27 de jun. de 2020

ENTREVISTA DE DOMINGO: Ireno dos Reis Pereira

"Comecei como office-boy em um escritório de Contabilidade, depois ingressou na carreira de contabilista e trabalhou em empresas de grande porte. Sou apaixonado pela vida desde que nasci, e pela cidade de Campo Mourão, desde 1961, quando aqui cheguei", afirma o mourãoense de coração Ireno dos Reis Pereira, homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO. 
Atualmente secretário de Obras no Município de Campo Mourão, Ireno tem muitos amigos, atuação comunitária e é esportista apaixonado. Jogou futebol e futsal de forma amadora na  região, foi supervisor do Sport Club Campo Mourão e também no Instituto Paranaense do Esporte, no Programa Talento Olímpico Paraná (TOP). 
QUEM É IRENO DOS REIS PEREIRA? Sou filho de Euflozina Ana e Clemente José Pereira (em memória), casado com Marcelina, nasci em Getulina, no Estado de São Paulo, no dia 1º de Maio de 1955 (Dia do Trabalhador). Sou pai de Diego, Danilo e Denise Reis Pereira.

COMO SE DEFINE? Um cidadão consciente de suas obrigações perante a sociedade e a família, em especial.
COMO ACHA QUE OS OUTROS VEEM VOCÊ? Como um cidadão como outro qualquer.
ONDE FOI SUA INFÂNCIA? Cheguei em Campo Mourão no ano de 1961, com meus seis anos de idade. Meus pais fixaram residência na Rua das Palmeiras, uma das principais artérias urbanas do Grande Lar Paraná. Foi uma infância voltada para praticar as brincadeiras de criança das mais saudáveis possíveis, pois na minha época as opções de entretenimento infantil eram muito escassas, diferente do que existe hoje.
ONDE ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei no Grupo Escolar Lar Paraná, Colégio Estadual de Campo Mourão – nestes primário e ensino médio, sucessivamente; e Facilcam, onde me formei como Bacharel em Ciências Contábeis. Após o início da carreira como contabilista e servidor público municipal, fiz inúmeros cursos voltados à área.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA VIDA? PELA NOSSA CIDADE? QUEM FOI O “CULPADO”? Pela vida desde que nasci, e pela cidade, desde 1961, quando aqui cheguei. E o culpado foi minha família, na época que viemos para cá, já que a mudança foi por opção familiar.

QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Comecei como office-boy em escritório de contabilidade, logo após ingressei na carreira de contabilista. Trabalhei em empresas de grande porte como a Klabin, gerenciei o Piacentini Palace Hotel por três vezes, desde a sua fundação, onde operei também como responsável pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campo Mourão. De 1975 a 1980 trabalhei como sub-contador da Prefeitura Municipal de Mamborê, município onde recebi título de honra ao mérito por serviços prestados a esta municipalidade. Ainda atuando como contador, trabalhei como síndico do Condomínio Edifício Centro Empresarial Antares. Em 1993, ingressei como servidor público Municipal em Campo Mourão como diretor geral da Secretaria de Fazenda pelo período de oito anos e Diretor Financeiro da Codusa por mais quatro anos. Desliguei da função em 2005,  fui trabalhar na Fertimourão, até o ano de 2009, sempre atuando na área Financeira. Minha última função na Fertimourão foi gerente do entreposto de Janiópolis. De 2010 a 2015, trabalhei na Empresa Bokada Alimentos, como chefe de faturamento. Logo depois, até 2016, trabalhei no Instituto do Esporte. Em 2017, retornei a Prefeitura Municipal de Campo Mourão, como diretor Geral da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
O QUE MAIS GOSTOU DE FAZER PROFISSIONALMENTE?  Tudo, sem exceção, pois sempre fui abnegado pelo trabalho.
 O QUE FAZ HOJE? Sou secretário de Obras e Serviços Públicos do Município de Campo Mourão, desde o mês de setembro de 2019 e pai de Família.
TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Sim. Joguei Futebol e
Futsal, de forma amadora, apenas como hobby.
 Profissionalmente trabalhei também na área esportiva, entre as funções, atuei como supervisor do Sport Club Campo Mourão, bem como no Instituto Paranaense do Esporte, como citado acima, especificamente no Programa Talento Olímpico Paraná, o TOP.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO? Futebol, meu time de coração é o Corinthians, e meu ídolo é o Dr. Sócrates.

Acima, Ireno com os ex-jogadores Zenon, Tupãzinho, Saulo e Ramirez (aquele que levou um corridão de Rivelino no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro).
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Corinthians, que ganhou a Libertadores em 2012, faturando o título de forma invicta, sem perder sequer um jogo.

QUAIS SERIAM SEUS PROJETOS SE FOSSE PREFEITO? Sinceramente sou suspeito para falar, pois faço parte da atual administração municipal, em uma área estratégica, e atualmente presenciamos dentro do município avanço em todas as áreas, porém, projetos são inesgotáveis.
A CIDADE TEVE BONS PREFEITOS AO LONGO DA HISTÓRIA? QUEM  FOI MELHOR? Tauillo Tezelli. Por sua capacidade administrativa e de gestão pública, mais pautada no sentido técnico do que populista.
QUAIS SERÃO OS DESAFIOS DA  PRÓXIMA GESTÃO DE CAMPO MOURÃO? Nunca esquecer do princípio da continuidade.
VOCÊ É FAVORÁVEL A REELEIÇÃO? Sim, para prefeito, desde que seja um verdadeiro gestor, pois em quatro anos de administração, não se consegue cumprir todos os projetos que um bom gestor tem em mente.
É BOM UM GRUPO POLÍTICO SE PERPETUAR NO PODER POR MANDATOS CONSECUTIVOS? Suspeito em falar, porém, se esse grupo político dispor de bons projetos, merece o tempo necessário para concluí-los, sem populismo.
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA? Desde que me senti como gente, e consciente que teria que contribuir com o Estado e a Nação, aos nove anos de idade pedi ao meu
pai que me fizesse uma caixa de engraxar sapatos. Com este equipamento fui encarar o mundo, fixando como ponto principal para executar o meu serviço a antiga Vitaminas do Luiz, hoje Bar do Raul. Aí migrei para a Casa dos Retalhos, Bar Caiçara, Bar Aparecida e demais pontos de movimento onde eu pudesse atrair os meus clientes para dar um trato no seu pisante. E desde então, todas as minhas decisões foram pautadas no sentido de não prejudicar ninguém, especialmente a minha família, e nem a cidade como um todo.
QUAIS VITÓRIAS E CONQUISTAS DESTACA NA SUA HISTÓRIA DA SUA VIDA?  A minha formatura como Bacharel em Ciências Contábeis, o meu casamento com a Dona Marcelina, o nascimento do meu primogênito Diego Reis Pereira, com 3,200 kg; bem como os outros filhos que vieram após.
 SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, O QUÊ JAMAIS TERIA FEITO? Não me arrependo de nada que fiz.
TRÊS PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO?Dr. Milton Luiz Pereira, prefeito da nossa cidade entre 1964 e 1967, pela gestão elogiada por todos, principalmente por meu pai Clemente José Pereira, que foi servidor público à época; Dona Maria Zuleica Teodoro de Oliveira - foto - por ter sido por meio dos seus feitos, uma pessoa que sempre prezou pela vida, especialmente das crianças. E a dona Oscarina, pelos seus benzimentos que salvaram muitas vidas.


TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Teriam mais que três, certamente, porém devo destacar Ione Sartor - camisa 10 na imagem abaixo--, salonista que marcou época no futebol de salão da nossa cidade.

Gerson, meio campista do DER Futebol e Regatas, e o goleiro Maizena - foto abaixo na década de 1970 no time do Municipal, em uma das edições do Torneio  Oswaldo Wronski, no estádio RB, em Campo Mourão.   
QUEM É CIDADÃO EXEMPLO? Meu Pai. Por ter construído em mim esta minha personalidade.
QUAL MELHOR EQUIPE COM QUEM TRABALHOU? Não tenho como escolher uma, pois quem faz a equipe é o próprio membro dela.
QUAL PROJETO AINDA GOSTARIA DE REALIZAR? Uma viagem ao exterior.
QUAL VIAGEM GOSTARIA DE FAZER E PAÍS A CONHECER? Uma viagem a um país que é uma das maiores potências mundiais, que é os Estados Unidos.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É...   Chegando aos 45 minutos do segundo tempo, com o sentimento de dever cumprido.
JOGO RÁPIDO 
ÉTICA? Ter ética, respeito, empatia.
MÚSICA? Imagine (John Lennon)
AUTOR? João Guimarães Rosa
LIVRO? Grande Sertão Veredas
CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É? Trabalho.
 CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Progresso Acelerado.
FAMÍLIA É? A base de tudo.

RELIGIÃO? Católica, a  busca pelo melhor caminho.
UM "GOLAÇO" QUE MARCOU NA SUA VIDA? O nascimento dos meus filhos. 
UMA ESPERANÇA? Que a violência tenha fim e que as pandemias cessem.
UM SONHO? Ver este país se deslanchar de vez no cenário mundial, pois tem tudo pra isso.
POLÍTICA É? A busca do bem comum.
SAUDADES? Da infância e dos amigos que se foram. 
SER CONVIDADO PARA ESTA ENTREVISTA DE DOMINGO? Motivo de Gratidão.
RECADO AOS LEITORES.Vivam a vida. Sejam Felizes.
Ireno, em um dos programas Tocando de Primeira na Rádio Colmeia. Na oportunidade, o destaque foi a passagem da tocha olímpica em 2016 por Campo Mourão. Na imagem, na "Escada da Fama" criada pelo jornalista Ilivaldo Duarte para registrar participantes do programa.

Um comentário:

  1. Li a entrevista, porém já sabia de tudo. Nasci e vivi por 18 anos (antes de ir pra Rondônia) a três quadras do Ireno. Hoje moro quase em frente a sua casa, somos vizinhos e sempre fomos amigos. Ninguém neste mundo merece ter nascido no Dia do Trabalho mais do que o Ireno.

    ResponderExcluir