11 de jul. de 2018

PAPO DE ROTARY: JOSIEL NASCIMENTO, Rotary Verdes Campos, 2018/19

O engenheiro agrônomo Josiel Nascimento, formado na Universidade Federal do Paraná assumiu a presidência do Rotary Club Verdes Campos em Campo Mourão para a gestão 2018/19. “Sou natural de Campo Mourão, porém sai em 1988 para servir a pátria amada na BEPB – Brasília, e retornei após tirar meu tempo de quartel, fazer faculdade e trabalhar algum tempo no estado do MT, depois em Curitiba e em Santo Antônio da Platina, daí retornei com  a família em 2009 para Campo Mourão”, conta Josiel. 

PAPO DE ROTARY COM JOSIEL
Desde quando está no Rotary? Meu padrinho em Rotary é um companheiro que admiro muito -Olímpio Giovanelli, que me convidou em meados de 2009 e minha admissão foi em 29 de março de 2010. Comecei a fazer parte da família Verdes Campos, com intuito de ajudar sempre, unidos pela máxima Dar de Si Antes de Pensar em Si.
Quais são suas metas e principais ações? Fortalecer e apoiar os Clubs, atualizar e criar plano estratégico do clube e dar enfoque e expansão aos serviços humanitários com projetos para servir e atender as necessidades.
Quais os desafios no seu clube?  Aumentar a projetação da imagem pública da organização e fazer projetos humanitários com três características essenciais: duradouros, permanentes e sustentáveis. Só assim terão a verdadeira efetividade que esperamos e realmente atingirão um maior número de pessoas das comunidades.
Quantos membros atualmente, e quantos  fundadores? Estamos atualmente com 50 companheiros, após a gestão 17/18 do presidente João Milton Lima e Santos, que no meu ver foi um excelente ano rotário para os companheiros. Por eu ter acompanhado como secretário, foi uma boa experiência para assumir a presidente do Clube no dia 02 de julho. Nosso Clube fez 25 anos na gestão 16/17 do presidente Cleberson Mazzo, com fundação em 27 de dezembro 1991 e temos cinco fundadores no momento, com algumas baixas por falecimento.
Como foi sua preparação para chegar a este cargo? Após ser eleito pelo conselho de ex-presidente no final de 2017, já foi convidado para treinamentos, e não foram poucos, mas todos com um efetivo aprendizado, sendo alguns em Campo Mourão outros em Maringá.
O que é ser rotariano para você? É quere ajudar, causar impacto para tornar o mundo melhor juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
Quem são rotarianos exemplos e por quê?
Aquele ou aquela que transforma pessoas e muda vidas, tenho o  exemplo alguns companheiros do meu clube, como o meu mentor nesta gestão Ricardo Accioly Calderari.
Qual a importância do Rotary? Fundamental para o crescimento e fortalecimento da comunidade assistida pelo Rotary, com relação a saúde em campanhas e investimento no combate a Poliomielite no Brasil e no mundo, que hoje está quase que totalmente erradica do globo terrestre um compromisso assumido pelo rotariano em 1988 para erradicação em 2018 e estamos na reta final para conclusão. 
O que esperado do movimento rotário em Campo Mourão? Penso que devemos nos unirmos para realização de projetos humanitários maiores, juntarmos forças já que estamos com proximamente 335 rotarianos em seis Rotary Clubs em Campo Mourão. Temos um projeto de Revitalização da Biblioteca Pública de Campo Mourão que será apresentado aos demais Clubs e iniciativa privada para uma parceria em uma ação solida e sustentável.
Quais qualidades são vísiveis e importantes do novo Governador Carlinhos Naves? E o que espera de sua gestão? Vejo uma pessoa inspiradora, dinâmico e comprometido nas causas rotarias, tenho aprendido sempre com ele e está sempre disponível para nos orientar e dar aquela mensagem assertiva.
Qual deve ser o comportamento do eleitor nestas próximas eleições?  Vejo que nosso eleitor não é mais manipulado, até por termos a facilidade do mundo digital ao alcance de todos. Temos um exemplo recente da paralização dos caminheiros, que no início era mais um movimento e ficou provado que com algumas ferramentas de um smartfone pode ter alcance de uma sensibilização maior e mais efetiva, também existe muito face News, mas temos que filtrar muitas notícias falsas.
Qual perfil de candidato deve merecer voto dos mourãoenses e brasileiros? Um candidato que tenha como filosofia de vida a prova quadrupla do Rotary. Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
É a VERDADE? É JUSTO para todos os interessados? Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? Será BENÉFICO para todos os interessados?


Nenhum comentário:

Postar um comentário