6 de mai. de 2019

CASA DAS FRALDAS 11 ANOS: a origem, o voluntariado, a fundação e meta

Para as pessoas carentes, atendidas pela Casa das Fraldas, é importantíssimo também o resgate e manutenção da autoestima. 
Ao longo desses 11 anos, a Casa das Fraldas enviou ainda doações para atender desabrigados de enchentes e outros fenômenos climáticos ocorridos em Santa Catarina e na região serrana do Rio de Janeiro. Fez ainda doações e inúmeras entidades filantrópicas da região.
A Origem -  Tudo começou durante uma aula do curso de Direito da Faculdade Integrado. Como o currículo do curso exigia o desenvolvimento de uma atividade acadêmica de responsabilidade social, a professora Marta Kaiser Leitner (falecida no início deste ano) propôs um desafio aos acadêmicos: confeccionar fraldas para destinar a entidades locais. De pronto, os futuros advogados, juízes, promotores aceitaram o desafio.
A ação teve o apoio da Associação Comercial e Industrial (Acicam), então presidida por Nestor Bisi, bem como da direção do Centro Universitário Integrado. O projeto contou com a ajuda financeira de empresários e professores. Com a colaboração de R$ 10,00 de cada aluno foram adquiridos os kits de matéria prima para a produção das fraldas.
 Os acadêmicos cumpriram a meta em pouco tempo, com um trabalho rápido e eficaz. Foram produzidas não cinco mil fraldas, mas 20.830 fraldas, entregues para o Lar dos Velhinhos, Lar da Jacira e Hospital Santa Casa de Campo Mourão.
 O extraordinário resultado alcançado pela ação na comunidade e a repercussão obtida pela ação levaram a mantenedora do Centro Universitário Integrado, professora Conceição Montans Baer, e o então presidente da Acicam, Nestor Bisi, a propor a idealizadora do projeto a continuidade da produção de fraldas, com o desenvolvimento de um trabalho de caráter permanente.
O desafio foi prontamente aceito e no dia 13 de novembro de 2008 foi inaugurada a Casa das Fraldas São José.
Na coordenação do projeto de responsabilidade social permaneceu a idealizadora da ação, Marta Leitner. A Associação Comercial Industrial de Campo Mourão e o Centro Universitário Integrado também permaneceram à frente da ação, que conta com a parceria de instituições, Justiça Estadual, Justiça Federal, clubes de serviço e empresas.
O trabalho voluntário é outra característica marcante da Casa das Fraldas. São os alunos do Integrado, membros de clubes de serviços, grupos de amigos, apenados e a comunidade de Campo Mourão que produz – de forma voluntária - as fraldas..
O projeto ganhou destaque estadual quando recebeu, em 2010, o Prêmio FACIAP – Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. Em 2013, a Casa das Fraldas conquistou o Prêmio Bom Exemplo Paraná, outorgado pela RPC TV e a Fundação Dom Cabral.
 No dia 12 de julho de 2017 aconteceu a assembleia de constituição da Fundação Casa das Fraldas São José. A transformação do projeto de ação de responsabilidade social em fundação visou facilitar a captação de recursos financeiros, não apenas junto ao poder público, mas através de doações para abatimento em tributos.
 Com mais recursos, o objetivo é aumentar em 20 por cento a produção para atender toda a demanda de Campo Mourão e parte da demanda regional.
Meta- A construção de sede própria é outra meta da Fundação Casa das Fraldas. As instalações atuais são pequenas e para a construção da sede própria – que viabilizará a ampliação da produção – já existe o compromisso de doação de terreno por parte da prefeitura.
A instituição tem quatro sócios beneméritos: Associação Comercial e Industrial (Acicam), CIEs – Centro Educacional Integrado, Unimed/Regional de Campo Mourão e a Coamo Agroindustrial Cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário