6 de abr. de 2012

COLUNA DA PROFESSORA MARIA JOANA: A morte foi derrotada, o crucificado ressuscitou!


A época em que vivemos, apesar do desenvolvimento material e tecnológico que conseguiu, experimenta na verdade, um caos econômico, intelectual, moral, ético, científico, ecológico e espiritual raramente igualado em toda a história humana. O ser humano moderno vive numa época de perplexidade e carência de sentido, sintoma da profunda crise planetária que vivemos e que afeta a todos. Esta crise pode significar um salto rumo a um estado superior do ser humano, bem como uma tragédia ameaçadora para toda a nossa espécie. Está em nossas mãos fazer a Páscoa de um mundo novo!
Que o espírito de Páscoa nos ajude a entender essa profunda crise, sem perder o sentido da ESPERANÇA. Apesar de estarmos com os pés fincados na dura realidade humana de conquista gananciosa e destruidora dos bens da terra, podemos e devemos erguer os olhos para o alto e atrelar nossas esperanças nAquele que Ressuscitou, dando sentido para nossas dores, medos, angústias, incertezas.
Mas quem é Jesus! Em química – Ele transforma água em vinho; em Biologia – Ele nasce sem ter tido uma concepção normal; em Física – Ele supera a gravidade quando ascendeu ao céu; em Economia – Ele submeteu a lei dos rendimentos decrescentes ao alimentar 5000 pessoas com 2 peixes e 5 pães; em Direito – Ele disse que deveria ser chamado de O Filho do Pai, Príncipe da Paz; em religião – Ele disse que ninguém chega ao Pai senão através d´Ele.
Ele não tinha servos e O chamavam de Mestre; não tinha escolaridade e O chamavam de Professor; não tinha remédios e O chamavam de Curador; não tinha exércitos e ainda assim Reis O temiam; não venceu batalhas militares ainda assim conquistou o mundo; não causou crise... ainda assim crucificaram-No; foi enterrado em uma tumba e ainda assim vive hoje.
Jesus Cristo dividiu a história humana em antes e depois dele. Esta delimitação é aceita por todos, e não apenas pelos 2 bilhões de cristãos, apenas um terço da humanidade. Jesus inverteu a lógica milenar de submissão a deuses cruéis, do antigo testamento com um ensinamento simples: amar a Deus é amar ao próximo. Depois de Jesus, Deus passou a ser o Deus da misericórdia, da compaixão e do perdão.
Veio pregar o Reino de Deus que se traduz por vida eterna não mais ameaçada pela morte. Assim a morte não é a última palavra, mas é a porta-PASSAGEM-PÁSCOA para se chegar a esta extraordinária realidade: a RESSURREIÇÃO. Com isso, realizou-se a grande utopia-sonho-desejo do nosso coração: vencer a morte, ressuscitar para a VIDA ETERNA. Jesus proclama a grande novidade: o amor é mais forte que a morte, o bem é mais forte que o mal, a criação vence a destruição.
Mais do que nos ensinar a viver, Jesus nos ensinou a morrer, a entregar-se ao Pai, a voltar confiante para a casa paterna, pois a morte não é o fim, mas é PÁSCOA- PASSAGEM PARA A VIDA ETERNA, onde a paz e o amor não terão fim. Até Jesus Cristo teve que passar pela morte para fazer a PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.
É tempo de oração e tomada de posição diante de uma cultura de exploração ilimitada do planeta que leva a morte, atendendo ao consumismo desenfreado, a gastança, a ganância do lucro de poucos. O mundo vai ter que ser solidário “na marra” para vencer o inimigo comum, que é o aquecimento global, a falta d’água, de alimentos. É essencial CONSCIENTIZAÇÃO e MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA de homens e mulheres do Planeta Terra.
Que o Deus Libertador nos ilumine. Que Ele nos acolha e abrigue a todos no espaço de sua tenda, planeta Terra: homens e mulheres, crianças, jovens, anciões, pessoas de todas as raças, credos, partidos, culturas e toda a natureza, e possamos celebrar juntos a Páscoa-passagem para um mundo novo!!! E que as mulheres possam anunciar a Ressurreição com a mesma coragem das mulheres discípulas de Jesus, que não tiveram medo da noite e saíram de suas casas para visitar ao túmulo na madrugada da manhã da Páscoa. Ouviram do Anjo a boa nova e foram as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo... Que como elas fizeram possamos anunciar a Ressurreição: “a morte foi derrotada, o crucificado ressuscitou!”.
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário