalhei na Seab Regional. 
Sou agricultor, cooperado da Coamo desde 1979 e da Credicoamo (1989) e durante mais de 30 anos fui eleito diretor e membro do Conselho de Administração das duas cooperativas, onde exerci com muito orgulho e dedicação minha função até fevereiro desde ano, quando ocorreu a implantação da Governança Corporativa. 
 

NOTA DO BLOG: Um pouco da trajetória do engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari.

Professor Primário concursado no Estado do Paraná. Vice-Presidente do Grêmio Estudantil Olavo Bilac - Colégio Estadual General Carneiro (Lapa). Gerente Regional, supervisor Técnico e Comercial da CAFE DO PARANÁ - região de Campo Mourão. Chefe do Núcleo Regional de Campo Mourão e Cianorte da  Secretaria  da Agricultura  do Paraná. Sócio-fundador da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, tendo sido também um dos seus presidentes (foto).

Secretário e vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Paraná (Apasem).  Conselheiro Assessor do Centro Nacional de Pesquisa da Soja - Embrapa/Soja.  Conselheiro, membro da Comissão de Ética e Vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA/PR. 

Membro da Comissão Técnica do Algodão e Rami da Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Consultor externo do Plano Diretor Estratégico da Embrapa Soja - CNPSoja. Vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão. Conselheiro fiscal da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – 02 mandatos.  

Vice-presidente da Associação Beneficente Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão – 05 mandatos.  O primeiro foi iniciado em 1988 sendo membro efetivo do Conselho Fiscal na gestão de Dilmar Daleffe. 
Conselho de Administração da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam. 

Fundador e presidente do Rotary Campo Mourão Verdes Campos.
Vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam); 
Conselheiro fiscal da Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos  do Brasil (Confaeab). Vice-presidente da Confederação das Federações dos Engenheiros Agrônomos  do Brasil (Confaeab) 02 mandatos. Diretor Secretário da Coamo e diretor Operacional da Credicoamo.

HONRARIAS: Mérito Agronômico outorgado em 2000 pela Confederação das Federações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab); Reconhecimento como “Filho Ilustre da Lapa”, pela Prefeitura e Câmara Municipal dos Vereadores da Lapa– PR, em 2004. Reconhecimento pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, pelo pioneirismo na implantação e desenvolvimento do Plantio Direto na região de Campo Mourão no ano de 1973/1974; Menção Honrosa pelo pioneirismo na implantação e desenvolvimento do Plantio Direto na região de Campo Mourão, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; Cidadão honorário de Campo Mourão em 2014; Agricultor Modelo, pelo Município de Farol; Troféu Ocepar pela sua contribuição ao cooperativismo paranaense. E também, como sempre presente e participativo nos eventos, foi homenageado pelos Amigos Palmeirenses da Arcam.


O QUE MAIS GOSTOU DE FAZER?
 Trabalhar no campo e junto aos cooperados. Hoje sou agricultor junto com minha filha Graziela. Neste período de pandemia como paciente de risco, tenho respeitado o isolamento, mas penso que  existe muito exagero.

TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Joguei futebol, basquete e pratiquei natação.
QUAL SEU ESPORTE, TIME E ÍDOLOS? Natação, torço para três times (Coritiba, Fluminense e Corinthians)


e os principais ídolos são Duílio (Coritiba), Castilho (Fluminense) e Rivelino (Corinthians).

QUAL O MELHOR TIME VIU JOGAR? santos.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA VIDA, AGRONOMIA? Sempre fui apaixonado pela vida, pela terra, influenciado pelo meu pai e pelo meu irmão engenheiro agrônomo. Nasci na Lapa, onde está uma das mais antigas cooperativas do Brasil, a Cooperativa Bom Jesus da Lapa.
Aqui em Campo Mourão abracei a agricultura e a Coamo.
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA? Meu casamento com a “majô".
CITE ALGUMAS CONQUISTAS?  Chegar em Campo Mourão há 50 anos como engenheiro agrônomo recém-formado  e ajudar na transformação da terra fraca e ácida nas melhores terras do mundo. Participar no controle da erosão com microbacias. Ser um dos cinco agricultores a implantar o plantio direto em Campo Mourão e o segundo município no Brasil. A   prática revolucionária do plantio direto revolucionou a agricultura e o cuidado com a mãe terra.

TRÊS PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO? Pedro Viriato Parigot de Souza, pela criação de Campo Mourão devido sua ligação com o governador Moisés Lupion;  Antônio Teodoro de Oliveira por ter preparado o alicerce para  o credenciamento do município de Campo Mourão; engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini pelo espírito empreendedor a transformação da agricultura da região, levando-a três estados.
TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?   Itamar Tagliari pela divulgação do futebol de salão no Brasil; Gilmar Fuzeto pela dedicação ao esporte em geral e Ari Mateus, que levou o nome de Campo Mourão para o Brasil.
QUAL MELHOR EQUIPE COM QUEM TRABALHOU?Coamo e Credicoamo, pelo comprometimento, dedicação, pegada e profissionalismo.
QUAIS MELHORES TECNOLOGIAS FORAM IMPLANTADAS QUE FIZERAM HISTÓRIA? As  microbacias junto com o Município de Toledo, as primeiras do mundo; Plantio direto que colocou Campo Mourão como a segunda cidade do Brasil e a  agricultura de precisão.
QUEM É CIDADÃO EXEMPLO? Cidadão do mundo: papa João XXIII pela simplicidade e determinação. Abriu as portas da igreja para entrar um ar novo. em pouco tempo de papado fez muito.

JOGO RÁPIDO

ÉTICA: é fazer a coisa certa. junto com a moral, são os maiores valores do homem livre. eles andam de mãos dadas e se confundem. não existe meio certo ou meio errado. - abaixo, em Guarapuava, na entrega de homenagem dos 40 anos de Coamo do gerente Marino Mugnol.
MÚSICA: primavera, de Tim Maia, foi o início do namoro com a Majô.
AUTOR: apaixonado pela história, gosto do autor laurentino gomes.
LIVRO: médico de homens e almas- apóstolo Lucas, cujo autor é Taylor Caldwell.
ESPERANÇA:  paz para o mundo.
SONHO: poder voltar a viajar, encontrar pessoas e conhecer novas culturas.
FAMÍLIA: a base, o alicerce da nossa vida.
RELIGIÃO: católica.
SAUDADES: dos entes queridos que já partiram.

UM "GOLAÇO" NA SUA VIDA: formar uma família maravilhosa.

POLÍTICA: é a arte de organizar e administrar a coisa pública. o regime democrático é o melhor regime, pois permite a participação de todos.
CAMPO MOURÃO DO PRESENTE: é aquela que era distrito de Pitanga, que sobreviveu  e cresceu sozinha. Não tivemos Companhia de Melhoramentos, empresa inglesa que construiu cidades como Londrina, Maringá, Umuarama e Cianorte. Construiu até ferrovia para ligá-las. Campo Mourão era o fundão de toda a região. Sobrevivemos e hoje somos respeitados no Brasil. Graças a Deus cheguei aqui há 50 anos, construí família e pretendo passar meus últimos dias em Campo Mourão.
CAMPO MOURÃO DO FUTURO: será o que nossa comunidade desejar e com certeza, ela deseja o melhor para suas famílias e aqueles que aqui virão morar no futuro.
COOPERATIVISMO: a solução do mundo.
QUAL VIAGEM FEZ QUE MARCOU?  comecei conhecendo o brasil de ponta a ponta. há muitos lugares incríveis e diferentes culturas nesse mundo, mas sempre passando pela Itália. o que me marcou muito foi uma visita ao Camboja, o genocídio do ditador Pol Pot matando metade da população de 1975 a 1979, e o desconhecimento do mundo.
MOMENTO ATUAL NA SUA VIDA:  ter mais tempo para acompanhar a minha propriedade rural e continuar cuidando com muito zelo, protegendo a mãe terra com muita palhada, o manto da terra. 
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR?  Continuar estudando, acompanhando e aplicando as novas tecnologias trazidas pela pesquisa.

O QUÊ JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? não me arrependo de nada.
QUAL PERGUNTA NÃO FORMULADA GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?  

Como foi sua experiência como estudante de magistério? Fui o único homem na antiga escola normal, hoje magistério, no meio de 200 mulheres. Aprendi muito com elas. As mulheres só querem respeito, carinho e atenção. Posso afirmar que são tão ou mais competentes e responsáveis que o homem.

SER CONVIDADO PARA ESTA ENTREVISTA DE DOMINGO: estou feliz e honrado. estava escondidinho e me acharam. trouxe a memória muitas lembranças boas.
RECADO AOS LEITORES: a vida é muitíssima curta! Aproveitem minuto a minuto e em ambiente saudável.

NOTA DO BLOG – Mas quando Dr. Ricardo tirou o bigode que foi uma de suas marcas? A filha Graziela
ajuda e  responde: “Foi exatamente em dezembro de 1999, lembro muito bem porque foi no ano em que me formei. Íamos sair em férias e o pai entrou no banheiro em Campo Mourão e saiu sem bigode. Levamos um susto, porque nunca tínhamos visto o pai sem bigode, nem nós filhas e muito menos a mãe.”

ÚLTIMA PERGUNTA: COMO É SER PAI E AVÔ NOS DIAS ATUAIS? é uma grande emoção, pois não tive a graça de conhecer nenhum dos meus avôs. Hoje convivemos carinhosamente com filhas e netos (7) e aprendemos diariamente com eles.

O PAI RICARDO ACCIOLY CALDERARI NA VISÃO DAS SUAS FILHAS.

Para assistir a História da Lapa e de algumas homenagens ao homenageados.
https://www.melevaviajar.com.br/conheca-a-historica-cidade-da-lapa-pr/ ; Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=ZfkGV8gAVE8
Cidadão honorário CM abril 2014
https://www.youtube.com/watch?v=WD0eehd0FJU
Cidadão honorário CM abril 2014
https://www.youtube.com/watch?v=Tm4-xh-uetI
Discurso na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, em junho de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=5Je8UkAQJPI&t=3s
Calderari conta a história da Família Senna, em abril de 2020.

6 comentários:

  1. Ilivaldo parabéns não tinha pessoa melhor para representar os pais. Dr Ricardo é tudo isso que você falou uma pessoa sensacional,querida e humilde. Parabens Dr Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista e história inspiradora.

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista. História inspiradora.

    ResponderExcluir
  4. Prazerosa entrevista. O Dr. Ricardo sempre simples e simpático apesar da importância extraordinária que teve e tem pela Coamo. Lembro de alguns encontros rápidos na cooperativa, época em que trabalhei lá por 8 anos e aprendi muito. Tenho carinho especial por ele por ter sido padrinho/paraninfo de minha turma de graduação em ciências econômicas no ano de 1994 e finalmente, naquelas surpresas da vida, certa vez numa praia, de manhã, não lembro se no Paraná ou Santa Catarina topei com ele caminhando na areia. Todo mundo sabe a satisfação de encontrar um conhecido naquele ambiente tão democrático. Ainda mais um tão ilustre no meio de todos.
    Parabéns a ele e parabéns a você Ilivaldo por nos proporcionar mais esse momento agradável e pelos filhos lindos que tem, afinal hoje é dia dos pais.

    ResponderExcluir
  5. Excelente pessoa, foi meu mentor qua do no Rotary Club quando eu estava como presidente na gestão 2018/19, merecidíssimo homenagem Ilivaldo, no meu ver temos que fomentar um livros do Dr. RICARDO. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir