30 de jul. de 2018

HÁBITOS NÃO SAUDÁVEIS concorrem para ocorrência de AVC

O acidente vascular cerebral, chamado de derrame ou simplesmente de AVC, foi tema ministrado em Campo Mourão, nesta segunda-feira para centenas de funcionários do Cedis, Entreposto de Campo Mourão e Administração Central da Coamo, pelo médico neurocirurgião Everton Dezan, de Campo Mourão.
“O AVC ocorre quando há bloqueio ou rompimento de alguma artéria do cérebro. Existe dois tipos de AVC, o isquêmico responsável por 85% dos casos e o hemorrágico. O AVC isquêmico é quando há o entupimento passageiro de vasos que levam sangue para o cérebro. Já o AVC hemorrágico é bem mais grave, e ocorre quando uma artéria dentro do cérebro se rompe e provoca sangramento”, explica Dezan.
Segundo ele, esses dois tipos de AVC são causados, em grande parte, por hábitos não saudáveis, como tabagismo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e sedentarismo, os quais podem aumentar as chances de uma pessoa ter AVC;
“Até 4 horas do ocorrido o paciente tem 92% de chance de reverter o AVC, e de  4 a 6 passa ter 65% de chances. Uma coisa é certa, deu AVC é 100% de chance do paciente ficar com sequelas. O AVC é a terceira maior causa de morte e a quarta maior causa de incapacidade para o trabalho, é uma doença gravíssima”, informa o médico mourãoense, conclamando para uma mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário