A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que um som em 55 dB (A) como inicio do estresse auditivo. Para níveis acima de 65 dB, começa o estresse gradativo, causando fadiga, irritabilidade, alergias, perturbação do sono, perdas auditivas, problemas cardiovasculares, falta de concentração, o que prejudica a saúde e o bom desempenho das atividades diárias.
Os efeitos do ruído podem ser divididos em efeitos auditivos e efeitos extra-auditivos. Os efeitos auditivos podem ser divididos em traumas acústicos, efeitos transitórios a perda auditiva temporária e em efeitos permanentes a perda auditiva permanente. E os efeitos extra-auditivos são: aumento de batimentos cardíacos, hipertensão arterial leve ou moderada com conseqüente aumento do risco de doença cardíaca, alterações digestivas, irritabilidade, insônia, ansiedade, nervosismo, redução da libido, aumento do tônus muscular, dificuldade de repouso do corpo, tendência à apresentação de espasmos musculares reflexos, aumento da freqüência respiratória (também há relatos de diminuição da freqüência e aumento da profundidade respiratória), vertigem, cefaléia.
No ambiente escolar, o ruído não é apenas um incômodo, mas interfere diretamente no rendimento das atividades de ensino, tanto pra alunos como para professores. Nível de ruído elevado, combinado com tempo de reverberação inadequado para uma sala de aula, interferem na inteligibilidade da fala, resultando na redução do entendimento e, portanto numa maior dificuldade de aprendizado. Em escolas muito barulhentas, é comum a existência de alunos dispersos ou agitados.
Os alunos podem desenvolver dificuldades em escrever, ler, manter atenção e concentração, resultando em problemas disciplinares, sendo que de modo igual o professor também é afetado, pois necessita fazer ajustes na fala para projetar devidamente a sua voz e aumentando as chances de desenvolver patologias vocais.
Os professores afirmam que o ruído: incomoda ao ministrar as aulas, exige aumento do volume para falar, diversos alunos têm dificuldade para entender a sua voz e percebem grande dispersão dos alunos o que prejudica sua saúde, seu aprendizado e seu bem estar. A influência do ruído de fundo no desempenho da criança é maior quando a tarefa a ser desenvolvida é complexa e requer concentração.
A presença de ruído intenso na escola contribui para a queda na qualidade de ensino, uma vez que seus efeitos atingem diretamente o processo ensino-aprendizagem e podem ocasionar perdas auditivas Alguns efeitos causados pelo ruído na escola são: dificuldade de compreender a fala, dispersão da atenção dos alunos, irritabilidade e problemas de voz acarretados pela necessidade de elevar a intensidade de fala.
Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail paracamilazazula@hotmail.com
Os efeitos do ruído podem ser divididos em efeitos auditivos e efeitos extra-auditivos. Os efeitos auditivos podem ser divididos em traumas acústicos, efeitos transitórios a perda auditiva temporária e em efeitos permanentes a perda auditiva permanente. E os efeitos extra-auditivos são: aumento de batimentos cardíacos, hipertensão arterial leve ou moderada com conseqüente aumento do risco de doença cardíaca, alterações digestivas, irritabilidade, insônia, ansiedade, nervosismo, redução da libido, aumento do tônus muscular, dificuldade de repouso do corpo, tendência à apresentação de espasmos musculares reflexos, aumento da freqüência respiratória (também há relatos de diminuição da freqüência e aumento da profundidade respiratória), vertigem, cefaléia.
No ambiente escolar, o ruído não é apenas um incômodo, mas interfere diretamente no rendimento das atividades de ensino, tanto pra alunos como para professores. Nível de ruído elevado, combinado com tempo de reverberação inadequado para uma sala de aula, interferem na inteligibilidade da fala, resultando na redução do entendimento e, portanto numa maior dificuldade de aprendizado. Em escolas muito barulhentas, é comum a existência de alunos dispersos ou agitados.
Os alunos podem desenvolver dificuldades em escrever, ler, manter atenção e concentração, resultando em problemas disciplinares, sendo que de modo igual o professor também é afetado, pois necessita fazer ajustes na fala para projetar devidamente a sua voz e aumentando as chances de desenvolver patologias vocais.
Os professores afirmam que o ruído: incomoda ao ministrar as aulas, exige aumento do volume para falar, diversos alunos têm dificuldade para entender a sua voz e percebem grande dispersão dos alunos o que prejudica sua saúde, seu aprendizado e seu bem estar. A influência do ruído de fundo no desempenho da criança é maior quando a tarefa a ser desenvolvida é complexa e requer concentração.
A presença de ruído intenso na escola contribui para a queda na qualidade de ensino, uma vez que seus efeitos atingem diretamente o processo ensino-aprendizagem e podem ocasionar perdas auditivas Alguns efeitos causados pelo ruído na escola são: dificuldade de compreender a fala, dispersão da atenção dos alunos, irritabilidade e problemas de voz acarretados pela necessidade de elevar a intensidade de fala.
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na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR
Sugiro explicar o que é dB, acredito ser decibéis. Mas muitos não saberão.
ResponderExcluirmuita boa a matéria camila...
ResponderExcluirpouca gente sabe os transtornos e as complicações que os ruídos podem causar...podem até levar a problemas sérios...
vc como sempre se supera como profissional...
parabêns amiga sucesso hj e sempre ;)
que é db?
ResponderExcluirCamila,
ResponderExcluirO ruído atrapalha mesmo a concentração e o aprendizado. E não somente crianças, mas pessoas adultas que necessitam de estudar diariamente em casa ou na faculdade.
Muitas pessoas que trabalham com a educação, deveriam conhecer sobre esse fato.
Ótima matéria sobre ruídos.
Bjos
Te amo