3 de jan. de 2019

“A VOCAÇÃO É FRUTO DA ORAÇÃO E DA DEDICAÇÃO”, afirma Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo de Campo Mourão, completando 31 anos de vida sacerdotal

Bruno Elizeu Versari, o filho da dona Maria de Lourdes e do seu Ângelo, irmão da Rita, Terezinha, Sônia, Aparecida, Roberto, Claudio, Osmar, Oscar e Luiz, o nosso bispo Dom Bruno, está comemorando neste 3 de janeiro seus 31 anos de sacerdócio. 
Ele é o quinto bispo na história da Diocese de Campo Mourão e na manhã deste 3 de janeiro,  gravou um vídeo e  entrevista para o BLOG DO ILIVALDO.
Confira a manifestação de Dom Bruno Versari.
DIA DE HOJE - “Estou muito feliz, comecei meu dia celebrando missa de ação de graças no Carmelo junto as irmãzinhas para agradecer a Deus. ”
SIGNIFICADO DE 31 ANOS - “São 31 anos servindo e consumindo, pois comparo a vida de um padre a de uma vela, pois para iluminar tem que consumir, tem, que consumir pelo sacerdócio. ”
INÍCIO DE TUDO - “A primeira vez que estive no seminário foi em agosto de 1980 em Maringá, e acabei ficando, em 1981 estava em Curitiba estudando Filosofia, em 1984 Teologia em Londrina e no dia 3 de janeiro de 1988 fui ordenado padre em Floresta. ”
O QUE É SER PADRE? - “ Não esperava ser bispo, trabalhei em paroquia grande e ajudava na Diocese, ser padre é dizer sim em todo momento e na vida toda. ”
AVALIAÇÃO DA CAMINHADA - “Sou novo como bispo, dia 6 de dezembro de 2018 completei um ano, estou muito bem, fizemos uma avaliação positiva da caminhada, mas há muito a percorrer. Os nossos padres são valentes, os leigos ajudam muito, temos um time bom e organizados. ”
PROJETO PARA 2018 -  “A nossa expectativa é criar oportunidades para trazer a igreja as pessoas que se afastaram. Para este ano teremos o Projeto der Iniciação da Vida Cristã, em busca dos católicos batizados que não foram suficientemente evangelizados ou que batizados por um motivo ou ouro se afastaram. Vamos trabalhar para que eles retornem à igreja e vivam a alegria e beleza da fé, do seguimento de Jesus e da fidelidade a Deus. ”
PEQUENAS COMUNIDADES - “Queremos trabalhar a igreja em pequenas comunidades, ou faremos pequenas comunidade ou nos perdemos, é importante ir ao encontro do outro, da amizade, rezar e celebrar juntos pois isto fortalece a igreja. Devemos ser uma comunidade acolhedora com as portas abertas para acolher os fiéis cada vez mais em pequenas comunidades para resgatar o início da igreja, como lá no Atos dos Apóstolos. ”
A VOCAÇÃO É? – “A vocação é fruto da oração e da dedicação. Deus abençoe a todos. ”
Cronologia de Dom Bruno
* 1959 – em 30 de maio nasceu em Cândido Mota, diocese de Assis (São Paulo). Filho de Maria de Lourdes Fiorotto Versari, (in memoriam) e  Ângelo Versari,  Terceiro entre os irmãos Rita, Terezinha, Sônia, Aparecida, Roberto, Claudio, Osmar, Oscar e Luiz.
* Viveu sua infância no Estado de São Paulo. Com a família veio para o Estado do Paraná, residindo em Ivatuba, Floresta e Campo Mourão (Distrito de Piquirivaí).
* Seus estudos primários foram feitos em Água Caxias, município de Cândido Mota, o ginasial em Ivatuba e Floresta, e os estudos colegiais em Maringá.
* 1980: entrada no Seminário Propedêutico em Maringá.
* 1981 / 1983: Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba.
* 1984 / 1987: Estudou Teologia no Instituto “Paulo VI” em Londrina.
* 1985: No dia 2 de julho recebeu os ministérios de Acólito e Leitor na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá,
* 1987: No dia 15 de março recebeu a Admissão às Ordens Sacras, na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá.
* 1987: No dia 5 de julho, Dom Jaime Luiz Coelho presidiu a Celebração Eucarística de sua ordenação diaconal, juntamente com Israel Zago e Jair Aparecido Favoreto, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta.* 1988: dia 3 de janeiro foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta, na Arquidiocese de Maringá.
* 1988 /1990: Vigário na Paróquia Santa Maria Goretti em Maringá.
* 1988 / 1990: Assistente do Seminário Maior Nossa Senhora da Glória.
* 1990 / 2009:  Pároco na Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Maringá.
 * 1993 / 1994: Especializou em Bíblia na Pontifícia Universidade Católica de Maringá.
* 2009: Pároco na Paróquia Santa Maria Goretti, em Maringá.
* 2001 / 2009: Ecônomo Arquidiocesano.
* 2001 / 2010: Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.
* 2001 / 2015: Vigário Geral, pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, em Maringá.
* 2011 / 2015: Pós-Graduação em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá.
* 2014 / 2016: Pós-graduação em Teologia Bíblica – Novo Testamento, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
* 2015: Diretor da Rádio Arquidiocesana.
* 2017: dia 19 de abril, Papa Francisco o nomeou bispo-coadjutor da Diocese de Campo Mourão.
* 2017: Dia 25 de junho foi consagrado Bispo na Catedral de Maringá, tendo como consagrante principal Dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá.
* 2017: Dia 6 de dezembro foi nomeado pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de Campo Mourão, após o acolhimento da renúncia de Dom Javier, por motivos de idade.
* 2018: no dia 3 de janeiro comemora 30 anos de sacerdote.
* 2018: dia 6 de dezembro celebra seu 1º ano como Bispo da Diocese de Campo Mourão.
* 2019: no dia 3 de janeiro, comemora 31 anos de vida sacerdotal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário