2 de jun. de 2019

“‘SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS” - (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

Este é o tema do 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais divulgado dia 24 de janeiro deste ano e refletido neste fim de semana, 1 e 2 de junho de 2019 em todas as igrejas católicas do mundo todo.
Para falar sobre o tema, o jornalista Ilivaldo Duarte recebeu ontem o padre Gaspar Gonçalves da Silva e o Júlio César Menegon, membro da Pastoral de Comunicação (Pascom) da Paróquia São Francisco de Assis - foto-, no programa Tocando de Primeira, de número 1.308, na Rádio Colméia FM de Campo Mourão.
Segundo eles, a mensagem do Santo Papa nos convida a reflexão sobre as relações entre as pessoas na internet, ambiente no qual a Igreja acredita que deve ser usado para o “encontro das pessoas e a solidariedade entre todos”.
- “Com esta Mensagem, convido-vos para refletir sobre o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, o desejo que o homem tem de não ficar encerrado na própria solidão”, escreveu o papa Francisco.
Na condução do tema, o papa convida a reflexão sobre o ambiente virtual, suas potencialidades, estrutura e forma de organização. Também recorre à imagem da comunidade que, “como rede solidária, requer a escuta recíproca e o diálogo, baseado no uso responsável da linguagem”.
O papa chama atenção para algumas realidades que se manifestam negativamente no ambiente digital, como a exposição “à desinformação e à distorção consciente e pilotada dos fatos e relações interpessoais”; o “uso manipulador dos dados pessoais, visando obter vantagens do plano político ou econômico, sem o devido respeito pela pessoa e seus direitos”; o cyberbullyng no meio adolescente; a identidade nas comunidades digitais fundada na contraposição do outro; e a realidade do isolamento, apontada como motivadora para existência dos “Jovens ‘eremitas sociais’”.
O padre Gaspar diz que é preciso que cada um encontre a sua identidade dentro da comunidade e pratique uma comunicação com  responsabilidade. “É preciso que cada um esteja perto uns dos outros, em referência a necessidade das relações humanas, da comunicação humana e que saída encontrar o limite no uso das redes sociais criada por Deus, mas em muitas vezes usada de modo impróprio pelos homens. E como diz o Papa é necessário investir nas relações, manifestar a comunhão que marca nossa identidade de crentes, comunicar, acolher e compreender o dom do outro e corresponder-lhe”, afirma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário