Durante a oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo, 11 de novembro, o Papa Francisco advertiu contra a tentação de usar a religião como instrumento para escalar socialmente, uma atitude que Jesus criticava nos escribas e nos fariseus.
O Santo Padre explicou que, no Evangelho deste domingo, são apresentadas duas figuras contrapostas: o escriba e a viúva. “O primeiro representa as pessoas importantes, ricas e influentes; a outra representa os últimos, os pobres, os fracos”.
Francisco assinalou que “o julgamento firme de Jesus em relação aos escribas não diz respeito a toda a categoria, mas refere-se àqueles entre eles que se vangloriam da própria condição social, com o título ‘rabi’, ou seja, mestre, gostam de ser reverenciados e ocupar os primeiros lugares”.
“O que é pior é que a sua ostentação é acima de tudo de natureza religiosa”, pois “se servem de Deus para se credenciarem como defensores de sua lei. E essa atitude de superioridade e de vaidade os leva ao desprezo daqueles que contam pouco ou se encontram em uma posição econômica desvantajosa, como as viúvas”. Fonte Vatican News
Nenhum comentário:
Postar um comentário