EVANGELHO DO DIA terça-feira, 31 de março 2020

Evangelho - João 8,21-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
8 21 Jesus disse aos judeus fariseus: “Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22 Perguntavam os judeus: “Será que ele se vai matar, pois diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23 Ele lhes disse: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
24 Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado”.
25 “Quem és tu?”, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: “Exatamente o que eu vos declaro.
26 Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo”.
27 Eles, porém, não compreenderam que ele lhes falava do Pai.
28 Jesus então lhes disse: “Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou.
29 Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado”.
30 Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele.
Palavra da Salvação.

30 de mar. de 2020

VAMOS CELEBRAR o Domingo de Ramos em casa

Vamos celebrar o Domingo de Ramos?

1. Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.

2. Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

3. Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.

4. Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.

5. Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 30 de março 2020

Evangelho desta Segunda-feira, dia 30/03/2020 - Jo 8,1-11
Naquele tempo: Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?' Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou ?' Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse:'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.' - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!

PADRE RICARDO: "DEUS NOS AMA MUITO, mas muitas vezes não tiramos os panos e as pedras em nossa vida"

"Estamos vivendo um tempo de conversão e a liturgia é de reavivamento e não de  ressurreição de Lázaro. A liturgia nos mostra que Deus é empático e próximo de nós, não é um Deus indiferente a nossa dor, mas é um Deus presente.
Vimos no Evangelho Jesus comovido, chorando por seu amigo. E isso nos mostra Jesus que é Deus, mas é humano.
Somos chamados a ver o sentimento do outro, ver e ter compaixão e cuidar dos outros. O tempo atual não é de solidão, mas de solidariedade.
Meus irmãos e irmãs, o tempo de Deus não é o nosso tempo, e as desgraça que devemos viver pode ser para mostrar a glória de Deus.
E a oração faz a diferença quando passamos por momento de dor e aquele que reza não se desespera, pois muitas vezes questionamos Jesus pelas coisas que acontecem em nossa vida. 
No contexto de morte parece que Jesus chega atrasado, como aconteceu com a filha de Jairo e seu amigo Lázaro. 
Talvez possamos estar desesperados como Marta, mas Jesus chega quando a condição humana não pode fazer mais nada, e somente Deus pode fazer.
O Evangelho nos mostra que tem coisas que devemos e precisamos fazer, mas muitas vezes não tiramos nenhum "paninho" e nem "rolamos a pedra" em nossa vida. 
Na cena deste Evangelho, pergunto: quem é você?  É quem está ouvindo Jesus, rezando, tirando o pano ou rolando a pedra? Tem pedras e panos que você tem que tirar para acontecer a graça de Deus.
 Mas precisamos ouvir a voz de Deus, pois muitas vezes tem tantas vozes dentro de você que pode levar a situações como depressão e outras coisas.
Deus não é indiferente e ama todos nós, devemos confiar sempre."

Padre Ricardo Arica, parte de sua homilia do Evangelho de São João neste 28 de março na Paróquia Santo Antônio em Araruna.

EVANGELHO DO DIA domingo, 29 de março 2020

Anúncio do Evangelho (Jo 11,1-45 – Forma breve: Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 1havia um doente, Lázaro, que era de Betânia, o povoado de Maria e de Marta, sua irmã. 2Maria era aquela que ungira o Senhor com perfume e enxugara os pés dele com seus cabelos. O irmão dela, Lázaro, é que estava doente. [3As irmãs mandaram então dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.
4Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. 5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judeia”.]
8Os discípulos disseram-lhe: “Mestre, ainda há pouco os judeus queriam apedrejar-te, e agora vais outra vez para lá?” 9Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Se alguém caminha de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. 10Mas se alguém caminha de noite, tropeça, porque lhe falta luz”. 11Depois acrescentou: “O nosso amigo Lázaro, dorme. Mas eu vou acordá-lo”. 12Os discípulos disseram: “Senhor, se ele dorme, vai ficar bom”. 13Jesus falava da morte de Lázaro, mas os discípulos pensaram que falasse do sono mesmo. 14Então Jesus disse abertamente: “Lázaro está morto. 15Mas por causa de vós, alegro-me por não ter estado lá, para que creiais. Mas vamos para junto dele”. 16Então Tomé, cujo nome significa Gêmeo, disse aos companheiros: “Vamos nós também para morrermos com ele”. [17Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias.] 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão.
[20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.] 28Depois de ter dito isto, ela foi chamar a sua irmã, Maria, dizendo baixinho: “O Mestre está aí e te chama”. 29Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi ao encontro de Jesus. 30Jesus estava ainda fora do povoado, no mesmo lugar onde Marta se tinha encontrado com ele. 31Os judeus que estavam em casa consolando-a, quando a viram levantar-se depressa e sair, foram atrás dela, pensando que fosse ao túmulo para ali chorar. 32Indo para o lugar onde estava Jesus, quando o viu, caiu de joelhos diante dele e disse-lhe: “Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido”. 33Quando Jesus a viu chorar, e também os que estavam com ela, estremeceu interiormente, [(Jesus) ficou profundamente comovido 34e perguntou: “Onde o colocastes?” Responderam: “Vem ver, Senhor”. 35E Jesus chorou. 36Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!”
37Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?” 38De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. 39Disse Jesus: “Tirai a pedra!” Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. 40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”
41Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”. 43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!” 44O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!” 45Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.]
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

28 de mar. de 2020

HISTÓRIA DO RÁDIO MOURÃOENSE: equipe 1.090 líder no futebol nos anos de 1989 e 1990 com jornadas memoráveis

Nesta imagem histórica, orgulho da Equipe 1090 com Ilivaldo Duarte,  França Nery, Joãozinho Batista, Gerson Maciel e Idê Maia em pé, e Joao Nereu Ferreira, Silfredo Colombo e Doniseti Melo "sem piriri piriri".
O ano é 1989, 1990/, a equipe é 1.090 e o microfone é Rádio Colméia AM. 
Na melhor temporada do rádio esportivo na cobertura do Leão do Vale, o nosso saudoso Sport de Campo Mourão.
Com criatividade, dinamismo e grande qualidade, audiência implacável, lembro bem dos anos 1989 e 1991 quando cobrimos o Sport no Paranaense, na segunda e depois na primeirona. Haja saudades.
Os domingos eram marcantes, mas a agitação era durante a semana com o Colméia nos Esportes comandado por Gerson Maciel e chegava no sábado quando apresentava o Programa de Esportes Especial de Sábado.
Chegava o domingo. Grande alegria e expectativa. Almoço em família mais cedo e com o radinho ligado no inesquecível "Na Boca do Túnel" programaço esperando a bola rolar. Comando implacável do "bombachinha" Gerson Maciel. E lá estávamos nós, unidos, felizes e comprometidos, em respeito aos milhares de ouvintes da cidade e região.
Lembro que entre as atrações tinha muita informação, mas os tradicionais "O craque e a música" com o "profeta" Doniseti Melo, o "repórter da galera" com o irreverente professor Ide e eu apresentava "A voz do torcedor", que se o jogo fosse no RB era ao vivo e em cores, e se fora, o torcedor ia no estúdio gravar.
E chegando perto do jogo, radinhos ligados, movimento para ir ao RB com bandeiras e bandeirolas, com a turma dos piás Raoni de Assis Mauricio Pozza e do "gandula" Anderson Lambari Carolo Pedroso. E sem falar na prestatividade do "veio do rio", o Reinaldo Emiliano, o "Seu Reinaldo", uma lendária figura há décadas no esporte.
Bota boas lembranças nisso.
 A gente para e se emociona.
E quando a bola rolava, dentro ou fora do RB, a mesma emoção e cada transmissão era melhor que a outra, com inigualável qualidade dos técnicos Joãozinho e Silfredo, que eram ótimos.
Bola rolando, ótima transmissão, entrosamento e satisfação dos ouvintes que iam para suas casas com radinhos ligados, que só eram desligados no apito final da jornada.
Paro aqui porque as imagens estão "pipocando" em minha mente, a saudade e a emoção também são imensas. 
Mas fica a alegria e a certeza de vivemos naqueles anos o melhor momento na história do nosso rádio e da nossa comunicação mourãoense e do Centro-Oeste
 paranaense.
Viva os comunicadores, viva o rádio, viva o futebol, viva a amizade, viva os ouvintes,  viva a história
Graças a Deus por tudo e por todos. 

CORONAVIRUS: SÁBADO sem Tocando de Primeira na Colméia FM

Em tempo de Prevenção contra o coronavirus, para evitar aglomeração e circulação de pessoas, não será apresentado hoje a edição do programa campeão Tocando de Primeira na Rádio Colméia FM com Ilivaldo Duarte.
Agradecemos a compreensão e aos apoiadores do programa que está no ar há 28 anos no mesmo microfone, computando duas fases no rádio mourãoense. Agradecemos ao Paraná Supermercados, BLZ Informática, Roma Multi Coisas e Centro de Diagnóstico Dr. Marcos Corpa e equipe da direção e produção do programa campeão.
Tocando de Primeira, um golaço no rádio brasileiro. Só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho, ou conectado. 

EVANGELHO DO DIA sábado, 28 de março 2020

Evangelho deste Sábado, dia 28/03/2020 - Jo 7,40-53
Naquele tempo: Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: 'Este é, verdadeiramente, o Profeta.' Outros diziam: 'Ele é o Messias'. Mas alguns objetavam: Porventura o Messias virá da Galiléia? Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?' Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: 'Por que não o trouxestes?' Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como este homem.' Então os fariseus disseram-lhes: 'Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!' Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 'Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?' Eles responderam: 'Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta.' E cada um voltou para sua casa. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!

27 de mar. de 2020

NOTA DA ACADEMIA Mourãoense de Letras


"Há doenças piores que as doenças,
Há dores que não doem, nem na alma Mas são dolorosas mais que as outras."
(Fernando Pessoa)

A Academia Mourãoense de Letras (AML), considerando a declaração de pandemia, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para o novo coronavírus, preocupada com esta grave situação, manifesta, pela presente, a necessidade de que todos nós, cidadãos e cidadãs, cuidemos de nós e dos nossos.

Para isso, é necessário que se adotem medidas de prevenção, especialmente, as que visam a evitar aglomerações e circulação de pessoas, realizando-se apenas deslocamentos essenciais e adotando-se práticas de higienização pessoal.

Reiteramos que a prevenção da doença será exitosa se houver o envolvimento responsável de todos e a mudança de hábitos em nosso cotidiano.

Assim, esperamos que esta situação seja resolvida e que, em breve, possamos voltar à normalidade, aos tradicionais cumprimentos e às demonstrações de afetos próprias da cultura brasileira que, neste momento, devem ser evitadas.

A vida é muito importante e deve estar acima de tudo. É momento de civismo, de bom senso e de respeito ao próximo.

Fábio Alexandro Sexugi
Presidente

IMAGEM DO PAPA Francisco em celebração extraordinária

Papa  reza nesta sexta-feira, 27, de diante do Crucifixo milagroso que salvou Roma da peste.
Momento ímpar na jornada do Papa Francisco 

PAPA FRANCISCO faz celebração extraordinária de oração pela pandemia do coronavirus

Parte da Homilia do Papa Francisco na celebração extraordinária de oração pela pandemia da Covid-19
"Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» Queridos irmãos e irmãs, deste lugar que atesta a fé rochosa de Pedro, gostaria nesta tarde de vos confiar a todos ao Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora, saúde do seu povo, estrela do mar em tempestade. Desta colunata que abraça Roma e o mundo desça sobre vós, como um abraço consolador, a bênção de Deus. Senhor, abençoa o mundo, dá saúde aos corpos e conforto aos corações! Pedes-nos para não ter medo; a nossa fé, porém, é fraca e sentimo-nos temerosos. Mas Tu, Senhor, não nos deixes à mercê da tempestade. Continua a repetir-nos: «Não tenhais medo!» (Mt 14, 27). E nós, juntamente com Pedro, «confiamos-Te todas as nossas preocupações, porque Tu tens cuidado de nós" Cf. 1 Ped 5,7).



EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 27 de março 2020

Evangelho desta Sexta-feira, dia 27/03/2020 - Jo 7,1-2.10.25-30
Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas. Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”. Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora. - Palavra da Salvação. Glória.

26 de mar. de 2020

PRECISAMOS SER mais fortes e alegres


Nem tudo acontece como esperamos, nem tudo é o que queremos, nem todos sentimentos são recíprocos. Por isso precisamos ser fortes e mais uma vez ser forte, porque as situações mudam inesperadamente.... Temos que buscar a alegria dentro de nós e deixar que ela nos faça enxergar a beleza de cada instante. Temos que amar hoje,se aproximar e cuidar daqueles que nos quer bem. Cuidar de nós, cuidar do outro. Ter fé que Nosso Deus deixa o dia brilhar e renascer para um novo  recomeço!
Que Deus nos abençoe.

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 26 de março 2020

Evangelho desta Quinta-feira, dia 26/03/2020 - Jo 5,31-47
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: “Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens. Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?” - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

25 de mar. de 2020

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 25 de março 2020

Quarta-feira, dia 25/03/2020 - Solenidade da Anunciação do Senhor - Evangelho - Lc 1,26-38
Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 24 de março 2020

Evangelho desta Terça-feira, dia 24/03/2020 - Jo 5,1-16
Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

22 de mar. de 2020

PAPA FRANCISCO: "Não basta receber luz, mas tornar-se luz"

Papa Francisco afirma neste domingo, 22 de março 2020.
“....O pecado é como um véu escuro que cobre o nosso rosto e nos impede de ver claramente nós mesmo e o mundo; o perdão do Senhor tira esse manto de sombra e de treva e nos restitui nova luz. Que a Quaresma que estamos vivendo seja tempo oportuno e precioso para aproximar-nos do Senhor, pedindo a sua misericórdia, nas várias formas que a Mãe Igreja nos propõe”.
- “Mas não basta receber a luz, é preciso tornar-se luz. Cada um  é chamado a acolher a luz divina para manifestá-la com toda a própria vida. A semente de vida nova colocada em nós no Batismo é como centelha de um fogo, que purifica sobretudo nós, queimando o mal que temos no coração, e nos permite brilhar e iluminar.”
-"Que Maria Santíssima nos ajude a imitar o homem cego do Evangelho, de modo que possamos ser inundados pela luz de Cristo e trilhar com Ele no caminho da salvação”, disse ainda o Pontífice, concluindo a alocução que precedeu a oração mariana.

EVANGELHO DO DIA domingo, 22 de março 2020

Evangelho deste Domingo, dia 22/03/2020 - Jo 9,1-41
Naquele tempo: Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. Os discípulos perguntaram a Jesus: 'Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?' Jesus respondeu: 'Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele. É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mudo, eu sou a luz do mundo.' Dito isto, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. E disse-lhe: 'Vai lavar-te na piscina de Siloé' (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. Os vizinhos e os que costumavam ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: 'Não é aquele que ficava pedindo esmola?' Uns diziam: 'Sim, é ele!' Outros afirmavam: 'Não é ele, mas alguém parecido com ele.' Ele, porém, dizia: 'Sou eu mesmo!' Então lhe perguntaram: 'Como é que se abriram os teus olhos?' Ele respondeu: 'Aquele homem chamado Jesus fez lama, colocou-a nos meus olhos e disse-me: 'Vai a Siloé e lava-te'. Então fui, lavei-me e comecei a ver.' Perguntaram-lhe: 'Onde está ele?' Respondeu: 'Não sei.' Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: 'Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!' Disseram, então, alguns dos fariseus: 'Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado.' Mas outros diziam: 'Como pode um pecador fazer tais sinais?' E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: 'E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?' Respondeu: 'É um profeta.' Então, os judeus não acreditaram que ele tinha sido cego e que tinha recuperado a vista. Chamaram os pais dele e perguntaram-lhes: 'Este é o vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como é que ele agora está enxergando?' Os seus pais disseram: 'Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego. Como agora está enxergando, isso não sabemos. E quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Interrogai-o, ele é maior de idade, ele pode falar por si mesmo.' Os seus pais disseram isso, porque tinham medo das autoridades judaicas. De fato, os judeus já tinham combinado expulsar da comunidade quem declarasse que Jesus era o Messias. Foi por isso que seus pais disseram: 'É maior de idade. Interrogai-o a ele.' Então, os judeus chamaram de novo o homem que tinha sido cego. Disseram-lhe: 'Dá glória a Deus! Nós sabemos que esse homem é um pecador.' Então ele respondeu: 'Se ele é pecador, não sei. Só sei que eu era cego e agora vejo.' Perguntaram-lhe então: 'Que é que ele te fez? Como te abriu os olhos?' Respondeu ele: 'Eu já vos disse, e não escutastes. Por que quereis ouvir de novo? Por acaso quereis tornar-vos discípulos dele?' Então insultaram-no, dizendo: 'Tu, sim, és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. Nós sabemos que Deus falou a Moisés, mas esse, não sabemos de onde é.' Respondeu-lhes o homem: 'Espantoso! Vós não sabeis de onde ele é? No entanto, ele abriu-me os olhos! Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas escuta aquele que é piedoso e que faz a sua vontade. Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se este homem não viesse de Deus, não poderia fazer nada'. Os fariseus disseram-lhe: 'Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?' E expulsaram-no da comunidade. Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: 'Acreditas no Filho do Homem?' Respondeu ele: 'Quem é, Senhor, para que eu creia nele?' Jesus disse: 'Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo.' Exclamou ele: 'Eu creio, Senhor'! E prostrou-se diante de Jesus. Então, Jesus disse: 'Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não vêem, vejam, e os que vêem se tornem cegos.' Alguns fariseus, que estavam com ele, ouviram isto e lhe disseram: 'Porventura, também nós somos cegos?' Respondeu-lhes Jesus: 'Se fôsseis cegos, não teríeis culpa; mas como dizeis: 'Nós vemos', o vosso pecado permanece.' - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!

21 de mar. de 2020

CONTEMPLAÇÃO. Por Cida Freitas

Contemplação *
No isolamento, fazer o quê?
Serviço de casa, momento de oração, momento de reflexão... balanço da vida: O que fiz de bom? - O que fiz de errado? 
Sento-me na varanda (área de serviço?) Varanda tem mais sentido para mim, é mais poética.
Olho ao redor. As árvores dançam como se quisessem se mostrar. Um botão de rosa está prestes a se abrir. O céu azul, intensamente azul, se faz enfeitar por pequenas nuvens brancas. Bem ali há um pé de hibisco, plantado no quintal do vizinho, que se debruçou no muro e derramou flores cor de rosa para o meu lado. 
Como se lesse meus pensamentos, um bem te vi pousou no varal e gritou bem alto: Bem te vi! - Sim, estou bem, obrigada!
A brisa tocou meu rosto querendo falar comigo. Entendi seu recado. Ela queria ser vista, invisível que é. Queria me dizer que é ela que faz o bailado dos galhos, das folhas...Entendi, agradeci.
Pombos e pardais também estiveram no cenário fazendo voos rasantes sobre a relva verde lavada pela chuva.
Chamou minha atenção uma lagarta agarrada na parede, um casulo esperando o tempo  de libertar a borboleta. Quantas delas chegarão até o fim de sua jornada? Tantos perigos a rondam...
Para me responder, uma borboleta amarela pousou em uma flor. Entendi. Algumas conseguirão ir até o fim.
O azul do céu...as nuvens branquinhas...o verde das plantas... o colorido das flores...a liberdade dos pássaros...a leveza da borboleta, a sutileza da brisa...a claridade do Sol...Obrigada, meu Deus! Não dá para ver tudo isso sem te agradecer! Obrigada por tudo, meu Deus!

Cida Freitas, professora, poetisa, empreendedora, Cidadã Honorária de Campo Mourão, fundadora da Academia Mourãoense de Letras, cadeira 08. 

SILÊNCIO, QUEM DIRIA! Por Julmir Cecon

Silêncio, quem diria! *


Unhas no sabão
Paz no coração
Álcool no corrimão
Reforço na oração

     Férias ao chimarrão
     Tramela no galpão    
     Crise na discussão
     Pincel no portão
  
Chave no bar
Todos ao lar!
Isolado, o altar
Deserto, o mar

      Lima no serrote
      Carinho no garote
      Canga no suporte
      Vacina no caixote

Mesa em harmonia
Fim da estripulia
Cães livres da agonia
Silêncio, quem diria??!!

      A rua triste e vazia
      Sozinha, querida, a tia...
      Perfume na estrebaria
      Limpinha ficou a pia

A música, muda!!
Máscara desnuda
Até a doença aguda
Uuffa, teve sua ajuda

     ...que espetacular carona, 
     no danado vírus ´corona´
     grande susto na nona
     reflexão à quarentona
     E os machistas?? Na lona!

• Julmir Cecon é escritor, palestrante e assessor de imprensa da Cooperalfa.

EVANGELHO DO DIA sábado, 21 de março 2020

Evangelho deste Sábado, dia 21/03/2020 - Lc 18,9-14
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado” - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

CORONAVIRUS: TOCANDO DE PRIMEIRA está suspenso por tempo indeterminado

Amigos ouvintes do programa campeão Tocando de Primeira na Rádio Colméia FM com Ilivaldo Duarte: comunicamos que para evitar aglomeração e circulação de pessoas, o programa está suspenso de sua apresentação ao vivo neste período por tempo indeterminado.
Sendo apresentado com alternativa por um "Musical Especial" com dicas de prevenção. 
Evite aglomeração, cumprimentos com aperto de mão, abraços e beijos, e não se esqueça ouvinte campeão: higienização das mãos é fundamental, e fique em casa, só saia para necessidades essenciais.
Juntos, vamos vencer esta pandemia 
Tocando de Primeira, um golaço no rádio brasileiro, há mais de 1.300 sábados no ar. Viva o rádio! Viva o jornalismo! Viva a comunicação!

19 de mar. de 2020

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 20 de março 2020

Evangelho desta Sexta-feira, dia 20/03/2020 - Mc 12,28b-34
Naquele tempo, um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

SANTA MISSA NA TV OU INTERNET: conselhos para uma boa participação e comunhão espiritual

 CONSELHOS PARA PARTICIPAR DA MISSA NA TV OU INTERNET 
Com o aumento de casos confirmados de coronavírus no Brasil, os fiéis de diversas paróquias foram orientados a acompanhar a Santa Missa pela TV aberta ou pela Internet. 
A situação no País é bastante delicada e requer zelo e atenção em relação a essa epidemia que tem afetado o mundo inteiro. Para ajudar os católicos a viverem melhor as celebrações eucarísticas online, reunimos algumas orientações importantes.

1. PREPARA A TUA MENTE 
Não é uma transmissão qualquer. É a Santa Missa. Toma consciência do que será transmitido.

2. PREPARA O TEU ESPIRITO
Entra no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.

3. PREPARA O TEU CORPO
Que o exterior corresponda ao interior. Tira o pijama! Levanta-te da cama! Arruma-te!

4. PREPARA A TUA CASA
Cria ambiente: uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é uma pequena Igreja!

5. PEDE A COLABORAÇÃO 
Convida a tua família pra rezar junto ou pelo menos colaborar: Nada de barulho, distração, conversa.

6. REZA, CANTA E SILENCIA JUNTO 
Segue a Missa respondendo e cantando junto! Pede ao teu Anjo da Guarda para levar as tuas intenções e colocá-las no Altar.

7. ACOMPANHA A LITURGIA DA PALAVRA
Escuta o que Deus está te dizendo!

8. ACOMPANHA A LITURGIA EUCARÍSTICA 
Cristo se faz presente com seu corpo, sangue, alma e divindade! A consagração é um grandíssimo milagre! Ajoelha-te neste momento.

9. FAZ A TUA COMUNHÃO ESPIRITUAL
Não se compara com a comunhão sacramental. Mas é um meio para estimular a nossa alma a unir-se ainda mais a Jesus!

10. BÊNÇÃO FINAL
Dá graças a Deus. Faz o sinal da Cruz com a água benta. Manda uma mensagem de paz e confiança para outras pessoas.

ORAÇÃO  A COMUNHÃO ESPIRITUAL
“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo; uno-me convosco inteiramente.
 Ah! Não permitais que eu algum dia me separe de Vós. Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, inflamai meu coração, a fim de que esteja para sempre abrasado em Vosso amor. Amém”.
“Eu quisera, Senhor, receber-Vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu a vossa Santíssima Mãe, com o espírito e o fervor dos santos”