9 de mar. de 2019

ENTREVISTA DE DOMINGO: Rinaldo Silva, o "Gordo"

“Sou um homem realizado, tirando a perda maior que foi o acontecido com a minha esposa Eliane, todo o projeto de vida da minha família, graças a Deus estão sendo realizados e bem encaminhados.”. A afirmação é do dirigente e professor de Educação Física Rinaldo Silva, o “Gordo”, campeão em diversas competições por equipes de Campo Mourão e da região. Ele é o homenageado deste início de março no BLOG DO ILIVALDO DUARTE na ENTREVISTA DE DOMINGO.

QUEM É RINALDO  SILVA?  Sou uma pessoa normal como a maioria da pessoas, gosto de trabalhar muito e passear com a família e me divertir com amigos.  Sou filho de Pedro Aparecido dos Santos e Severina Veloso dos Santos. Venho de uma família humilde e somos em 9 irmãos. Fui casado com a saudosa, Eliane Alves da Silva (em Memoria) e tenho dois filhos - Felipe Matheus da Silva Santos e Janine Michele da Silva Santos.
POR QUE “GORDO”?  Apelido colocado pelo meus irmão quando eu ainda criança, jogava bola na rua, ai eu era muito veloz pelo meu tamanho, ai os meninos que jogavam com a gente na rua reclamavam entre eles, vocês não consegue pega esse gordinho na corrida, ai surgiu meu apelido de gordinho, confesso que demorou tempo pra aceitar isso, mais depois meus pais começaram a me chamar assim ai tive que aceitar numa boa.
DESDE QUANDO? Levo esse apelido desde quando eu era pequeno. Apelido colocado pelos meus irmãos, que eram magrinhos, e eu era mais gordinho. Aí fiquei o gordinho da família.
COMO SE DEFINE? Um homem realizado, tirando a perda maior que foi o acontecido com a minha esposa Eliane, todo o projeto de vida da minha família, graças a Deus estão sento realizados e bem encaminhados.
COMO E ONDE FOI SUA INFÂNCIA?  Nasci em São João do Ivaí (PR), logo em seguida mudamos para São Paulo. Retornei ao Paraná aos 11 anos de idade juntos com meus familiares. Eu tive uma infância muito boa, naquela época não tínhamos muitas opções de brinquedo, até porque minha família era muito humilde. Só meu pai trabalhava e cuidar dos filhos não era fácil, mais tínhamos outras opções de brincar como soltar pipa ou papagaio, brincar de rodar pião, bolinha de gude entre outros. Mais a bola, eu confesso que jogava na rua o dia todo após a aula chegava em casa e até quando era noite. Aí de vez em quando apanhava do pai porque chegava tarde e também pelas artes que fazíamos.
COMO FOI SUA ATUAÇÃO NA JUVENTUDE E ONDE?  Minha juventude foi ótima, eu morava na região da cidade de Peabiru, morava no sitio, ajudava meus pais na lavoura junto com meus irmão. De manhã nos estudava no sitio, depois íamos para roça trabalhar, quando era dia de treino de futebol na cidade, nós íamos treina ainda depois do trabalho 
QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA?  Lembro de uma vez quando jogava no juniores do Sport Club de Campo Mourão em 1991. Fomos dispensados para passar final de ano com a família. Fui com  meus pais que ainda morava no sitio. Aí tive a ideia de andar de trator com meus amigos, nos acidentamos após capotar o trator. Acordei no hospital, quebrei uma costela e tive outras escoriações. Fiquei com muito medo de morrer, fiquei muito preocupado porque tinha um sonho de ser um jogador de futebol e vi ali minhas chance  serem interrompidas. Mas como Deus é bom para todos sarei e continuei a jogar.
DESDE QUANDO EM CAMPO MOURÃO? Moro na cidade de Campo Mourão desde de 1993, antes eu viajei muito fazendo testes de futebol e fiquei alojado em alguns clubes como: Portuguesa (SP), Grêmio Maringá, Apucarana, Marilia, Matsubara e por último o Sport clube Campo Mourão. Depois de tudo isso comecei a jogar o futsal não profissionalmente, mais aqui em nossa cidade de Campo Mourão. Hoje sou professor de Educação Física e trabalho com projeto de futsal social e profissional.
COMO FOI SUA TRAJETÓRIA
PROFISSIONAL?  Comecei a trabalhar como instrutor de futebol e futsal no Country Clube de Campo Mourão em 1997, ainda muito jovem e sem experiência alguma com treinador. Trabalhei alguns anos no clube, depois de algum tempo apresentamos um projeto de futsal na Escola Urupês.
O QUE NO TRABALHO NÃO FARIA DE NOVO? Quando eu era atleta cobrava muito de mim mesmo. Aí quando eu comecei a treinar as crianças e adolescentes sem ter uma formação acadêmica, eu cobrava desempenho das crianças do mesmo jeito que cobravam de mim. Após minha formação, aprendi a trabalhar o limite de cada um dos meus alunos respeitando as condições e qualidades de cada criança e elaborando treinamentos de acordo com o que eles conseguiam desenvolver. Hoje não monto uma time de futsal, eu monto uma equipe onde trabalho com eles todo um social através do futsal e o resultado do jogo não é tão importante. Procuro sempre trabalhar o social para que não haja desigualdade com nenhum de meus alunos.
COMO É SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Graças a Deus, minha comunidade gosta de mim e de minha família. Procuro ajudar as pessoas da melhor forma possível, respeito a todos que me pede ajuda e procuro entender os problemas, para que eu possa ver se posso ajudar.   
COMO ENTROU O FUTSAL EM SUA VIDA? Por não ter sorte com futebol de campo, comecei a treinar as crianças no futsal. Como eu sempre fui estudioso e gostava de entender os detalhes do esporte, comecei a pesquisar sobre o futsal nos livros. Depois fiquei sabendo de um curso de futsal em Maringá com professor Ferreti da Seleção Brasileira. Fiz o curso e me aprofundei mais ainda. Fiquei apaixonado pelo futsal através daquele curso, que me incentivou até a jogar. 
COMO SURGIU A ESCOLINHA ELIANE FUTSAL? O projeto surgiu na escola Urupês, com
nome escolinha de futsal Urupês no mês de agosto de 2002, com o apoio da diretora e professora Elza e da professora Eliane. Teve uma evolução muito boa, atendíamos semanalmente aproximadamente 300 crianças e adolescentes. Hoje o projeto ainda atende 200 crianças e adolescentes. Devido aos horários que a escola utiliza, tivemos que diminuir o número de crianças no projeto. Tivemos muitos resultados com o projeto e o objetivo era oferecer uma atividade física e recreativa para os meninos e meninas através do futsal com objetivo já alcançado, que era o de diminuir as evasões escolares e melhorar as notas de cada aluno. 

Este trabalho deu certo em parceria com a Escola Urupês. Mas depois que a minha esposa Eliane faleceu em 2009, foi dado o nome dela por sugestão de um amigo nosso para que a Escolinha tivesse o nome dela em sua homenagem e assim perpetuasse a sua história, e servisse de incentivo e apoio para novos desafios. E hoje a Escolinha virou Associação Eliane Futsal e vai crescer bastante, tanto que um dos meus sonhos é ter a minha própria quadra. 
LEMBRA DE ALGUMA HISTÓRIA MARCANTE? Uma história marcou muito e me

incentivou a montar o projeto na escola Urupês. Eu estava sentado na frente da minha casa em uma
tarde de verão. Tinha uns meninos brincando de bola e outros brincando de carrinho. Aí vi uma cena muito triste, naquele momento. Passou um carro e jogou um cigarro, aí um dos meninos maiores pegou e fumou. Eu chamei o menino e falei com ele, o menino pediu para eu não contar para o seu pai. Era  um menino de um outro bairro, que fiquei conhecendo bem depois. 
Foi aí que surgiu a ideia de montar uma escolinha na Escola Urupês onde minha esposa trabalhava. Levei a ideia desse projeto para oferecer uma atividade para os meninos nos horários de contra-turno escolar durante toda a semana. Como já estava trabalhando com futsal no Country Club de Campo Mourão, disse a minha esposa Eliane: podemos ajudar esse meninos". Só o fato de tirar eles da rua já um grande objetivo. Com o incentivo da escola e da diretora Elza e a confiança dos pais, o projeto cresceu muito. 
Hoje não vemos mais crianças jogando nas ruas. Através do nosso projeto no mesmo ano visitei algumas escolas e colocamos o projeto que também deu certo. Hoje Campo Mourão tem vários projetos sociais que estão ajudando nossas crianças e jovens, isso me deixa muito feliz e realizado.
QUAIS EXPERIÊNCIAS NÃO SAEM DA
MEMORIA? 
Tivemos muitas histórias, Ganhamos muitos títulos municipais, regionais e estaduais, mais o que marcou o sucesso da escolinha, foi o primeiro título do campeonato paranaense de futsal categoria sub 9, em parceria com meu amigo Ronaldo (Associação Copel), onde meu filho Felipe recebeu o troféu de campeão e de melhor atleta da competição no ano de 2008, da mão do presidente da Federação Paranaense de Futsal. Isso ficou marcado para sempre.
QUAL SEU ESPORTE, ÍDOLO E TIME?  Sou amante do futsal. O futsal é o meu trabalho. Amo futebol, torço para o flamengo, meus ídolos Zico e Romário.
QUAL EQUIPE FOI MARCANTE?
Tive muitas alegrias em Araruna no projeto do Cecom, onde trabalhei dois anos e meio e ganhamos 35 títulos municipais, regionais, paranaense e vice campeão da taça Brasil em Florianópolis.

QUAL JOGO FOI SENSACIONAL? Final da taça Paraná de 2008 em Curitiba, contra AABB de Curitiba. Estávamos perdendo de 3x1 no primeiro tempo, viramos o jogo e fomos campeão. Eliane Futsal/associação Copel Categoria Sub-9.

MOMENTO DO NOSSO FUTSAL? Muito bom, estamos vivendo a expectativa positiva em participar da Liga Nacional e também fazer uma ótima campanha no Paranaense. Hoje também temos vários projetos de escolinha e  social, para quem sabe no futuro termos atletas para representar nossa cidade nas principais competições do estado e do Brasil.
O QUE PRECISA PARA SER UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE? Primeiramente gostar da profissão, dedicação, e responsabilidade, respeito, muito estudo sobre como trabalhar o corpo humano e também as diferenças de cada atletas.  
QUAL O MOMENTO ATUAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA? Muito bom, Já algum tempo nossa cidade oferece o curso de Educação Física. Acadêmicos estão sendo preparados para mercado de trabalho e se tornando bons profissionais. 
COMO É FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS ATUALMENTE? A maioria dos acadêmicos estão se formando para as academias, e na minha época, apesar de muitos acadêmicos já terem experiência como atletas em modalidades como futebol, futsal, vôlei, handebol, isso facilitou para a escolha e onde queriam atuar. Depois da formação, só na minha sala, 90% se formou para treinamento técnico de modalidades coletivas. 
QUAL MANCHETE FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Foi quando recebi uma homenagem do Dia dos Pais, feita pelo jornal Tribuna do Interior, dois anos após o falecimento da minha esposa Eliane. Isso me emocionou muito.
QUAIS MOMENTOS MARCARAM SUA VIDA? Meu casamento e os nascimentos dos meus dois filhos -  Janine e Felipe; e o falecimento da mãe deles (Eliane).

QUAL JOGADA JAMAIS TERIA FEITO? Estava jogando futsal, nosso goleiro saiu do para dar opção de goleiro linha e eu não tinha visto que ele estava fora do gol. Recuei a bola para ele e fiz o gol contra. O jogo estava empatado e perdemos o jogo, o treinador quase me expulsou do time.
O QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? Um dia reunir todos os meus amigos de infância para uma confraternização.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO  Professores Itamar Tagliari e Mário Paulista, e o seu  Marcolino.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE): Professora Elza Maria Teixeira Campanha (foto), Edson Onofre Brambilla e professora Eleni dos Santos Ferreira.
JOGO RÁPIDO
ÉTICA EM UMA FRASE: Nunca vive o sonho dos outros, luta pelo o seu! 
SONHO: ter a minha própria quadra. 
MÚSICA: sertanejas raízes.
LIVRO:.  quer ser Feliz, ame e perdoa.
PROFESSOR:  Jader Libório D´Ávila.
TÉCNICO:Luiz Felipe Scolari.
JOGO:  Flamengo x América Mineiro, na apresentação do Ronaldinho, em Londrina. 
GOL: Dener, da Portuguesa. 
SONHO: Ajudar a Realizar o sonho de meus filhos
SAUDADE DE QUEM? Meus pais e minha esposa.
HOBBY:  Jogos e filmes.
MANIA:  Me preocupar com as pessoas.
PROGRAMA:  Jogo Aberto.
TÍTULO:Quando eu recebi o prêmio de melhor técnico do Paraná em 2015 e meu filho Felipe recebeu como melhor jogador e artilheiro do Paraná em 2015.
FRUSTRAÇÃO:  Nossa política em geral.
FAMÍLIA: Meu bem maior, tudo na minha vida.
RELIGIÃO: Católico.
TOCANDO DE PRIMEIRA É? Nota 10, o programa campeão do rádio brasileiro.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É? Ótima para se viver com a família.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Se Deus quiser será melhor ainda, só depende de nós.
QUAL O SENTIMENTO DESTA HOMENAGEM?
Feliz em poder contar um pouco da minha história para o povo de campo mourão e região através do seu Blog.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É..... Muito boa, agradeço a deus por me proporcionar muitas benção em minha vida e de minha família.
RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG. Que cada um faça sua caminhada da melhor forma possível, sem esquecer que sempre tem alguém precisando de você. Ame e perdoa sempre seu próximo. E siga sempre o Blog do Ilivaldo Duarte, que sempre tem novidade para os leitores.
Termino minha entrevista com uma frase muito importante para Refletir: "Educai as crianças e não será preciso punir os adultos."
QUAL PERGUNTA GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? - Se eu sou feliz com o que faço profissionalmente? Sim, sou muito feliz, porque deixamos as crianças felizes e isso é o que importa para o projeto, muitos não conhecem nosso   trabalho, mais o sorriso de uma criança brincando o futsal vale mais que um gol ou um título de campeão.


NOTA DO BLOG - Rinaldo Silva, o "Gordo", foi surpreendido neste sábado (09/03) quando era entrevistado por Ilivaldo Duarte no programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia FM. Ele recebeu a homenagem com o troféu Tocando de Primeira

em reconhecimento ao trabalho que vem fazendo ao longo dos anos no esporte, principalmente com a garotada nas categorias de base.

Um comentário:

  1. Parabéns Ilivaldo merecida homenagem ao profissional Gordo do Futsal.

    ResponderExcluir